Início » Arquivos para 25 de outubro de 2024, 16:00h

outubro 25, 2024


TV PONTA NEGRA É A NOVA CASA DE SALATIEL DE SOUZA

  • por
Compartilhe esse post

A TV Ponta Negra confirmou, na tarde desta quinta-feira, a contratação do comunicador Salatiel de Souza. A estreia já tem dia e hora marcada: será no dia 11 de novembro no comando do Patrulha da Cidade.

Essa é a 2ª vez que o apresentador vai estar à frente de um programa da emissora e a expectativa é de que o seu talento e popularidade possam consolidar ainda mais a audiência, já que a TV Ponta Negra é afiliada do SBT com os melhores números de audiência de todo o Brasil.

O Patrulha da Cidade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h 45 às 13h 15, e é um dos programas de maior audiência da TV Potiguar. Com a chegada de Salatiel, fala-se também em uma transformação do perfil, hoje prioritariamente policial, para um formato mais próximo da comunidade e das demandas do cotidiano da população.

TRAJETÓRIA
Foi no rádio que Salatiel de Souza teve as primeiras oportunidades como locutor e repórter. Ao longo de mais de três décadas passou pelas rádios Cabugi, Poti, Novos Tempos (em Ceará-Mirim), 98 FM, CBN Natal e Mix FM.

A trajetória na TV começou em 1997, com o convite do diretor de jornalismo da extinta TV Potengi, Max Fonseca. No quadro Linha Dura, Salatiel fazia comentários, denúncias e reclamações dentro do programa Acontecimentos. De lá seguiu para outras emissoras, com passagens pela TV Tropical e a própria TV Ponta Negra onde de 2010 a 2011 esteve à frente de programas como o Patrulha Policial e o extinto 60 Minutos.


Compartilhe esse post

NOVO MEMORIAL DO LEGISLATIVO DA ALRN ESTÁ EM FASE FINAL DAS OBRAS

  • por
Compartilhe esse post

As obras do novo Memorial do Legislativo, que será localizado na Rua Câmara Cascudo, no Centro de Natal, estão em fase final, tendo a previsão de inauguração para o próximo dia 10 de dezembro. O imóvel que abrigará o equipamento data de 1930 e terá um acervo sobre a história da democracia e da política no Rio Grande do Norte.

A casa histórica serviu como residência do ex-senador e ex-governador Tavares de Lyra e foi doado à Arquidiocese de Natal. Agora, sob a posse da Assembleia Legislativa, o local receberá o extenso acervo do Memorial do Legislativo Potiguar. A estrutura contará com projeções da Natal do início do século XX, imagens históricas e equipamentos que retratam a história da política e da democracia no Estado.

O Memorial terá murais com personalidades da política potiguar, como o ex-presidente Café Filho e Alzira Soriano, primeira mulher eleita prefeita na América Latina. Além disso, o espaço terá uma área dedicada à evolução do voto no Brasil, destacando o pioneirismo do RN no voto feminino e a presença de mulheres em cargos de liderança no estado. A história de Tavares de Lyra, que além de senador e governador também foi ministro da República e ministro do Tribunal de Contas da União, será contada logo na recepção.

Em visita ao local, nesta quinta-feira (24), o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Augusto Viveiros, celebrou a importância do novo espaço. “O Memorial recompõe a história de Tavares de Lyra, colocando-o no devido lugar de merecimento. Este será um equipamento único para o nosso estado, fortalecendo a cultura jurídica, política e literária do RN”, afirmou.

Também durante visitação, o presidente da Casa Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, destacou a relevância de preservar a história do estado.

“É uma satisfação muito grande poder visitar hoje essa obra, que resgata a nossa história. Todos nós temos que valorizar o nosso passado, mostrando o presente e projetando o futuro”, declarou.

O parlamentar também frisou a importância do projeto para o fortalecimento cultural e político do Estado. “Se Deus quiser, no dia 10 de dezembro estaremos inaugurando este espaço e, mais do que isso, resgatando a belíssima memória do nosso Estado e da nossa Casa Legislativa”, disse.


