Início » Arquivos para dezembro 2024

dezembro 2024


NATAL NAS RUAS: TRANSFORMANDO A CEIA DE NATAL EM SOLIDARIEDADE E ACOLHIMENTO

  • por
Compartilhe esse post

A ceia de Natal é, para muitos, um dos momentos mais aguardados durante as festividades de final de ano. Em muitas casas ao redor do mundo, ela simboliza não apenas a celebração do nascimento de Jesus Cristo, mas também o reencontro com familiares e amigos, em torno de uma mesa farta.

Mas, afinal, como essa tradição nasceu? O que ela representa e como ela é celebrada em diferentes culturas?

O Natal, como celebração religiosa, começou a ser festejado oficialmente apenas no século IV, quando o Papa Júlio I, após um minucioso estudo sobre o nascimento de Jesus, escolheu o dia 25 de dezembro como data para a comemoração.

A ceia de Natal, tradicionalmente realizada na noite de 24 de dezembro, é um momento de celebração do nascimento de Cristo, mas também de acolhimento e união. Nos primeiros tempos, era comum que as portas das casas ficassem abertas para receber peregrinos e viajantes. Esse espírito de acolhimento permanece até hoje, em muitas partes do mundo, onde as famílias se reúnem para compartilhar uma grande refeição, marcada por abundância e diversidade de pratos.

CEIAS PELO MUNDO
A ceia natalina varia significativamente ao redor do globo. Em países como os Estados Unidos e Canadá, o peru assado é o prato principal, acompanhado por purê de batatas e molhos.

Na Europa, as tradições também são distintas: na Itália, o “cenone di Natale” pode incluir peixe e uma variedade de pratos regionais; enquanto na França, a “Réveillon de Noël” é marcada por iguarias como o “foie gras” e o “bûche de Noël”, um bolo em forma de tronco.

No Brasil, a ceia de Natal adquire características muito especiais, refletindo a diversidade cultural do país. Por aqui, os pratos servidos variam conforme as preferências regionais, mas alguns alimentos são praticamente obrigatórios em qualquer mesa natalina.

A estrela principal é o peru, mas outras aves festivas também ganham espaço. Os acompanhamentos mais comuns são o arroz – que nesse dia ganha ingredientes especiais, como o arroz à grega – as saladas, farofas e uma grande variedade de doces, incluindo alguns típicos desta época, como rabanada e panetone.

A RESSIGNIFICAÇÃO DO NATAL
Ao longo dos séculos, a mesa farta e outras tradições como, por exemplo, o ato de presentear, deram ao Natal uma característica peculiar quando o consumismo aflora nas pessoas e, algumas vezes, chega até a desconectá-las do verdadeiro significado Natal.

Por muitos anos, observar tanta fartura trazia também muita inquietação para a servidora pública Ilane Virgílio. Ela conta que sempre se sentiu desconfortável ao ver a abundância de alimentos nas festas de Natal em sua família: “Eu sempre ficava olhando e achava meio sem sentido ter tanta comida para a gente e tanta gente na rua sem comida. Sempre achei contraditório as pessoas comemorarem o Natal com um banquete só para sua família, quando Jesus nos ensinou que o amor e a solidariedade são para todos, principalmente para os mais necessitados. O Natal não deveria ser uma festa egoísta. É essa reflexão que tento provocar no projeto, para que mais pessoas se sensibilizem”, reflete Ilane.

Foi a partir dessa reflexão que, junto com as irmãs, ela decidiu transformar o Natal em um momento de solidariedade. Assim nasceu, em 2021, o projeto “Natal nas ruas”, com a ideia de levar a solidariedade e o cuidado com o próximo para aqueles que mais precisavam. Dali em diante, o Natal ganhou um novo significado para Ilane e sua família, além de mostrar um potencial multiplicador. “Na primeira edição, éramos apenas minha família – meus pais, minhas irmãs e eu. No ano passado, já envolvemos cerca de 15 pessoas, com três carros para a entrega.

Agora, a cada ano, mais pessoas se juntam a nós, e a gente espera crescer ainda mais”, conta Ilane, acrescentando que “alguns vêm pelo desejo de ajudar, outros por estarem sozinhos no Natal e verem no projeto uma forma de contribuir para um fim maior”.

O projeto prepara entre 300 e 350 marmitas com refeição completa, sobremesa, refrigerante e kits de higiene, que são distribuídos nas ruas da capital potiguar, na noite do dia 24 de dezembro. Além disso, o grupo também promove um momento de acolhimento e reflexão com as pessoas em vulnerabilidade que encontram pelas ruas.

Tudo isso é possível com a ajuda de uma rede de amigos, familiares e voluntários; afinal, como todo projeto social, o “Natal nas Ruas” tem um custo elevado. A produção das marmitas, a compra dos alimentos e a logística envolvem um investimento significativo. A arrecadação sempre é feita de maneira simples e intimista, por meio de campanhas entre amigos, familiares e com recursos próprios. “Nós sempre nos organizamos durante o ano e, quando falta algo, complementamos com nossos próprios recursos. Mas o principal vem de doações de amigos e familiares”, explica.

Além das doações financeiras, também é possível se juntar de outras formas. “Quem não puder ajudar com dinheiro, pode vir ajudar na cozinha, na organização e montagem das marmitas ou na entrega. Toda ajuda é bem-vinda”, afirma Ilane que finaliza a conversa com um convite “Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo WhatsApp ou fazer uma doação via PIX. O importante é que todo apoio é bem-vindo.”

Contatos:

  • WhatsApp: (84) 98833-8833
  • PIX: ilanevirgilio@gmail.com

Compartilhe esse post




CAJUEIRO DE PIRANGI, O MAIOR DO MUNDO, CELEBRA 136 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

  • por
Compartilhe esse post

O Maior Cajueiro do Mundo, localizado em Pirangi do Norte, município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, celebra nesta sexta-feira (20), seus 136 anos. A árvore é uma das principais atrações turísticas do RN e, para marcar esta data, recebe uma programação repleta de atividades culturais, educativas e ambientais, a partir das 8 horas da manhã. Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) – órgão responsável pela gestão do Cajueiro – o evento homenageia esse gigante da natureza e promove ainda mais a interação com a comunidade e os milhares de turistas que visitam o local.

De acordo com o IDEMA, o enorme cajueiro possui uma área de cerca de 9.100 metros quadrados, com perímetro de aproximadamente 500 metros. O Cajueiro de Pirangi entrou para o Guinness Book como o Maior Cajueiro do Mundo, em 1994. Seu formato único, com galhos que crescem horizontalmente e criam raízes ao tocarem o solo, transforma a árvore em um espetáculo da natureza.

Além de seu tamanho impressionante, o Cajueiro de Pirangi também é notável pela produção de caju. Cada fruto pesa, em média, 150 gramas. A safra acontece de dezembro a fevereiro, sendo janeiro o mês de maior produção, com cerca de 2,5 toneladas de caju. “Agora, estamos realizando a contagem da atual safra”, explicou Iracy.

A origem do cajueiro é envolta em mistério: enquanto algumas versões atribuem o plantio ao pescador Luiz Inácio de Oliveira, outras apontam o ex-prefeito de Natal, Sylvio Pedroza, como responsável.

Outras Curiosidades
O Cajueiro de Pirangi possui alguns desvios genéticos, permitindo que seus galhos se espalhem para os lados e, ao entrarem em contato com o solo, formam novas raízes, tornando a árvore cada vez maior. Este crescimento expansivo continua a impressionar visitantes do mundo inteiro, transformando o Cajueiro em um dos maiores símbolos naturais do Rio Grande do Norte, importante ponto turístico que impulsiona o turismo sustentável na região.

Ao longo de todo o ano, o local atrai vários turistas, que participam de atividades culturais e educativas promovidas no espaço. De acordo com a gestora Iracy Wanderley, são “cerca de 5 mil visitantes por semana em baixa estação. No verão e outros períodos de alta estação, esse número chega a triplicar.”

A poda e a gestão do Cajueiro de Pirangi
A poda do Cajueiro de Pirangi é um tema frequentemente, especialmente no que diz respeito à manutenção da árvore dentro dos limites estabelecidos. De acordo com Iracy Wanderley, a poda é realizada anualmente, após a frutificação, de maio a junho, com foco na limpeza e manutenção.

“Temos uma equipe de 40 pessoas que cuidam do gigante”, explicou a gestora. As podas incluem a remoção de galhos secos, doentes ou danificados, com o objetivo de garantir a saúde da árvore e a segurança dos visitantes.

Contudo, a poda no Cajueiro de Pirangi é um processo delicado. De acordo com especialistas, podas severas podem gerar danos irreversíveis à árvore devido ao desequilíbrio bioquímico que causam. A poda de segurança, por exemplo, é realizada para evitar que galhos caiam sobre as pessoas, mas qualquer poda fora de época ou sem a técnica adequada pode resultar em estresse e enfraquecimento da planta.

Outras intervenções, como a suspensão de galhos, também foram tomadas para manter a árvore fora das vias públicas. Embora tenha sido construída uma estrutura, o Caramanchão, em 2012, para suspender os galhos que invadiam a RN 063, o impacto da obra gerou estresse na árvore, com a remoção de galhos e alteração no seu crescimento.


