Início » Arquivos para 10 de abril de 2025, 13:00h

abril 10, 2025


ESTUDO INÉDITO APONTA CAMINHOS PARA TURISMO DE CRUZEIROS EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Com o mar como cenário privilegiado e vocação natural para o turismo, o Rio Grande do Norte dá mais um passo estratégico para fortalecer sua presença no mercado de cruzeiros marítimos. O Sebrae/RN e Governo do Estado – por meio da Setur/RN e da Companhia Docas do RN (Codern) – lançaram um estudo intitulado “Mercado e impacto econômico de cruzeiros em Natal-RN”.

A publicação mapeia o cenário atual, os desafios e as oportunidades para transformar o estado em um polo mais atrativo para as grandes rotas de cruzeiros no Brasil. A apresentação do documento aconteceu durante a 91ª Reunião Ordinária do CONETUR- Conselho Estadual de Turismo, um órgão que reúne representantes da cadeia produtiva do turismo do Rio Grande do Norte.

“O potencial que nossa capital possui, com suas belezas naturais e uma infraestrutura em desenvolvimento, nos coloca em uma posição privilegiada para atrair visitantes de todo o mundo.

Nosso estudo, feito em parceria com o Governo do Estado, mapeia não apenas os desafios que enfrentamos, mas também as oportunidades que todos os envolvidos devem abraçar. A colaboração entre o Sebrae, a Setur-RN e demais envolvidos na cadeia produtiva do turismo é fundamental para a implementação das recomendações sugeridas no estudo”, disse João Hélio Cavalcanti, diretor Técnico do Sebrae/RN.

Diagnóstico completo do setor
A pesquisa elaborada em conjunto pelas instituições oferece um diagnóstico aprofundado do setor de cruzeiros em Natal, incluindo dados sobre as temporadas recentes, o perfil dos navios que atracam na capital, o volume de turistas desembarcados e os principais gargalos enfrentados. Entre os pontos destacados, estão a infraestrutura do Porto de Natal, as limitações operacionais e a necessidade de ampliar os serviços de receptivo para os cruzeiristas.

O estudo também propõe soluções estratégicas para qualificar a experiência turística, como a criação de roteiros personalizados para passageiros, ações de sensibilização com comerciantes e taxistas, sinalização bilíngue nos pontos turísticos e melhorias na acessibilidade urbana.

“Este estudo é um passo fundamental para posicionarmos Natal como um destino estratégico para o turismo de cruzeiros no Brasil. A pesquisa não só revela o potencial da cidade, mas também aponta soluções concretas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades, fortalecendo nossa economia e promovendo um turismo responsável e sustentável”, disse Marina Marinho, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.

Outro destaque é o incentivo à articulação entre entes públicos e privados para garantir um planejamento integrado, capaz de transformar Natal em destino regular nas rotas das principais operadoras de cruzeiros. O Sebrae-RN também aponta caminhos para estimular a economia local a partir da chegada dos cruzeiros, fortalecendo o empreendedorismo no entorno do Porto e nas zonas turísticas da cidade.

Além da preocupação econômica, o estudo enfatiza o turismo responsável e sustentável, propondo medidas que respeitam a cultura local, valorizam os produtos regionais e promovem práticas que minimizem o impacto ambiental das operações de cruzeiros, alinhando o setor às tendências globais de sustentabilidade.

Com base nesse estudo, Natal se posiciona para dar um salto qualitativo no turismo de cruzeiros, transformando oportunidades em resultados concretos para a cidade, os empreendedores locais e os visitantes.

Entre as principais considerações estão o mapeamento de 50 embarcações de Cruzeiro recebidas no Brasil, das quais 14 navios (28%) já atracaram ou estão programados para atracar no Porto de Natal (2025 e 2026) e outros 20 (40%) já operam no Nordeste brasileiro.

Outro ponto de destaque é que, com a reforma prevista, deixam de existir as limitações de calado aéreo e boca (largura) no Porto de Natal, refletindo em uma grande mudança a nível de volume de passageiros, onde poderá receber não somente mais navios, mas também navios maiores.

Atualmente, a média da capacidade de passageiros dos 20 navios que podem atracar no porto é de 601 passageiros. Com a reforma, a média vai para 1.514 passageiros, além disso, o total também aumenta, saltando de 12.016 para 63.596 (aumento de 429,3%) .