Compartilhe esse post

MORTES NO TRÂNSITO E POR HOMICÍDIO TÊM QUEDAS SEMELHANTES EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

As mortes ocorridas no trânsito e as mortes em decorrência de homicídios dolosos registraram reduções semelhantes na capital potiguar nos últimos cinco anos. Em Natal, um total de 244 pessoas perderam a vida no trânsito, com uma queda de 28,57% no período. Já as mortes por homicídio, um total de 905 ocorrências registradas na cidade, tiveram diminuição de 28,09% entre 2019 e 2023. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Estado
Em todo o Rio Grande do Norte, ainda de acordo com o SINESP, a redução no total de mortes no trânsito foi bem inferior: 9,73% no período, contra uma queda de 23,93% para os casos de homicídios dolosos ocorridos em território potiguar. Em números absolutos, as mortes por trânsito vitimaram 2.495 pessoas entre 2019 e 2023 em todo o estado. Já os homicídios dolosos (que acontece quando se tem a intenção de matar), somaram 5.155 casos nos últimos cinco anos no RN.

Números

Mortes no trânsito no RN

  • 2019 a 2023: 2.495
  • Variação: – 9,73%

Mortes no trânsito em Natal

  • 2019 a 2023: 244
  • Variação: – 28,57%

Homicídio doloso no RN

  • 2019 a 2023: 5.155
  • Variação: – 23,93%

Homicídio doloso em Natal

  • 2019 a 2023: 905
  • Variação: – 28,09%

Em 14 estados, o trânsito mata mais que as armas de fogo

Em 14 estados do Brasil os sinistros de trânsito mataram mais do que homicídios por armas de fogo. É o que aponta estudo nacional mais recente, que traz à tona dados de 2012 a 2022. Os dados foram analisados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do RS (ABRAMET/RS), com base nas informações do Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

São Paulo continua liderando as estatísticas. Em 2022, foram 5.049 mortes no trânsito contra 1.760 homicídios. Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 3.150 mortes no trânsito e 1.767 homicídios, respectivamente. Em seguida aparece o Paraná, onde houve o registro no mesmo período de 2.736 óbitos por sinistros no trânsito contra 1.858 homicídios. O Rio Grande do Sul aparece em quarto lugar neste ranking. No estado, 1.806 pessoas morreram no trânsito e 1.477 perderam a vida por armas de fogo. E, em quinto lugar, Goiás, com 1.716 mortes no asfalto frente a 1.082 homicídios.

Os 14 estados onde o trânsito matou mais que as armas de fogo em 2022 são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Distrito Federal e Roraima.

Municípios
A comparação entre mortes no trânsito e por armas de fogo em municípios brasileiros em 2022, revela um dado intrigante: em 38,30% deles, as mortes no trânsito superam as causadas por armas de fogo. É o caso de algumas capitais como Goiânia, São Paulo e Boa Vista. Em diversos casos, como o de Cuiabá e Florianópolis, a quantidade de mortes no trânsito é, respectivamente, 110,89% e 44,06% maior do que por armas de fogo.

Mortes no trânsito no Brasil
A violência no trânsito é um problema crônico no Brasil, com mais de 380 mil vidas perdidas entre 2011 e 2020. A frequência com que esses óbitos ocorrem é preocupante: a cada 12 minutos uma pessoa morre em um sinistro de trânsito no país, o que se traduz em uma média de 5 mortes por hora.

Os dados foram divulgados no relatório anual do Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de vítimas no trânsito brasileiro.

Ainda de acordo com o Observatório, os dados consolidam o Brasil como um dos países com as maiores taxas de mortalidade no trânsito do continente. Essa alta taxa de mortalidade, no entanto, não se distribui de forma homogênea pelo território nacional. Os resultados revelam disparidades nas taxas de mortalidade por sinistros de trânsito entre as diferentes porções do território nacional. O Centro-Oeste alcançou o maior índice (23,44 por 100 mil habitantes), quase o dobro do registrado no Sudeste (12,78). As demais regiões se situam entre esses extremos: Norte (20,10), Sul (19,86) e Nordeste (18,91).