Compartilhe esse post

ALECRIM PODE TER FATURAMENTO RECORDE: “NOSSA META É SUPERAR OS R$ 5 MILHÕES”

  • por
Compartilhe esse post

O bairro do Alecrim, conhecido como um dos maiores polos comerciais de Natal, está vivendo um fim de ano de vendas aquecidas. De acordo com Matheus Feitosa, presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), a expectativa para o comércio local é bastante positiva, com um aumento nas vendas em comparação ao ano passado.

Feitosa explica que o 13º salário representa uma “injeção” de dinheiro para o comércio de rua do Alecrim, sendo um dos períodos mais aguardados por empresários, camelôs e ambulantes. “A expectativa é de um crescimento de vendas entre 10% a 15% em relação a 2023. E, no mês de dezembro, esse aumento pode ultrapassar 50% quando comparado aos meses anteriores de 2024”, afirmou.

O presidente da AEBA também destaca que o setor tem se preparado para este crescimento desde junho, com uma série de cursos, palestras e workshops para capacitar tanto empresário quanto colaborador.

Outro fator positivo, apontado por Feitosa, é o aumento nas contratações desde setembro, o que fortaleceu ainda mais as expectativas para o mês de dezembro. Ele também elogiou as campanhas promovidas pela Fecomércio e pela CDL Natal, como o “Brilha Natal” e o “Natal Luz de Prêmios”, que impulsionam a movimentação no comércio local.

“Além das promoções, os consumidores estão concorrendo a prêmios, o que cria um ecossistema muito positivo e contribui para o aumento das vendas”, destacou o presidente da AEBA.

O empresário também apontou os setores que mais têm se destacado no comércio do Alecrim neste fim de ano. “Os segmentos de vestuário, presentes, bebidas, eletrônicos, eletrodomésticos, perfumes, sapataria, acessórios, peças para veículos, artigos e acessórios para festas, descartáveis, tecidos, decoração de Natal, cosméticos, joias e bijuterias, cestas e embalagens para presente estão entre os que mais movimentam as vendas”, afirmou Feitosa. Esses setores, com sua vasta gama de produtos, atendem às necessidades e desejos do consumidor durante as festas de fim de ano, especialmente com a proximidade do Natal.

Para a reta final do ano, as expectativas de Matheus Feitosa são bastante otimistas. O presidente da AEBA acredita que o comércio de rua no Alecrim está bem preparado para alcançar resultados ainda melhores que os de 2023. “Nossa meta é superar os 5 milhões de reais em vendas no mês de dezembro, o que seria um recorde de faturamento”, declarou.

“2025 será um ano ainda mais promissor”
O presidente da AEBA também conversou com a reportagem do Diário do RN sobre a revitalização da Cidade Alta e as obras na rua João Pessoa. Matheus Feitosa vê essas melhorias de forma muito positiva, pois acredita que a boa movimentação comercial da Cidade Alta impacta diretamente no Alecrim, já que os bairros, além de serem vizinhos, são centros comerciais de grande importância para a economia do Estado. “Quando a Cidade Alta fatura mais, o Alecrim também segue essa boa tendência”, observou.

No entanto, ele apontou que além de obras é preciso pensar o ordenamento urbano e fiscalizar. “A Cidade Alta já está recebendo ambulantes de forma desordenada, e isso precisa de uma fiscalização e orientação permanente para garantir que o comércio seja bem organizado, sem prejuízo para os consumidores e para os empresários”, afirmou. Feitosa também enfatizou a importância da manutenção da iluminação pública, que teve melhorias com a instalação de iluminação LED, proporcionando mais segurança e conforto para quem frequenta os bairros comerciais de Natal.

Finalizando, o presidente da AEBA mostrou um olhar otimista para o futuro: “Nossa expectativa para os próximos meses é das melhores possíveis. Acreditamos que 2025 será um ano ainda mais promissor, com grandes oportunidades para o comércio de rua, especialmente com a chegada de uma nova gestão municipal”.


Compartilhe esse post

CARAVANA NATAL FELIZ LEVA A MAGIA DO NATAL PARA PELO INTERIOR DO RN

  • por
Compartilhe esse post

À medida que as luzes brilham nas ruas, o Natal se aproxima trazendo um espírito de esperança e união. Este período, considerado por muitos como “mágico”, não é apenas uma oportunidade para trocar presentes, mas também um momento para refletir sobre o amor e a solidariedade.

O projeto Caravana Natal Feliz tem a missão de levar essa magia do Natal para comunidades carentes do interior do RN, arrecadando e transportando doações para as famílias que necessitam de ajuda não apenas financeira, como também espiritual. Este ano, a Caravana acontecerá neste sábado (21) e 850 famílias irão receber mais de 10 toneladas de alimentos, além de roupas, lençóis, toalhas, produtos de higiene e imagens de Nossa Senhora com o Menino Jesus.

O projeto começou há 27 anos, em 1998, na igreja Nossa Senhora das Graças Santa Terezinha, com o Monsenhor Lucas Batista, quando em um encontro de jovens, Aminadabe e Cristiane Vilar participantes movidos pela alegria do que vivenciaram naquele final de semana, resolveram convidar um casal, Vieira e Ivana, e apresentar o projeto.

Paulo Lima é caravaneiro e está no projeto desde sua fundação. Ele conta que durante o encontro, os jovens perceberam que eles tinham tudo, enquanto os “irmãos interioranos” não tinham acesso aos bens materiais e, principalmente, à palavra de Deus. “Então, ficou decidido que nós faríamos essa ação no Natal. A gente buscava com essa ação que esses nossos irmãos, até então não conhecidos tivessem um Natal feliz”, relembra Paulo.

Mas apenas seis pessoas não conseguiriam realizar tudo sozinhos, então, foram chamados novos adeptos, e foram feitas as caravanas. No início, apenas 35 pessoas viajaram, já na edição deste ano, 190 voluntários irão viajar para levar a magia do Natal adiante. José Avelino também é trilheiro, e entrou no projeto em 1999, um ano depois de sua fundação, e relata sua experiência com as viagens: “Algumas das pessoas mais felizes que já conheci na vida tinham pouco mais de quatro paredes e um teto sobre a cabeça. Os exemplos de fé e confiança em Deus que vemos a cada ano fazem com que sempre voltemos muito mais cheios de Deus que quando saímos”. José também ressalta que a caravana se inspirou na visita que os três reis magos fizeram a Jesus no seu nascimento “Eles levaram presentes ao menino-Deus e voltaram muito mais ricos para suas casas. Assim como voltamos a cada ano no Natal da Caravana”.

Segundo Luciene Keyla, uma das coordenadoras gerais do projeto, as expectativas para esse ano são as melhores possíveis “Sempre falo que meu Natal começa nesse final de semana, onde vivemos o verdadeiro sentido. Aquelas pessoas que visitamos nos ensinam tanto, que elas nem imaginam, e com isso eu tento vivenciar esse sentimento ao lado da minha família“.

PREPARATIVOS
Apesar da caravana acontecer somente no mês de dezembro, a preparação começa desde o início do ano, com o cadastramento de novos caravaneiros, logo após o carnaval. Infelizmente, nem todos os inscritos podem entrar no projeto, mas é feita uma lista de suplência para entrar no lugar de eventuais desistências.

Para que a Caravana possa acontecer, cerca de 200 voluntários se reúnem e trabalham ao longo do ano, organizados em equipes com diferentes funções: Coordenação Geral, Roupas, Alimentos, Espiritualização, Integração, Trilhas, Comunicação, Projetos, Eventos, Higiene e Saúde. São realizados diversos eventos durante o ano, como campanhas de arrecadação em supermercados, festas beneficentes, ações sociais em bairros carentes, entre outros.

Além das atividades específicas de cada equipe, é dever de todo caravaneiro conseguir a doação de cestas básicas, roupas, toalhas e lençóis, vender ingressos para as festas organizadas pela equipe de eventos, participar das campanhas de arrecadação de leite e dos momentos de espiritualização.

DIFICULDADES
Como coordenadora, Luciene conta que a maior dificuldade é lidar com um grande número de caravaneiros que pensam totalmente diferente e tem ideais e desejos diferentes para a nossa Caravana, mas o maior desafio, para ela, é conseguir evangelizar o maior número de pessoas possíveis: “A caravana pode acontecer em qualquer local, perto ou longe da capital. Pode chegar a casas muito necessitadas e outras nem tanto, mas o que ficará de forma igual para todos é a mensagem de esperança, de que Ele renasce no Natal em nossos corações. Então nosso maior desafio é conseguir comunicar essa boa nova ao maior número de pessoas em nosso estado”.

“Além das doações, nós deixamos na casa também redes, cada família recebe uma rede nova e uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus em gesso. Então, tudo isso são custos, são despesas. Além disso, ainda temos as despesas operacionais: as cestas são transportadas em dois caminhões e lá é que é feita a distribuição para os carros nas trilhas. O custo é muito elevado”, relatou Paulo Lima.

COMO AJUDAR
Para ajudar, não precisa ser necessariamente caravaneiro. Durante todo o ano, são feitas diversas campanhas para arrecadação de doações e, para ajudar, basta entrar em contato com um caravaneiro ou com a coordenação geral da caravana Natal Feliz e doar aquilo que tiver à sua disposição. Além das doações via Pix (14.525.417/0001-82), existem os canais de comunicação por instagram (@caravananatal) e também o site caravananatalfeliz.com.br

Números da Caravana em 2024

  • 54 carros;
  • 02 caminhões;
  • 190 voluntários;
  • 850 casas visitadas;
  • 2475 pessoas
  • Mais de 10 toneladas de alimentos distribuídas
  • 600 Brinquedos;
  • Mais de 500 lancheiras;
  • Lençóis, toalhas , produtos de higiene e saúde;
  • Roupas para todos os habitantes da casa (quase 8.000 peças de roupas);
  • 900 bandejas de ovos;
  • <ais de 1000 kits de produtos de higiene pessoal e de casa (sabão, sabonete, pasta e escova de dentes);
  • 900 imagens de Nossa Senhora com o Menino Jesus;

Compartilhe esse post

“HOJE É UM DIA HISTÓRICO PARA NATAL”, AFIRMA PRESIDENTE DA CÂMARA

  • por
Compartilhe esse post

14 vereadores reeleitos e 15 novatos também foram diplomados, nesta quinta-feira (19), pela Justiça Eleitoral. Entre eles, o atual presidente da Câmara, vereador Ériko Jácome, que classificou o dia como “histórico para Natal, onde vinte e nove vereadores são diplomados e, desses vinte e nove, quinze vereadores são novatos que vão se juntar com quatorze reeleitos que vão trazer a experiência com a vontade de inovação, para fazer do poder legislativo o braço para o Poder Executivo”

Outro reeleito, o vereador Luciano Nascimento destacou que estará na “base administrativa” de Paulinho Freire. “Eu votei no primeiro turno em Carlos Eduardo e no segundo turno eu optei por Paulinho Freire e estarei com ele na bancada administrativa. Luciano Nascimento é o atual presidente da Comissão de Saúde e, em entrevista ao Diário do RN, afirmou que essa será sempre uma de suas principais bandeiras: “É uma bandeira que carrego com muita disposição e essa determinação de passar quatro anos acompanhando as ações do governo municipal que é o nosso dever, fiscalizar, elaborar leis e se dedicar ao povo de Natal”.

Durante a cerimônia de diplomação, o também reeleito vereador Daniel Valença relembrou a votação histórica que obteve representando uma das três cadeiras conquistadas pelo partido dos trabalhadores. Ele também destacou o trabalho de oposição a Álvaro Dias em seu mandato.

“A gente atingiu uma votação histórica, a maior que o PT já teve, 8.249 votos, então algo que eu acho que tem muito a ver com ter feito a oposição firme na gestão de Álvaro Dias, ao mesmo tempo séria e ao mesmo tempo esteve presente no cotidiano das lutas da nossa classe trabalhadora da cidade”, analisou.

O vereador relembrou o desempenho do PT com Natália Bonavides (PT) e afirma que vai seguir com o mesmo trabalho no novo mandato na Câmara Municipal. “A gente vai seguir fazendo oposição, né? Por muito pouquinho não conseguimos uma mudança profunda para Natal, mas não foi dessa vez ainda. Sem dúvida alguma que a gente vai seguir com a oposição firme, séria e articulada às principais lutas da classe trabalhadora da cidade, especialmente as da orla da cidade, que são as que mais tem sofrido com as grandes intervenções do município”.

Entre os vereadores que chegam à Câmara Municipal de Natal a partir de de janeiro, expectativa e entusiasmo para encarar o novo desafio. Veterana nos bastidores da política, estreante na Casa legislativa, Samanda Alves (PT) reafirmou compromisso com as mulheres. “Estou cheia de coragem, de disposição para a gente fazer um mandato que dialogue, que corresponda e que dê resposta a tudo que a gente viu durante a campanha pelas quatro zonas da cidade, principalmente para a gente melhorar a vida das mulheres de Natal porque a gente disse na campanha e tem isso como um norte: quando a cidade é segura e funciona para as mulheres, ela é segura e funciona para todos”.

Outra estreante no parlamento natalense é a carnaubense Thabata Pimenta (PSOL) que traz no currículo um mandato de vereadora em sua cidade natal. “Minha expectativa é [fazer] revolução, de fazer a diferença. Não sou só uma mulher trans, uma mãe atípica. Me coloco por todas as lutas possíveis, e é partir disso que a gente vai fazer uma nova forma de fazer política aqui na capital”.

Daniell Rendall (Republicanos) é mais um que chega à Câmara com histórico de serviços prestados na esfera pública. “A gente está numa trajetória de 16 anos de serviço público na bagagem. São tantas boas ideias que nós temos para Natal, bons projetos. A gente tem muita coisa boa para desenvolver para nossa população, que precisa, sobretudo de políticas públicas voltadas para a Educação, que é a área de nos destacou como servidor público”

Para o novato Matheus Faustino, ativista político e pela primeira vez em um cargo público, o momento da diplomação vem acompanhado com boas expectativas. “Venho de uma linha mais polêmica, sou mais aguerrido, defendo de maneira veemente todas as minhas ideias, mas pretendo ter um mandato muito atuante e, para isso, preciso ter os meus colegas próximos.

Então, já tenho feito mobilização e algumas articulações com o presidente da Câmara, tenho uma boa relação com Paulinho Freire também. Pretendo, dentro dessa legislação, exercer um papel de fiscalização – uma área que eu vim disso, porque mesmo sem ser vereador, eu já fiscalizava o poder municipal e o poder estadual”

Os 29 vereadores, agora diplomados, tomam posse no dia 1º de janeiro. A solenidade está marcada para às 14h no plenário da Câmara Municipal de Natal. Na sequência, às 16h, ocorrerá a posse do prefeito Paulinho Freire e de sua vice-prefeita, Joanna Guerra, no Teatro Riachuelo.


Compartilhe esse post

PAULINHO FREIRE AFIRMA: “O PLANO DE GOVERNO SERÁ A BÍBLIA DE NOSSA GESTÃO”

  • por
Compartilhe esse post

Em cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE,) nesta quinta-feira (19), o prefeito eleito Paulinho Freire (UB), a vice-prefeita eleita, Joanna Guerra (Republicanos) e os 29 vereadores receberam diplomas dos respectivos cargos para os quais foram eleitos. Este é o último ato da Justiça Eleitoral referente ao pleito de 2024. Ao lado da vice Joanna Guerra, Paulinho Freire começa, a partir de agora, a finalizar a transição para assumir o cargo em janeiro de 2024. Durante discurso, de cerca de 15 minutos, o – ainda – deputado federal ressaltou a emoção e a responsabilidade do momento, após “uma vitória consagradora”.

“Eu que já fui seis vezes vereador, seis vezes presidente da Câmara de Natal, vice-prefeito de Natal, deputado estadual, deputado federal, chego hoje no dia mais feliz da minha vida, um sonho que sempre tive de comandar a nossa cidade”, afirmou.

Logo após, em entrevista ao Diário do RN, com diploma em mãos, Paulinho citou o plano de governo como base de sua gestão. Além das creches, ele ressaltou que saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana estão no topo da lista de prioridades. “A partir do dia 2 de janeiro, começaremos a colocar em prática o que defendemos na campanha. Nosso plano será a ‘Bíblia’ da gestão”, enfatizou.

Para zerar a fila das creches municipais, ele revelou que “duas ou três” novas CMEIs serão entregues ainda no início de 2025, mas reforçou que o número atual não é suficiente para atender toda a demanda. “Estamos estudando parcerias com a iniciativa privada para que, até o início de 2025, Natal possa alcançar a meta de zero fila nas creches”, garantiu.

Com uma demanda reprimida nos serviços de saúde da cidade, Paulinho afirma que planeja adotar medidas emergenciais para melhorar o atendimento à população e diminuir filas em consultas, exames e procedimentos. Para isso, destacou que pretende firmar parcerias com a iniciativa privada, incluindo organizações como OS, para ampliar a oferta de serviços de saúde na capital potiguar. Além disso, está em diálogo com o Ministério Público para implementar modelos eficientes já utilizados em outros estados.

“Estamos conversando com o Ministério Público de Alagoas, onde numa UBS parece que você está numa clínica particular. É algo inspirador e queremos trazer isso para Natal. Precisamos de decisões rápidas para que os serviços cheguem efetivamente a quem mais precisa”, afirmou.

Além disso, nos primeiros 100 dias de gestão, o prefeito eleito ressalta, ainda, o início de obras em áreas críticas, com atenção especial para drenagem e pavimentação; e estruturação completa do secretariado para que as ações possam começar a partir do dia 2 de janeiro.

Secretariado
Outro ponto destacado pelo prefeito eleito foi a reestruturação da Secretaria de Gestão de Projetos (SEGEP), aprovada nesta quinta-feira (19), na Câmara de Natal, com a criação de uma equipe fixa em Brasília para agilizar a tramitação de projetos e a captação de recursos. “A ideia é dar mais celeridade aos processos e evitar gastos desnecessários com viagens. Os secretários só irão a Brasília quando for para fechar acordos”, explicou.

Para a representação de Natal em Brasília, Paulinho indicou que o atual chefe de gabinete do seu mandato como deputado federal, Marcos Pinto, foi convidado para comandar a pasta. “Ele já tem experiência no trato com ministérios e projetos. Estou confiante de que aceitará”, afirmou.