Os números mostram ainda uma clara desigualdade nas taxas de mortalidade por sinistros de trânsito entre as diferentes regiões no período de 2009 a 2022. O Norte (17,20%) e o Nordeste (4,88%) apresentaram os maiores aumentos, enquanto o Sudeste (-27,55%) e o Sul (-21,81%) registraram as maiores reduções. O Centro-Oeste, por sua vez, apresentou um decréscimo de 17,98% no período, com destaque para o menor número de mortes em 2019, quando a taxa atingiu 20,70.

Vítimas do trânsito custam R$ 132 bilhões por ano
Em média, o Brasil gasta R$ 156 bilhões por ano com vítimas do trânsito. Em 2022, o país registrou 34.892 mil óbitos por sinistros no trânsito e 33.580 mil mortes de homicídios por arma de fogo. Houve queda tanto das mortes no trânsito quanto por arma de fogo no comparativo com 2012, quando 46.681 pessoas foram vitimadas no trânsito e outras 40.648 mil por arma de fogo.

Mortes por armas de fogo
A violência armada no Brasil segue sendo um grave problema de saúde e segurança pública. Em 2022, o país registrou 33.227 homicídios por armas de fogo, o que corresponde a uma taxa média de 13,56 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes. Essa realidade é especialmente preocupante nas regiões Norte e Nordeste.

Analisando os municípios com mais de 500 mil habitantes e as capitais, observa-se que Bahia e Espírito Santo concentram o maior número de cidades com taxas de homicídios por arma de fogo superiores à média nacional. A análise regional revela diferenças importantes nos índices de homicídio por arma de fogo no Brasil. O Norte, com um aumento de 26,11%, apresentou a maior variação no período analisado, seguido do Nordeste (aumento de 17,35%). Em contrapartida, as regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul registraram reduções de 44,34%, 33,56% e 29,59%, respectivamente, nos últimos 14 anos.

RN é o segundo estado do Brasil e o primeiro do Nordeste com maior redução da violência

O Rio Grande do Norte foi o segundo estado do país e o primeiro do Nordeste que mais reduziu a violência entre os anos de 2022 e 2023. Este é o dado mais recente do estudo feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em julho deste ano no 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024.

Segundo o anuário, o RN conseguiu reduzir em 13,9% a taxa de mortalidade, ficando atrás apenas de Rondônia, que atingiu uma redução de -14,2. O Paraná foi o terceiro, com queda de -12,8%.

Em números absolutos, 1.212 pessoas foram vítimas de mortes violentas intencionais (MVI) em território potiguar no ano de 2022, contra 1.043 mortes registradas ao longo do ano passado, ou seja, 169 vítimas a menos (-13,9%).

O MVI inclui todo os casos de homicídio doloso, feminicídio, morte em decorrência de confronto com agentes de segurança pública, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.


Compartilhe esse post

PAULINHO FREIRE FOI O MAIS VOTADO EM TODAS AS ZONAS ELEITORAIS DA CAPITAL

  • por
Compartilhe esse post

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o candidato Paulinho Freire (UB) conseguiu maioria dos votos em todas as zonas eleitorais de Natal. Na 2ª zona, obteve quase metade dos votos, com mais de 48%. Vale lembrar que a separação de zonas eleitorais, realizada pelo TRE, não corresponde a divisão geográfica da cidade em zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Pela Justiça Eleitoral, a cidade é dividida em cinco zonas.

A 1ª zona eleitoral engloba parte de bairros da zona Norte e parte da zona Leste, com os bairros Potengi, Redinha, Salinas, Santos Reis, Rocas, Ribeira, Praia do Meio, Petrópolis, Areia Preta e Mãe Luiza. Na localidade, Paulinho Freire alcançou 38,98%; Carlos Eduardo (PSD) teve 31,71%; Natália Bonavides (PT) chegou a 25,53% e Rafael Motta (Avante), 3,50%.