Apesar do atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos) preferir não confirmar qualquer indicação para o secretariado, Paulinho afirmou que a definição da sua equipe é uma das tarefas mais urgentes e passa pelo prefeito Álvaro Dias. “Estamos conversando com os partidos, vereadores da base e com o prefeito Álvaro Dias, que foi peça fundamental na nossa vitória. Nosso objetivo é anunciar os nomes até o dia 27 de dezembro para começar 2024 com todas as secretarias estruturadas”, disse.

Mesmo com a especulação em torno de nomes, Paulinho só quis confirmar como pedido feito e aceito a secretária de Comunicação, jornalista Criz Vidal.

Sobre o convite feito ao irmão Sérgio Freire, para a chefia de Gabinete, afirmou que pediu uma forcinha à mãe para garantir o familiar na gestão. “Ainda não, ele está tentando, ele é da FIERN, mas eu tenho certeza que ele vai atender esse apelo, eu já conversei com minha mãe para que pressionasse ele para que ele pudesse atender esse apelo”, contou, sorrindo, o futuro prefeito.

Sobre os nomes de Felipe Alves e Nina Souza, para Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Sethas), o prefeito eleito manteve cautela e garantiu que a decisão não está fechada. “Felipe é um grande quadro, Nina também, tem total condições de desenvolver um trabalho, mas nós vamos fazer uma reunião essa semana para ver, pode ser que vá para essa secretaria, pode ser que vá para outra”, frisa Paulinho.


Compartilhe esse post

ÁLVARO DIAS REVELA SONHO DE UM DIA CHEGAR AO POSTO DE GOVERNADOR DO RN

  • por
Compartilhe esse post

Às vésperas de encerrar seu mandato como prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), esteve presenta na diplomação do prefeito eleito Paulinho Freire (UB), seu parceiro político, da vice-prefeita eleita, Joanna Guerra (Republicanos), sua indicada na chapa, e dos 29 vereadores, a maioria dos reeleitos integrantes da sua base política. Após a cerimônia, Álvaro fez uma análise da sua gestão. O prefeito, que esteve à frente da capital potiguar durante os últimos seis anos, destacou a modernização do Plano Diretor como um dos grandes marcos de sua administração.

Falou também sobre o futuro e a possibilidade de trabalhar politicamente a realização do sonho de ser governador do Rio Grande do Norte.

Perguntado pela reportagem do Diário do RN sobre o desejo de se tornar chefe do Executivo estadual, Álvaro revelou que “pensa, deseja e sonha”, como “todo norte-rio-grandense”.

Entretanto, garante que os trabalhos nesse sentido não devem acontecer agora, só “para um momento oportuno”.

“Todo cidadão norte-rio-grandense pensa, sonha e deseja governar o seu Estado. Então, como cidadão norte-rio-grandense também penso em um dia poder chegar a esse posto. Mas não agora. Agora eu quero parar um pouco para pensar, para me dedicar um pouco mais à minha família. Deixar essas análises, esses pensamentos, essas decisões para o momento oportuno”, concluiu.

Álvaro Dias, após a vitória que obteve em outubro, com a eleição de Paulinho Freire, passou a ser citado nos bastidores como um nome de influência e possível para o Governo do RN. A viabilização, no entanto, ainda é distante e condicionada a inúmeras conversas e articulações entre os partidos que formaram a aliança em torno de Paulinho e que devem se organizar, até 2026, para formar a chapa de oposição no Estado.

Por enquanto, com a posse de Paulinho Freire marcada para 1º de janeiro, Álvaro Dias planeja um período de descanso e foco na família. Ele destacou que pretende visitar sua filha nos Estados Unidos, a quem não vê há seis anos, e aproveitar o tempo livre para recarregar as energias.

“Nossa gestão exigiu muito esforço e dedicação. Agora, com mais tempo, quero me dedicar à minha família e a mim mesmo”, declarou.

Sobre seu futuro imediato na política, Álvaro afirmou que ainda não tomou decisões e pretende avaliar com calma.

Segundo Álvaro, sua gestão foi responsável por mudanças significativas que trouxeram progresso e desenvolvimento para Natal. Ele apontou a revisão do Plano Diretor como uma iniciativa crucial para destravar o crescimento da cidade. “Encontramos uma Natal parada, atrasada por um plano diretor arcaico e ultrapassado, que deveria ter sido modernizado há anos. A atualização permitiu novos investimentos, modernização e avanços importantes para a nossa cidade”, afirmou.

Além do Plano Diretor, o prefeito destacou as obras realizadas durante seu mandato, que contribuíram para transformar a cidade, conforme sua avaliação. “Foi uma gestão inovadora, moderna e avançada. Essa percepção da população ficou clara com a aprovação ao nosso trabalho refletida na eleição de Paulinho Freire, que tem a missão de dar continuidade ao que iniciamos”, disse.

Indicações para a nova gestão
Questionado sobre possíveis indicações para o secretariado do prefeito eleito Paulinho Freire, Álvaro foi enfático ao afirmar que não fará sugestões. “Quero deixar o novo prefeito à vontade para formar sua equipe. Ele acompanhou nossa gestão, conhece os auxiliares que contribuíram e, se decidir aproveitá-los, será uma decisão exclusivamente dele. Confio que ele dará continuidade ao que foi iniciado”, pontuou.

Apesar disso, Paulinho Freire já esclareceu, no mesmo evento, que vai se reunir com Álvaro e que ele é peça fundamental para a definição do secretariado, assim como foi na eleição.


Compartilhe esse post

XXI TROFÉU CULTURA: UMA CELEBRAÇÃO À ARTE NO PALCO DO TEATRO RIACHUELO

  • por
Compartilhe esse post

A noite desta quinta-feira (19), promete entrar para a história cultural do Rio Grande do Norte com a realização da 21ª edição do consagrado “Troféu Cultura”. O evento idealizado pelo colunista Toinho Silveira, um entusiasta pela rica cultura do nosso RN, será realizado no icônico palco do Teatro Riachuelo, a partir das 18 horas, reunindo artistas, produtores e personalidades que se destacaram ao longo do ano de 2024 em diversas áreas da cultura potiguar.

Toinho tem quase 50 anos de atuação no jornalismo e colunismo social, mas somente neste segmento cultural, Silveira se orgulha de contar com uma trajetória de 21 anos, e dessa forma o “Troféu Cultura” consagrou-se como a mais importante premiação do setor cultural do Rio Grande do Norte. O evento é mais do que uma simples entrega de troféus; é um momento de reconhecimento e valorização de quem faz a cultura acontecer, promovendo a arte e inspirando novas gerações a seguirem seus passos.

Toinho Silveira, um dos nomes mais respeitados do colunismo potiguar, se destaca pela dedicação e paixão à cultura. Desde a primeira edição, em 2002, ele tem como missão reconhecer talentos locais que brilham nas mais diversas linguagens artísticas, do teatro à música, passando pela literatura, artes visuais, cinema, dança e produções culturais.

A celebração de 2024
Este ano, o Teatro Riachuelo, com sua atmosfera glamourosa e sofisticada, será palco para uma noite de emoção, aplausos e encontros memoráveis. Serão premiados os destaques culturais do ano em categorias que englobam a vastidão e a diversidade da produção artística local. A festividade é aguardada com grande expectativa pela sociedade potiguar, que tem no Troféu Cultura uma verdadeira vitrine dos talentos e das conquistas do estado.

Nomes consagrados e novos talentos dividirão o protagonismo dessa noite, em um verdadeiro mosaico de expressões artísticas. Além das premiações, a programação contará com apresentações culturais, emocionando a plateia com performances que prometem deixar sua marca no coração do público.

“O Troféu Cultura é a minha maneira de agradecer e reconhecer aqueles que, com dedicação e talento, transformam sonhos em arte. São 21 anos celebrando o que há de mais belo na cultura potiguar, valorizando artistas e produtores que nos inspiram. Esta edição, mais do que nunca, é um brinde à resistência, à criatividade e ao amor pela arte. A cultura é a nossa identidade, o nosso legado. Palmas a todos os que fazem dela a essência do nosso estado!”, diz orgulhoso.

A comemoração será conduzida pela influencer Fernanda Guimarães e contará com apresentações culturais que prometem encantar o público presente, destacando a força e o talento dos artistas locais, como “Caboclos de Major Sales – Amigos do Mestre Tiquinho”, o Ballet e o encerramento que ficará por conta de ninguém menos que a nossa estrela, Deusa do Forró.

Além disso, será uma oportunidade para promover o diálogo e fortalecer os laços entre os diversos agentes que movimentam o cenário cultural potiguar. Na ocasião, Dona Militana, Antônio Fco e Guaraci Gabriel serão homenageados pelas suas ricas histórias.

“É um momento de reafirmar nosso compromisso com a valorização da cultura do Rio Grande do Norte e convidamos toda a sociedade a prestigiar esse momento tão especial. A entrada é gratuita.”, declara Toinho.

O legado de Toinho Silveira
Toinho Silveira, com sua visão apurada e compromisso inabalável com a cultura, se tornou sinônimo de incentivo e reconhecimento. Ao longo de mais de duas décadas de Troféu Cultura, ele tem sido uma figura essencial na valorização do artista potiguar, abrindo espaço para que suas vozes, talentos e histórias ecoem dentro e fora do Rio Grande do Norte.

O Troféu Cultura não apenas homenageia os talentos individuais, mas também reforça o papel da cultura como elo essencial para o desenvolvimento social, econômico e identitário do estado.

Como costumam dizer os admiradores de Toinho: “o Troféu Cultura é um prêmio que pertence a todo o povo potiguar”.

Uma noite imperdível, onde a cultura e a arte potiguar serão celebradas com a grandiosidade que merecem. Palmas para o talento, a dedicação e a beleza da arte do nosso Rio Grande do Norte.


Compartilhe esse post

IBAMA RN PROMOVE REUNIÃO CONJUNTA SOBRE REGRAS PARA PESCA NO RIO POTENGI

  • por
Compartilhe esse post

Em uma reunião conjunta, na manhã desta quarta-feira (18), Ibama, Federação de Pescadores do RN, Colônia de Pescadores de Natal, IDEMA, Polícia ambiental e Secretaria da pesca discutiram a questão da pesca no Rio Potengi. O debate foi coordenado pelo Superintendente do Ibama no RN, Prof. Rivaldo Fernandes, na sala da SUPES-RN.

Participaram do encontro os analistas ambientais Robson Lopes de Santana, Jean Schmitt e Cláudia Zagaglia pelo Ibama. Dois oficiais da Polícia Ambiental do Estado do RN, Wellington Junior, e Israel de Santana, e do IDEMA Carlos Junior e Denise Torres. Da Secretaria da Pesca do RN, Maria Medeiros e da Federação dos Pescadores a pescadora e presidente da Federação Rosangela Nascimento.

Rosangela denunciou que a fiscalização da polícia ambiental realizada, na semana passada, prejudicou dezenas de pescadores que sobrevivem da pesca no Rio Potengi. Rosa – como é conhecida entre os pescadores – disse ainda que ficou surpresa com a ação, pois, em quarenta anos os pescadores nunca foram abordados sobre a proibição de uso de rede no local.

A chefe de fiscalização do IBAMA, Cláudia Zagaglia, explicou que a instrução normativa nº 209, de 25 de novembro de 2008, em seu artigo 02, estabelece que é proibido o uso de quaisquer tipos de redes na atividade pesqueira e que só é permitido o uso de linha de mão ou vara, linha de anzol, enquanto perdurar o período previsto no art. 1 da instrução normativa. Esta instrução proíbe que a partir de 00h do dia 1º de dezembro até às 23h59 min do dia 28 de fevereiro não poderão pescar curimatã, piau, sardinha e branquinha.

A largada das canoas para o reinício das atividades pesqueiras será permitida somente a partir do dia 1º de março. Os policiais presentes na reunião justificaram que a ação seguiu a norma nacional.

A subsecretária de pesca do Governo do RN, Luiza Medeiros, sugeriu que o IDEMA – órgão responsável pela execução da política ambiental no RN – pudesse emitir uma nova norma que possa responder aos anseios dos pescadores do Rio Potengi.

O analista Jean Schmitt destacou que, para uma mudança na norma, é imprescindível ouvir a comunidade acadêmica para um embasamento técnico científico ouvindo todas as partes.


Compartilhe esse post

FIM DE ANO COM ALTA PROCURA POR BUFFETS DE CHURRASCO

  • por
Compartilhe esse post

A esperança da renovação faz o período de fim de ano ser de muita união e motivos para confraternizar. E quando celebração e reunião de pessoas queridas remetem a uma mesa farta, é aí que uma das maiores paixões do brasileiro entra em cena: o churrasco. É nessa época que os serviços de churrasqueiros costumam ser mais requisitados, como conta o empresário Alexandre Vieira, proprietário da Magão na Brasa, empresa sediada em Natal.

De acordo com o empreendedor – que atua no segmento há doze anos -, entre dezembro e janeiro, são raros os dias em que não há eventos para realizar. “Sem dúvidas a demanda aumenta exponencialmente [nesses meses]. Graças a Deus, é um período de muito trabalho, com eventos em praticamente todos os dias da semana”, afirma.

Em 2024, a demanda e o prestígio junto aos clientes têm sido especialmente gratificantes. “Graças a Deus, está sendo um bom ano, de muita luta, alguns ajustes e bastante reconhecimento da clientela”, revela Magão.

A Magão na Brasa oferece serviço de buffet de churrasco, incluindo cutelaria, garçons e bebidas. “Brinco, mas é bem verdade, que levamos a churrascaria até sua casa, ao seu evento, à sua confraternização. Levamos tudo, desde a cutelaria até o principal, os cortes de carne – que variam conforme o estilo de buffet contratado”, diz o proprietário.

O corte que faz mais sucesso entre os clientes da empresa é a picanha, “a rainha do churrasco”, nas palavras de Alexandre. Mas o que ganha os pequenos é o coração de galinha. “A criançada adora”, conta.

No entanto, é usual serem servidos nos eventos realizados pela empresa bife ancho, maminha, alcatra, linguiças, coxinha de frango e pão de alho. Outras opções oferecidas são: costelinha suína, fraldinha, coxão mole de sol, coxinha da asa e queijo de coalho. “Mas também temos demanda para cortes nobres”, afirma Vieira.

E não para por aí. Ao final de boas rodadas de carnes e acompanhamentos, o serviço continua com os churrascos doces: queijo de coalho regado com mel de engenho, e abacaxi com canela, mel e açúcar.

De acordo com o empresário, o maior diferencial da Magão na Brasa é o serviço de excelência, aliado à qualidade dos produtos. “Trabalhamos sem enfado com cortes de qualidade, frescos e somos generosos no servir”, ressalta.

Entre os tipos de eventos com os quais a empresa mais trabalha, estão aniversários, casamentos, festas de aprovação e confraternizações, além dos almoços em família. “Somos contratados para os mais diversos tipos de eventos; afinal, sempre cabe um bom churrasco”, diz.

Apesar da alta demanda e do reconhecimento já alcançado no mercado, o proprietário tem expectativas ainda melhores para o próximo ano, no qual aumentará o rol de serviços, oferecendo opções mais requintadas.

“Para 2025, queremos ainda mais. Vamos trazer algumas novidades, por exemplo, os eventos Prime, com quantidade mínima de clientes; um petit comité, com serviço oferecido em tábua de corte em chapa de ferro fundido e cortes especiais – os mais nobres do mercado”, adianta Alexandre.

A Magão na Brasa realiza orçamentos por WhatsApp e por ligação através do número (84) 99865 5674. No Instagram, o perfil é @magaonabrasa.


Compartilhe esse post

BÍBLIA, CÉU E INFERNO ENTRAM NO DEBATE DE DEPUTADOS SOBRE O ICMS

  • por
Compartilhe esse post

Entre as discussões da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (17), que teve como principal pauta a votação da alíquota de recomposição do ICMS em 20%, os deputados José Dias (PL) e Dr. Bernardo (PSDB) protagonizaram um momento de embate curioso. O deputado da oposição à Fátima Bezerra, recém filiado ao PL, apresentou uma linha de raciocínio sobre a relação entre o imposto, os preços dos produtos nos supermercados e as promessas feitas pela governadora, Jesus e o demônio. Recebeu do deputado da base do Governo resposta com outro raciocínio, mas remetendo igualmente à Bíblia.

José Dias disse: “O governo do Estado prova que é competente, que é não sei o que lá, que a gente diz que o Governo é incompetente, mas o Estado cresceu 6%. Isso vem provar nossa tese, que aumento de imposto ou diminuição de imposto tem muito pouca relação com cair imediatamente os preços dos produtos. Tem com o incentivo à produção, ao emprego e à renda”.

Segundo o parlamentar, uma prova disso é que, mesmo o Rio Grande do Norte apresentando os menores índices de ICMS do Nordeste, ainda cresceu mais que os outros Estados. “Por que? Porque isso permitiu que uma parte dos recursos ficasse com quem trabalha, com quem produz.

O Estado não é o fim em si, o Estado representa a população”, explica o decano da Assembleia.

Dias segue, comparando as promessas da governadora com as do demônio, segundo a Bíblia, embora não tenha detalhado sobre quais promessas, exatamente, ele estava se referindo. “Nós estamos aqui porque estamos representando o povo. Nós fomos para uma eleição, prometemos e a governadora prometeu 118 mil vezes mais do que eu, porque eu prometi apenas ser coerente; a governadora prometeu o céu, a terra, a mesma coisa que o demônio prometeu a Jesus Cristo e ele não quis. Eu também não quero não, não sou Jesus Cristo, não estou dizendo que ela é o demônio, mas também não quero não. Não quero as coisas que ela está oferecendo, porque são ruins para a nossa população”, comenta o parlamentar em alusão ao ICMS.