Na 2ª zona eleitoral, Natália Bonavides ficou à frente de Carlos Eduardo, mas atrás de Paulinho Freire. A 2ª zona abrange parte da zona Leste e da zona Oeste, nos bairros de Cidade Alta, Tirol, Barro Vermelho, Lagoa Seca, Alecrim, Bairro Nordeste, Quintas, Dix-Sept Rosado, Nazaré e Bom Pastor. Lá, Paulino Freire teve quase metade dos votos, com 48,28%; Natália Bonavides, 26,33%; Carlos Eduardo, 22,03% e Rafael Motta 3,10%.

A 3ª zona eleitoral inclui os bairros da zona Sul, Lagoa Nova, Nova Descoberta, Capim Macio, Candelária, Neópolis e Ponta Negra. Reduto eleitoral de Natália Bonavides, Paulinho Freire chegou a 46,80%; Natália a 34,23%; Carlos Eduardo obteve 16,02% e Rafael Motta, 2,60%.

Já outros bairros da zona Oeste estão na 4ª zona eleitoral, com os bairros de Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Guarapes e Planalto, além de Pitimbu, que corresponde à zona Sul de Natal. Na 4ª zona, Paulinho Freire obteve 45,44% dos votos; Natália Bonavides teve 29,49%; Carlos Eduardo, 21,81% e Rafael Motta, 2,93%.

Na 69ª zona eleitoral, que reúne demais bairros da zona Norte, como Igapó, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul e Pajuçara, Paulinho Freire alcançou 40,35%; Carlos Eduardo ficou em 2º, com 29,12%; Natália Bonavides, 26,29%; Rafael Motta 4,04%.


Compartilhe esse post

MARKETING DE PAULINHO E NATÁLIA APOSTA NA JUVENTUDE EM RETA FINAL

  • por
Compartilhe esse post

Fixar a imagem do postulante a um cargo político e cristalizá-lo na mente do eleitor em um espaço de 65 dias de campanha eleitoral, entre primeiro e segundo turno, é o desafio do planejamento de marketing das candidaturas numa disputa. Se bem utilizados, principalmente os detalhes podem influenciar os resultados de uma eleição.

Na reta final da campanha eleitoral à Prefeitura de Natal, o coordenador de marketing de Paulinho Freire (UB), Arthur Dutra, avalia que a campanha do deputado federal está cumprindo exatamente o planejado: “vitória no primeiro turno (que já aconteceu) e vitória no segundo turno (que acontecerá domingo)”.

“Estamos plenamente confiantes na nossa vitória, pois ela representa que o povo de Natal não aprova a forma de governar de Fátima e do PT e quer uma mudança com responsabilidade e o Novo. A nossa campanha está terminando com um sentimento de muita alegria e satisfação”, afirma Arthur.

Para ele, o sentimento das ruas anuncia o resultado que ele prevê. “E essa vitória nós estamos sentindo mas ruas e nas mais diversas pesquisas de opinião pública, publicadas nos últimos dias.

Já somam mais de dez pesquisas que indicam nosso favoritismo”, acredita.

Já o marqueteiro da campanha de Natália Bonavides (PT), Bruno Oliveira, analisa que o trabalho do marketing da candidata petista “foi muito bem executado”, pelos profissionais, mas também pela postura da candidata durante a corrida eleitoral.

Para ele, o segundo turno trouxe uma campanha diferente. “Acredito que a campanha tenha, principalmente o segundo turno, tomado uma dimensão muito ruim por parte dos nossos adversários porque eles intensificaram os ataques, uma campanha muito de desconstrução, (…) Natalia recebeu muitos ataques, mas de alguma forma foi um ânimo para a gente fazer melhor e eu acho que a gente conseguiu ser muito assertivo nessa coisa de levar mensagem para as pessoas”, diz.

Bruno Oliveira garante que os temas e propostas levantados no discurso da candidata vai conferir vitória à candidata. “Estamos muito confiantes que chegaremos ao resultado que a gente espera, que é a vitória no próximo domingo”, pontua.

Paulinho e Natália usam prefeitos Allyson Bezerra e Eduardo Campos para impulsionar reta final
Os dois foram eleitos com 78% dos votos em seus municípios. João Campos (PSB), reeleito na capital de Pernambuco, Recife, no 1º turno com folga. Já Allyson Bezerra (UB), reeleito em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Além disso, os dois têm em comum cases de sucesso de marketing digital, apresentando forte engajamento e interação com o público, principalmente o jovem.

Os dois foram utilizados como trunfo para a reta final das campanhas de Paulinho Freire e Natália Bonavides.

João Campos esteve em Natal e realizou grande movimentação no Piseiro do 13, no bairro das Quintas, ao lado da candidata e de lideranças do PSB e dos partidos que compõem a base aliada.

“Já em Natal, com Natália, futura prefeita, e a governadora Fátima Bezerra. Vamos juntos.

Domingo é 13”, disse João em vídeo no Instagram.

Já Allyson Bezerra, que é do mesmo partido de Paulinho, esteve em Natal para gravar propaganda eleitoral.

“Tive oportunidade de estar aqui e vi nas ruas, Natal vai dar uma grande votação a Paulinho domingo, que fortalece cada vez mais o União Brasil, que já tem hoje a condição de liderar e gerir a maior quantidade de eleitores em nosso Estado”, afirmou o prefeito de Mossoró ao Diário do RN.


Compartilhe esse post

A HISTÓRIA DE CADA CANDIDATURA ATÉ CHEGAR NA RETA FINAL DA CAMPANHA ELEITORAL

  • por
Compartilhe esse post

Após quase 65 dias de campanha eleitoral, incluindo 1º e 2º turno, chega aos últimos momentos a campanha eleitoral à Prefeitura de Natal. As duas candidaturas postulantes se concentram em evitar qualquer passo em falso e avaliam os dias de disputa, que se encerram no próximo domingo, 27, dia da eleição.

Garantindo permanência para o 2º turno da disputa com 44,08% dos votos no dia 6 de outubro, o candidato Paulinho Freire (UB) vem de uma trajetória de crescimento desde que colocou seu nome à disputa. Ex-presidente da Câmara Municipal, o deputado federal do União Brasil teve candidatura articulada após movimentação de 21 dos 29 vereadores natalenses que compõem a bancada do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

Com apoio de lideranças políticas que representam alguns dos maiores partidos do país no RN, como Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (Podemos), deputados federais e estaduais, o impulso final foi o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias, definido após conversa com Carlos Eduardo (PSD), que era favorito ao cargo de prefeito da capital. Em reunião para negociação de apoio, Carlos teria dito a Álvaro que venceria com ou sem ele. Em maio, Álvaro anunciou apoio a Paulinho, emplacando, ainda, sua então secretária de Planejamento, Joanna Guerra, como candidata a vice-prefeita na formação da chapa.

A coligação de Paulinho reúne o União Brasil, Podemos, PL, PP, PSDB, Republicanos e Solidariedade num só palanque. Da pré-campanha à campanha, Paulinho foi ganhando gordura, e principalmente após a propaganda no rádio e na TV, acentuou uma trajetória de crescimento que o levou aos 171.146 votos no dia 06 de outubro, data do 1º turno da eleição.

Paulinho entra na reta final da campanha se concentrando, principalmente, no último debate que vai participar hoje, 25, na Inter TV Cabugi. Esta é a única agenda de campanha do candidato nesta sexta-feira. A agenda de amanhã, último dia de propaganda, ainda não foi divulgada.

De acordo com o candidato, “Natal não pode dar chance ao atraso e ao radicalismo”: “Fizemos uma campanha bonita, com participação popular, conversando diretamente com os eleitores, ouvindo nas bases suas aspirações e nos comprometemos em buscar solução viável para os principais problemas de nossa cidade. Quem ama Natal como nós amamos, quer o melhor para a cidade e sua população”.