Depois, em seu momento de fala, Dr Bernardo defendeu o Projeto nº 473/2024, do Executivo Estadual, e o voto pelo ICMS. Ele relembrou a votação para aumento do mesmo imposto, assim como do IPVA, em 2015. “Imposto não é bom, mas às vezes é necessário em determinadas situações. E é isso que eu quero contextualizar aqui. Imposto não era bom em 2015, mas os deputados Tomba, Galeno, Zé Dias, Gustavo votaram a favor e estavam certos, porque o Estado, naquele momento precisava que o ICMS aumentasse de 15% para 17%, de 17% para 18%. O Estado precisava, naquele momento, que era dramático em 2015, que o IPVA aumentasse de 2,5% para 3%”, explicou.

De acordo com Dr. Bernardo, os colegas não votaram contra o povo. “Como não estou eu aqui hoje votando contra o povo. Votaram a favor do Rio Grande do Norte. Tanto é que eles estão aqui até hoje. E aqueles que não votaram, pasmem, perderam a eleição dois anos depois”, disse o deputado do PSDB.

Segundo Dr. Bernardo, Rogério Marinho é o líder que a oposição segue em voto contra ICMS

Bernardo: “Zé Dias e outros deputados não estão seguindo Jesus. O líder é outro, que quer que o Estado piore para ser governador daqui a dois anos” – Foto: Reprodução

Na mesma fala, o deputado Bernardo Amorim responde, ainda, o colega José Dias, em tom cômico: “Eu confesso, presidente Ezequiel, que eu quase mudo meu voto na manhã de hoje, quando eu ouvi as palavras do meu eterno líder Zé Dias, em que votei para deputado estadual quatro vezes, no mínimo, talvez tenha sido cinco, quando ele disse que não vai votar a favor do imposto para não ir para o inferno. E eu fiquei com medo, ‘meu Deus, será que se eu votar de 18% para 20% eu vou para o inferno?’”, questionou o parlamentar que compõe a base de Fátima Bezerra (PT).

O raciocínio continua: “Mateus, um dos apóstolos de Jesus, era cobrador de impostos. E Jesus disse: ‘ei moço você a partir de hoje não vai mais ser cobrador de impostos. Siga-me’. Cobrar imposto naquele tempo era pecado, era cobrar para o império romano, e Mateus seguiu Jesus”.

Nesse momento, ele altera o curso da narrativa e aponta o voto contra o ICMS ao líder de José Dias, visando as eleições de 2026, citando, indiretamente, Rogério Marinho.

“Eu me lembrei de Mateus e disse: ‘Eu não vou mudar o meu voto’, porque Zé Dias e outros deputados que estão aqui estão votando contra o ICMS, mas eles não estão seguindo Jesus. O líder é outro, que quer que esse Estado piore para ser governador do Estado daqui a dois anos”, afirmou.

Fortalecer o PL e a pré-candidatura de Rogério Marinho é o motivo apontado pelos próprios deputados que se filiaram ao partido no último dia 29 de outubro. José Dias, Tomba Farias, Dr. Kerginaldo e Gustavo Carvalho colocaram o nome do senador como a alternativa viável para o Rio Grande do Norte em 2026.

José Dias ainda pediu um aparte na fala do colega e respondeu também com humor: “Quando Jesus diz os crimes que nós não podemos fazer, respondendo aos fariseus, ele diz ‘não cobrar imposto excessivo’. Tá lá no evangelho. É isso que eu estou querendo evitar. Se eu tiver algum mérito, eu vou pedir para vossa excelência, porque o pecado que você está comentando agora vai compensar pelas suas virtudes, acho que nós vamos levar você para o céu”, finalizou.


Compartilhe esse post

CHAPA DE VIVALDO: WALTER GOVERNADOR; FÁTIMA E EZEQUIEL PARA O SENADO

  • por
Compartilhe esse post

O deputado Vivaldo Costa (PV) repetiu o discurso por mais de uma vez na Assembleia Legislativa.

Na opinião dele, a governadora Fátima Bezerra (PT) tem uma trajetória de vida de superação, exemplar e vitoriosa. Com a conquista da aprovação do PL nº 473/2024, que recompôs a alíquota do ICMS para 20%, o parlamentar analisa que a gestora terá tempo de se recuperar e, em 2026, “voltar para o Senado”.

“Fátima foi tudo neste Estado. Saiu de uma cidadezinha na Paraíba por trás de Parelhas, veio para Natal, morava numa casa de favor, não tinha dinheiro para pagar a Casa do Estudante, e aí se tornou líder sindical, deputada estadual, deputada federal, senadora da República. Enfim, uma vitoriosa. Governadora eleita e reeleita e vai voltar para o Senado”, aposta Vivaldo.

O deputado é um dos que defendem a renúncia da governadora para se candidatar ao legislativo na majoritária. Com isso, o vice-governador Walter Alves (MDB) se torna, na opinião dele, candidato natural ao Governo do RN. Além disso, é necessário “ajustar a chapa” com um candidato a vice-governador do Seridó.

“Eu acho que Walter Alves é um candidato competitivo. É questão só de ajustar a chapa. O vice, por exemplo, eu defendo muito que saia do Seridó. Nós temos lá em Caicó um prefeito, um jovem prefeito, fazendo uma excelente administração, sendo um grande político e uma chapa Walter Alves governador e Doutor Tadeu (PSDB) vice-governador é uma chapa que tem tudo para ganhar eleição e ser o futuro do Rio Grande do Norte”, defende.

Já para compor a chapa ao Senado, ao lado de Fátima Bezerra, o nome ideal é Ezequiel Ferreira.

“A chapa é Fátima-Ezequiel ao Senado”, afirma Vivaldo em conversa com o Diário do RN.

O parlamentar usa a votação contra o aumento do ICMS para 20% como um exemplo do radicalismo político que existe atualmente. “O que existia nessa casa e eu disse com todas as letras era radicalismo político. Era o desejo de prejudicar Fátima, de prejudicar Lula, de prejudicar o segmento progressista do Rio Grande do Norte”, cita.

O parlamentar defende que, longe da polarização, uma chapa mais ao centro tem mais identificação com o eleitor potiguar, distante do radicalismo direita x esquerda.

“A campanha do Rio Grande do Norte no passado era Dinarte e Aloísio. Evoluiu. Essa campanha hoje é um radicalismo muito grande entre a direita e a esquerda. E o norte rio-grandense, o povo brasileiro nem é da esquerda, nem é da direita, é do centro. E é o centro que vai eleger o próximo governador. Poderá eleger Walter governador do Estado e Doutor Judas Tadeu vice-governador”, ratifica.

Fátima, Walter e o PT em 2026
Análise semelhante foi apresentada pelo ex-senador e ex-presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, em entrevista exclusiva publicada pelo Diário do RN na última sexta-feira (13). “Walter é o vice-governador, que vai assumir [o Governo], Fátima é candidata ao Senado, e vamos trabalhar dessa forma. Esse é o cenário”, disse Jean-Paul.

Para o ex-senador, o MDB é a única saída que o PT tem hoje, no Rio Grande do Norte, pela força que apresenta nos municípios potiguares. O partido de Walter e Geraldo Alckmin elegeu 45 prefeitos entre as 167 cidades do Rio Grande do Norte em 06 de outubro último.

A diferença entre o raciocínio de Jean-Paul e do deputado Vivaldo é a composição das chapas majoritárias, tanto ao Senado, quanto ao Governo do Estado. Para o Executivo Estadual, o ex-senador não apontou um nome específico, mas o PT pode apresentar um nome para compor ao lado de Walter Alves.

Já ao Senado, Zenaide Maia (PSD) poderia formar chapa com Fátima Bezerra para as duas vagas em disputa, na visão de Jean-Paul. Com o PSD na base do Governo Lula, ele avalia que o partido pode ser “o fiel da balança”, junto ao PSD, como forças para, junto ao PT, disputar contra os grandes partidos que formam a oposição.

Visando justamente esta oposição, Jean ressaltou a necessidade de trabalhar a chapa o quanto antes. “Virou o verão, a partir de março, tem que trabalhar para fazer o candidato. Não pode esperar para a última hora, como sempre fazem”, critica Jean, ao se referir a um comportamento usual do Partido dos Trabalhadores, de manter as articulações no âmbito interno dentro de um pequeno grupo até às vésperas das campanhas eleitorais, inclusive mantendo filiados alheios aos planos.

Apesar de Vivaldo Costa, Jean-Paul Prates e outros nomes já terem colocado a possibilidade da chapa com Waltinho como nome apoiado pelo PT, o próprio PT e ninguém da cúpula partidária emitiu qualquer palavra sobre o assunto.


Compartilhe esse post

VEREADOR DE PARNAMIRIM CÉSAR MAIA É INVESTIGADO CRIMINALMENTE PELO MP

  • por
Compartilhe esse post

O discurso de moralidade e honestidade do vereador Dr. César Maia começou a ruir diante de uma grave denúncia que está sendo investigada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Documentos revelam que Dr. César, que ocupa cadeira na Câmara Municipal de Parnamirim e era aliado do prefeito Rosano Taveira durante a gestão, está sob investigação por ter supostamente utilizado sua condição de vereador da base governista para garantir privilégios indevidos na Secretaria de Saúde do Município. Mas o que era uma notícia de fato, passou a ser um processo investigatório criminal (PIC) – com número 33.23.2149.0000006/2024-61. Isso significa que o MPRN considerou consistentes as provas apresentadas.