Segundo ele, a vitória no próximo domingo é certa. “Nossa adversária fez uma campanha de ataques ao nosso nome, com mentiras e fake news, mas o povo entendeu que temos as melhores propostas para que Natal avance ainda mais, sem radicalismos ou agressões. Vamos vencer essa eleição com propostas, trabalho e paz para os natalenses. O que eu vi, ouvi e senti nas ruas vai ser concretizado no domingo. Saímos lá de baixo, com uma candidatura desacreditada por alguns, crescemos e vamos ganhar a eleição, se Deus quiser”, afirma.

Já a candidata Natália Bonavides (PT) foi uma surpresa no 1º turno da disputa municipal de 2024 em Natal. A deputada federal mais votada do Rio Grande do Norte em 2022, colocou seu nome à disputa pelo Partido dos Trabalhadores ainda em novembro de 2023, em plenária partidária.

Apesar da deputada estadual Eudiane Macedo (PV) ter colocado seu nome, Natália conseguiu se viabilizar candidata.

Para composição da chapa com a deputada, foram cogitadas dentro da base aliada a própria Eudiane Macedo, mas também as vereadoras Julia Arruda (PCdoB) e Ana Paula Araújo (MDB).

Mesmo assim, o nome escolhido para candidato a vice-prefeito da coligação que reúne PT-PV-PCdoB, MDB, PSB e PDT, foi do vereador Milklei Leite (PV). Sua ligação histórica com a zona Norte foi o principal motivador da opção.

Ao longo da campanha, e após o início do horário eleitoral gratuito, a candidata foi apresentando crescimento gradativo, embora num ritmo mais lento em relação à Paulinho Freire. Na última semana do 1º turno, o crescimento foi mais acentuado e Natália deixou, inclusive, o inicialmente favorito, Carlos Eduardo, para trás, quando alcançou 28,45%, ou 110.483, dos votos, ficando em 2ª colocação, num cenário somente previsto pelo prefeito Álvaro Dias, que já apostava na derrota do ex-prefeito.

Para o penúltimo dia de campanha, Bonavides deverá se concentrar na preparação para o debate que acontecerá, logo mais, na Inter TV. No último dia, sábado, 26, está prevista a realização de carreata com concentração na Via Costeira, próximo à Mãe Luiza, com encerramento na BR-101.

“Fizemos uma campanha propositiva, com pé no chão, conversando com o povo e ouvindo as demandas de cada lugar de Natal. Foi também a campanha mais bonita e a que apresentou o melhor projeto para a nossa cidade, com propostas que enfrentam as principais necessidades da nossa capital e são completamente possíveis de ser realizadas. O povo da nossa cidade não aguenta mais as mesmas pessoas se revezando no poder. Eles colocaram Natal em um cenário de atraso, mas chegou a hora da mudança”, avalia Natália.


Compartilhe esse post

NATÁLIA BONAVIDES GARANTE QUE ENVIOU EMENDAS PARA A PREFEITURA DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

A deputada federal e candidata a prefeita de Natal, Natália Bonavides (PT), garante que foram enviados R$ 10.130.470,00 de emendas diretamente para a Prefeitura de Natal nos últimos quatro anos, período de gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Segundo ela, as emendas enviadas não foram executadas pela Prefeitura de Natal. O assunto veio à tona depois que a candidata negou trato proposto pelo candidato adversário Paulinho Freire (UB), durante debate, de envio de R$ 20 milhões pelo candidato que não for eleito e permaneça deputado. Em entrevista nesta quarta-feira, 23, a candidata foi questionada sobre o assunto novamente.

Ela afirmou que não assinaria “cheque em branco” para “esse pessoal” que não executou as emendas que ela enviou, ao se referir a Álvaro Dias, que apoia o adversário dela. “Que bravata é essa? Apresente um projeto, vamos falar de projeto, vamos falar de ponte, vamos falar de UBS nova, vamos falar de creche”, afirmou Natália.

Após a fala da deputada, o prefeito, em outra entrevista, lançou o desafio: “Eu continuo a afirmar que não é verdade, eu não tenho conhecimento de nenhuma emenda enviada pela deputada Natália Bonavides para o município de Natal. Se ela está dizendo isso, ela mostre, apresente os documentos, porque o município não tem conhecimento de nenhuma emenda”.

Nesta quinta-feira, 24, a assessoria de comunicação da candidata enviou ao Diário do RN a listagem das emendas destinadas por Natália Bonavides desde 2022 até 2024. Com dados que, segundo a assessoria, são do Portal de Transparência da Câmara dos Deputados, das 16 emendas, 11 constam como pagas, que correspondem a R$ 5.745.670,00.

“Mandamos várias emendas para Natal, em sentido amplo: emendas que foram executadas na cidade beneficiando a população, ainda que não para Prefeitura. Em um valor superior a 68 milhões de reais. Para a prefeitura de Natal propriamente dita, foram mais de 10 milhões de reais”, ressalta a candidata.

Três destas emendas para a guarda municipal, por exemplo, foram destinadas para construção de alojamento feminino na sede da guarda e construção do centro de formação dos agentes da guarda, no valor total de R$ 650 mil. Das demais, uma das emendas de 2022, no valor de R$ 100 mil, destinada ao Fundo Municipal de Saúde, de número 41630002, para aquisição de equipamentos para o Hospital Varela Santiago, não foi paga.

Segundo Bonavides, esta última teve dinheiro devolvido porque a Prefeitura não cadastrou o recurso. “Uma dessas emendas, no valor de 100 mil reais, a Prefeitura perdeu por não apresentar proposta. Que era uma emenda para o Hospital Varela Santiago. Se o prefeito não sabe o que fez com o recurso que mandamos é uma confissão de incompetência”, diz.

Joanna Guerra: “Ela está mentindo quando diz que a Prefeitura perdeu recursos”

“Ela está mentindo quando ela disse que a prefeitura perdeu o recurso. A prefeitura não perdeu o recurso” – Foto: Reprodução

Durante a entrevista na 98 FM, nesta quarta-feira, 23, o prefeito Álvaro Dias, que afirmou que não tinha conhecimento sobre emendas enviadas pela candidata para a Prefeitura, ressaltou, ainda, que a ex-secretária de Planejamento do Município de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), era quem cuidava desse assunto. A reportagem do Diário do RN entrou em contato com a ex-secretária, que hoje é candidata a vice-prefeita na chapa com Paulinho Freire.

Apesar de frisar que não é mais secretária, Joanna Guerra afirma que a política dela, enquanto secretária de Planejamento, era “perda zero de recurso federal”. Segundo ela, “não procede a informação” da emenda para o hospital Varela Santiago. A candidata a vice explica que quando a emenda é perdida, ela sequer é empenhada ou paga.

“Então, ela está mentindo quando ela disse que a prefeitura perdeu o recurso. A prefeitura não perdeu o recurso. Ela precisa comprovar que a prefeitura perdeu o recurso. Você dizer que mandou uma emenda por Varela Santiago, sendo que essa emenda nunca constou oficialmente no sistema, não significa nada. Tem que constar nos sistemas do Governo Federal. Custo tem que vir, dinheiro tem que ser empenhado. Então isso não procede”, salienta.

Ao ver as informações do Portal da Câmara dos Deputados, a que o Diário do RN teve acesso, a companheira de chapa de Paulinho destacou que Natália mandou emendas, mas só passou a enviar quando o nome dela já se figurava como pré-candidata a prefeita.

“As emendas dela não são de maioria para a prefeitura do Natal. Em dois mandatos, em seis anos como deputada federal, se você for olhar o histórico dela de emendas, é muito insignificante para uma capital, inclusive para um deputado federal que aponta vários problemas na cidade de Natal, mas não contribui com emenda, por exemplo, com recursos, porque sem recursos ela não faz nada, não executa nada na cidade. Então é muito contraditório esse discurso dela de apontar problemas e de não contribuir com a resolução desses problemas”, destacou Joanna.


Compartilhe esse post