No Portal da Transparência é possível verificar que Maia ocupa cargos de confiança na Prefeitura de Parnamirim desde 2014. Posteriormente, tornou-se funcionário efetivo do quadro de servidores municipais como clínico geral, tendo sido nomeado em 2021.

De acordo com as informações obtidas no inquérito, Dr. César Maia, que é médico do quadro municipal, teria recebido seus proventos como profissional de saúde sem cumprir expediente na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde deveria atuar. As irregularidades apontam que ele utilizava seu cargo político para se esquivar das obrigações, configurando um caso de enriquecimento ilícito e violação dos princípios da administração pública.

A denúncia, formalizada e em trâmite pelo Ministério Público, detalha que:
• O vereador recebia salário integral como médico municipal, embora não estivesse exercendo suas funções regularmente.
• A Secretaria de Saúde do Município, subordinada ao atual prefeito Taveira, permitia tal irregularidade, facilitando o pagamento indevido.
• Relatórios de frequência não foram apresentados ou demonstram inconsistências graves sobre a presença do vereador na UBS.

A situação se torna ainda mais grave diante do discurso adotado publicamente por Dr. César, que tem tentado se colocar como um defensor da moralidade e da ética na política. Contudo, as investigações desvelam uma realidade oposta e reforçam as contradições em sua atuação.

Esse episódio lança luz sobre as verdadeiras motivações de Dr. César Maia em sua candidatura à presidência da Câmara Municipal. Fontes apontam que o vereador tem buscado o apoio da base oposicionista como uma tentativa de sobrevivência política, enquanto os indícios de sua má conduta vêm à tona e podem minar sua candidatura.

Com o avanço da investigação, a postura do vereador será amplamente questionada. O caso traz repercussões não apenas para sua imagem, mas também para aqueles que ainda tentam associar seu nome ao grupo político da prefeita eleita Nilda Cruz. O rompimento definitivo com o discurso de transparência e moralidade já é inevitável.

Diante dessa nova revelação, a pergunta que ecoa entre os eleitores e aliados é clara: como alguém sob investigação por desvio de função e uso indevido de recursos públicos pode se apresentar como alternativa viável para representar os interesses do povo?

Título de Cidadão ao promotor
O caso está sendo investigado pelo promotor de Justiça Sérgio Gouveia de Macedo desde o início, ou seja, julho de 2023. No último dia 11 de dezembro, César Maia homenageou Macedo concedendo um Título de Cidadão Parnamirinense durante evento realizado no Bouganville Recepções, no centro da cidade. Para observadores políticos da cidade, esse título de cidadão seria uma tentativa de aproximação do vereador César Maia com o promotor, para tentar evitar uma denúncia do MP à Justiça sobre sua conduta.


Compartilhe esse post

IRMÃOS CONTAM “60 ANOS DO GOLPE CIVIL-MILITAR NO RIO GRANDE DO NORTE”

  • por
Compartilhe esse post

Nesta quinta-feira (19), será lançado o livro 60 Anos do Golpe Civil-Militar no Rio Grande do Norte, uma obra que revisita a história do golpe de 1964 sob uma perspectiva local, trazendo à tona os acontecimentos que marcaram o período antes, durante e após o golpe no país. O evento acontecerá às 9h, no Auditório Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com organização de Maria da Conceição Fraga, João Maria de Souza Fraga, Aipê Editora e Caravela Selo Cultural.

Em entrevista ao Diário do RN, João Maria de Souza Fraga explicou a importância do livro ao destacar o foco na história do Rio Grande do Norte, uma área muitas vezes negligenciada nas análises do golpe. “Esse tema, quando tratado, geralmente é centrado em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, criando a impressão de que o golpe se limitou a essas regiões. Mas a realidade é outra: o golpe aconteceu em todo o Brasil, e não poderia ser diferente aqui no Rio Grande do Norte”, afirmou.

A obra é composta por seis partes que discutem, com profundidade, desde a historiografia sobre o golpe até os impactos na resistência local. O primeiro bloco trata das produções acadêmicas sobre o golpe na região, com capítulos que abordam desde a repressão à campanha de alfabetização “Pé no chão também se aprende a ler” até as perseguições a militantes, como os trabalhadores da extração de sal em Macau, um dos focos do movimento sindical no estado.
Outro destaque é a parte que revisita a trajetória de militantes perseguidos, como Luiz Maranhão Filho, Glênio Sá e Luciano de Almeida, figuras emblemáticas na luta contra a ditadura no Rio Grande do Norte. O livro também aborda a postura da Igreja Católica e da OAB diante da ditadura, além da resistência estudantil, com ênfase no protagonismo das mulheres na luta pela democracia dentro das universidades potiguares.

A obra conta com a colaboração de 17 pesquisadores, incluindo mestres e doutores, e é organizada pelos professores Maria da Conceição Fraga e João Maria de Souza Fraga. Em suas palavras, João Maria destacou o valor dessa coletânea de conhecimentos acadêmicos sobre a ditadura no Brasil: “Este livro é um retrato do esforço coletivo de acadêmicos que, por meio de dissertações, teses e artigos, buscam apresentar os diversos recortes da história do golpe e da resistência, uma memória que deve ser preservada e entendida para que possamos refletir sobre os desafios atuais à democracia.”

O livro, mais do que um registro histórico, ganha relevância diante do cenário atual, como ressaltou João Maria: “O estudo do golpe de 1964, ocorrido há 60 anos, se torna ainda mais crucial hoje, em um momento de crise da democracia e de ameaças ao estado democrático de direito, como vimos no 8 de janeiro de 2023, quando a sede dos três poderes foi invadida.” A obra busca não só recordar o passado, mas também fornecer elementos para compreender os desafios políticos e sociais do presente.

A colaboração entre os organizadores e autores tem raízes profundas na trajetória acadêmica e de pesquisa, principalmente na UFRN, onde muitos dos envolvidos desenvolvem seus estudos sobre o impacto da ditadura na história local. A parceria entre Maria da Conceição e João Maria Fraga, promove uma análise detalhada e comprometida com a memória do estado.

O lançamento do livro será um momento para refletir sobre as cicatrizes deixadas pelo golpe civil-militar no Rio Grande do Norte e para lembrar a importância da preservação da memória histórica, essencial para a construção de uma sociedade mais democrática.


Compartilhe esse post

FEMURN COMEMORA E FECOMÉRCIO AFIRMA PREOCUPAÇÃO SOBRE ICMS

  • por
Compartilhe esse post

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) se manifestou positivamente quanto à aprovação do aumento da alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) de 18% para 20% pelos deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (17), a entidade reconheceu a medida como “fundamental” e importante para as finanças municipais.

“A medida, que segue para sanção da governadora Fátima Bezerra, representa um passo decisivo para o equilíbrio fiscal do Estado e o fortalecimento das finanças municipais”, disse a Femurn no documento. A instituição declarou ainda que os benefícios do acrescimento passarão a refletir nas contas públicas a partir de junho do próximo ano, proporcionando alívio para o orçamento dos municípios “em um cenário de constantes quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”.

O presidente, Luciano Santos, ressaltou a “sensibilidade política” e o “compromisso” dos parlamentares com o futuro do estado. “O aumento do ICMS permitirá a recuperação das receitas sem comprometer a economia estadual, afastando os impactos negativos que foram, em alguns momentos, levantados por frentes contrárias”, disse.

Santos destacou também que a decisão fortalece a união entre o Estado e Municípios e favorece a continuidade de serviços essenciais. “A responsabilidade e o diálogo venceram, mostrando que o desenvolvimento do nosso Estado deve estar acima de interesses isolados”, pontuou.

Fecomércio demonstra preocupação
Poucos minutos após o encerramento da votação na Assembleia Legislativa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio RN) publicou nota onde afirma que respeita a decisão tomada na Casa Legislativa, mas que considera preocupantes as possíveis consequências da medida.

“Reiteramos nossa preocupação com os potenciais impactos negativos que essa medida pode trazer para a população e a economia do estado”. A entidade diz ainda que “O aumento da carga tributária tende a encarecer o custo de vida, reduzir o poder de compra das famílias e inibir o consumo, especialmente entre as camadas mais vulneráveis da sociedade”, completou.

Para a entidade, os setores de comércio e serviços serão impactados diretamente, o que comprometerá a “retomada econômica” e a “competitividade” do RN. Frisou ainda que há outras medidas que poderiam oferecer “resultados duradouros”, sem aumentar a taxação sobre os contribuintes.

“Entendemos que o caminho para a sustentabilidade financeira do Estado deve passar por reformas estruturantes, como o controle rigoroso das despesas públicas, uma reforma administrativa efetiva e o fortalecimento de parcerias público-privadas”, declarou.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) foi procurada pela reportagem do Diário do RN, mas, até o fechamento desta reportagem, não enviou posicionamento sobre a tema.


Compartilhe esse post

SECRETÁRIO DA FAZENDA PONDERA SOBRE ICMS EM DEFESA DO CONTROLE DE GASTOS

  • por
Compartilhe esse post

A nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio Grande do Norte passa a valer em abril de 2025. O PL nº 473/2024, do Executivo, que trata sobre a ampliação da alíquota modal do imposto de 18% para 20% foi aprovado por 12 votos a 10. Após um amplo debate entre bancadas governista e oposição, em meio a uma sessão movimentada e manifestações de servidores pela matéria, a base da governadora Fátima Bezerra (PT) comemorou o resultado de mais de um mês de negociação e discussão. Não só os parlamentares estaduais, mas a bancada do PT na Câmara Federal se manifestou através das redes sociais. Já o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, citou a expectativa positiva com a nova alíquota, mas ponderou que o estado deve conter o crescimento de despesas.

“Além de um crescimento sustentável da folha de pagamentos, é preciso conter o crescimento do déficit previdenciário, os repasses para os poderes, e as próprias despesas do custeio do estado como um todo”, colocou o secretário em seu twitter.

Já ao Diário do RN, Cadu explicou que a aprovação da nova alíquota, de modo permanente, traz também responsabilidade ao Estado e que o resultado esperado para o equilíbrio fiscal deva vir em médio prazo. “A aprovação da alíquota de ICMS pela Assembleia Legislativa, a retomada da alíquota de 20% é uma notícia necessária que traz uma expectativa positiva do ponto de vista das receitas do Estado, mas que traz também uma grande responsabilidade de que a gente deve controlar o crescimento dos gastos, conter esse crescimento, para que o Estado, no médio prazo, reencontre o equilíbrio financeiro”, afirmou o secretário.

Ele ressalta, ainda: “É uma excelente notícia, algo que deve sim ser comemorado, mas que não se encerra aí, não é só recompor a receita, se você não controlar o crescimento das despesas, você nunca vai encontrar o equilíbrio”.

Bancada Federal
A deputada federal Natália Bonavides (PT) utilizou o Instagram, logo após a aprovação do texto, para noticiar o que classificou de “vitória importante para as pessoas que precisam do serviço público”, além do PT potiguar. Ela frisou o projeto do Governo que prevê a devolução do ICMS às famílias de baixa renda.

Bonavides escreveu: “Vale destacar que com a aprovação, 850 mil famílias potiguares do Cadúnico poderão receber de volta até R$ 5 mil em crédito pelo Nota Potiguar. Essa é uma conquista importante da governadora Fátima Bezerra, da nossa bancada petista na ALRN e demais parlamentares que aprovaram essa medida importante para o desenvolvimento do RN”.

O Projeto institui o Programa Estadual de Educação e Cidadania Fiscal, que deve devolver para famílias de baixa renda o valor correspondente à parte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), que incidem sobre seus consumos, através de um cartão e a contagem de pontos. Parte do que o cidadão vai pagar de tributo nas suas aquisições, vai retornar para ele via ‘cashback’ e ele vai poder utilizar através de um cartão no comércio local.

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) também se manifestou logo após a aprovação da matéria. Igualmente aos demais nomes aliados, ele considerou a aprovação “fundamental” para o Rio Grande do Norte.

“Por 12 a 10, a Assembleia Legislativa do RN aprovou a recomposição da alíquota do ICMS a 20%.

Parabéns à governadora Fátima Bezerra, aos deputados estaduais companheiros de partido Divaneide Basílio, Francisco do PT, Isolda Dantas que defenderam a medida apresentada pelo governo da professora Fátima e demais parlamentares que votaram pela aprovação desse projeto fundamental para o desenvolvimento do RN”, resumiu o parlamentar.


Compartilhe esse post

COM MAIORIA DE DOIS VOTOS, ALÍQUOTA DO ICMS PASSARÁ A SER DE 20% NO RN

  • por
Compartilhe esse post

A sessão foi tumultuada e durou mais de duas horas. A votação que aprovou o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para 20% na Assembleia Legislativa do RN é considerada, pelos deputados governistas, uma vitória importante para o Rio Grande do Norte. A sessão teve a presença de 21 dos 24 deputados, com ausência de Galeno Torquato (PSDB) e Terezinha Maia (PL) que, por sinal, era uma das vozes contra o PL do Executivo Estadual. O Projeto de Lei nº 473/2024, de recomposição da alíquota modal, tramitou por cerca de um mês e 10 dias, foi aprovado por 12 a 10.

Votaram a favor os deputados Ezequiel Ferreira (PSDB), Divaneide Basílio (PT), Dr Bernardo (PSDB), Eudiane Macedo (PV), Francisco do PT, Hermano Morais (PV), Isolda Dantas (PT), Ivanilson Oliveira (UB), Kleber Rodrigues (PSDB), Neilton Diógenes (PP), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Vivaldo Costa (PV). Foram contra a alíquota do ICMS em 20% os deputados Adjuto Dias (MDB), Coronel Azevedo (PL), Cristiane Dantas (SDD), Dr Kerginaldo (PSDB), Gustavo Carvalho (PL), José Dias (PL), Luiz Eduardo (SDD), Nélter Queiroz (PSDB), Taveira Júnior (UB) e Tomba Farias (PL).

Do lado de fora da Assembleia Legislativa, a concentração de servidores e sindicatos em manifestação pela aprovação do projeto tumultuou o acesso da Casa e dificultou a entrada da imprensa. Nas galerias, representantes das categorias da educação, saúde e segurança reagiam à discussão dos parlamentares. Ao centro, no plenário, o expediente e o horário dos líderes se concentrou no PL do ICMS.

De um lado, a oposição alegava má gestão do Estado. O deputado Luiz Eduardo afirmou que o Governo do RN “não vai pagar o aumento prometido aos servidores”. Manter o pagamento dos servidores é um dos argumentos do Executivo Estadual para a aprovação da matéria, assim como honrar dívidas com fornecedores e o reequilíbrio fiscal do Estado. O deputado Coronel Azevedo (PL) afirmou que o Governo colocou “os milhares de servidores contra a Casa Legislativa”, quando “condicionou a recomposição salarial” ao aumento da alíquota. Já o colega de bancada e de partido, Tomba Farias, afirmou que “o problema maior é que vamos votar e não vai resolver o problema do Rio Grande do Norte. Vocês vão ver no ano que vem o mesmo problema e todo mundo reclamando de novo”, diz Tomba.

Farias é o deputado que defendeu a federalização da Universidade do Estado do RN (Uern) como uma alternativa ao aumento da alíquota. Segundo Tomba, o que chamou de “despesa” de R$ 600 milhões ao ano com a instituição poderia cobrir boa parte do déficit financeiro do Estado. Uma outra opção apontada é a venda de créditos tributários. “Isso representa dez vezes mais que tudo que o Estado pode aumentar com o aumento do ICMS”, afirma Azevedo.

Antes da votação, a oposição já admitia que a vitória do Governo estava “desenhada”, como observou o relator da matéria, José Dias. O decano da Casa teve emenda que suprimia o aumento da alíquota negado pelos colegas parlamentares.

Do outro lado, já convicto da vitória, o governismo contra argumentou a oposição. O deputado Francisco do PT questiona o que chamou de “teorias” criadas desde o ano passado sobre o aumento do imposto do RN. Lembrou o aumento do ICMS no ano de 2015, que teve aprovação de deputados que hoje são contra a mesma medida.

“Em 2015 estive aqui na condição de prefeito [de Parelhas] pedindo a recomposição da alíquota e não mudei de lá para cá meus argumentos. Não é chantagem, porque em 2015 quando esta Casa votou o aumento do ICMS diziam que era para botar os salários dos servidores em dia e ninguém disse que era chantagem e, ao contrário, aumentou-se a alíquota e os servidores amargaram quatro meses de folha em atraso”, levanta o líder do Governo ao se referir à chantagem apontada pela oposição.

A deputada Isolda Dantas atacou a ideia de federalização da Universidade do Estado e outras opções colocadas ao longo debate. “Primeiro, lá atrás, a ideia foi saquear a previdência, depois privatizar a Caern. Depois ficam questionando os recursos que o Governo do Estado para a nossa querida Uern. Vejam só, nenhuma dessas alternativas alcança quem tem muito dinheiro”, ressalta a parlamentar.

Ezequiel: “Eu vou garantir o direito de voz a todos os deputados”
Com galerias liberadas para representantes de entidades sindicais, parte da movimentação que acontecia na praça 7 de setembro, em frente à Assembleia Legislativa, aconteceu dentro do parlamento. Com gritos de apoio, protestos, aplausos e vaias, as reações dos representantes dos trabalhadores foram interrompidas pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, que impôs ordem à sessão.

Ezequiel levantou a possibilidade de retirada do público das galerias, caso não houvesse compreensão e respeito aos deputados das duas bancadas. Durante fala do vereador oposicionista José Dias, que chegou a ser vaiado, o presidente interrompeu a sessão.

“Nós abrimos as galerias para que as pessoas possam acompanhar essa importante votação, mas essa é uma Casa onde tem deputados ligados ao governo e tem deputados que fazem oposição ao Governo. E se tem uma coisa que eu vou garantir aqui é que todos os deputados tenham direito a voz”, colocou Ezequiel.

O presidente segue: “Essa é a democracia que impera no Brasil e é por isso que eu vou garantir o direito de voz a todos os deputados, quem faz oposição e quem é governo. Acho prudente que deixem os deputados falar para que eu não tenha que tomar a atitude de retirada das galerias.

Portanto, aqui na Assembleia os deputados têm voz e vão falar os deputados do governo e os deputados da oposição”.

Depois da fala, os servidores passaram a comedir as reações perante o debate.


Compartilhe esse post