Compartilhe esse post

SALDO DE EMPREGADOS CLT DE NATAL NO 1º BIMESTRE AUMENTOU 66% EM 2025

  • por
Compartilhe esse post

O mercado de trabalho em Natal registrou alta no início de 2025. No primeiro bimestre deste ano, o saldo de empregos – diferença entre admissões e desligamentos – com carteira assinada foi 1.621. Ou seja, foram contratadas 1.621 pessoas a mais do que o número de demitidos. Esse resultado representa um crescimento de 66,08% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 976. Os dados foram extraídos do Painel de Informações do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2025, foram registradas 17.108 admissões e 15.487 desligamentos na capital potiguar. O número de empregos (estoque) ativos era de 235.079. Já no ano passado, as demissões totalizaram 14.801, contra 13.825 desligamentos. Já o estoque era de 222.221 funcionários sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse número de celetistas com contratos vigentes no período ficou 5.78% mais alto este ano.

Mossoró
Em Mossoró, na região Oeste do estado, o cenário foi diferente, tendo sido registrada uma queda de 146.90% no saldo dos dois primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Neste ano, foram registrados, em janeiro e fevereiro, 6.595 admissões e 6.777 desligamentos, o que resulta em um saldo de –182. O número de empregos ativos era de 77.142. Já nos dois primeiros meses de 2024, a quantidade de admissões foi 5.469, e a de desligamentos foi 5.081. O estoque era de 70.975.

Apesar do saldo negativo no primeiro bimestre de 2025, é possível notar que o total de empregos ativos apontado estava maior neste ano. A diferença é de 8.96%, o que significa 6.167 pessoas no mercado de trabalho com carteira assinada.

Estado
Fazendo o balanço com todas as cidades do Rio Grande do Norte, a comparação é positiva. O saldo de empregos formais aumentou em 41.18% na soma de janeiro e fevereiro de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, saindo de 1.559 para 2.201.

No primeiro bimestre de 2025, foram registradas 42.771 contratações, contra 40.570 desligamentos. No período, o estoque era de 538.238. Já em 2024, durante os mesmos meses, o número de admissões era 36.033, e o de desligamentos, 34.474. A quantidade de empregos ativos era 503.480. Esse número de vínculos celetistas ativos no período ficou 6.90% mais elevado este ano.

O CAGED
O CAGED pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sendo uma fonte oficial de informação sobre mercado de trabalho de âmbito nacional e de periodicidade mensal. Foi criado como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, para assistir os desempregados e dar suporte a medidas contra o desemprego. Em 1986, passou a ser utilizado, ainda, como auxílio ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, se tornou um instrumento para reciclagem profissional e recolocação no mercado de trabalho.


Compartilhe esse post

DEPUTADOS DO PL MOBILIZAM BASE PARA RECEPÇÃO A BOLSONARO NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Foi ao som de uma lambada e um vídeo com o próprio deputado sobre um carro decorado com a bandeira do Brasil e imagens de Jair Bolsonaro que o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) traduziu, em um vídeo nas redes sociais, a expectativa pela chegada do ex-presidente da República ao Rio Grande do Norte. O desembarque está previsto para esta quinta-feira (10), em Natal. A visita marca o início do programa Rota 22, lançado pelo Partido Liberal como plataforma de mobilização política nacional para as eleições municipais de 2024.

“Eu e meu time já estamos prontos para receber o ex mais amado do Brasil. E aí, você vai estar lá para recebê-lo também?”, escreveu Gonçalves no Instagram, ao som da “lambada do desmantelo”.

A agenda de Bolsonaro no Estado inclui visitas a municípios do Seridó e Alto Oeste potiguar na sexta-feira (11) e sábado (12), além de um seminário político em Pau dos Ferros. O ponto alto da visita será o encontro com apoiadores e lideranças da direita potiguar, sob a coordenação do senador Rogério Marinho (PL), presidente estadual da sigla, secretário nacional do PL e nome lançado como pré-candidato para disputar o Governo do Estado em 2026.

Para o deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL), anfitrião de um jantar com Bolsonaro em sua fazenda no Alto Oeste, a visita tem forte valor simbólico. “É uma honra muito grande receber o maior líder individual do Brasil hoje, talvez até da América Latina. Ele vem aqui prestigiar nosso líder regional Rogério Marinho com o programa Rota 22, preparar nosso programa de campanha com essas reuniões regionais. E ele vai encerrar o dia lá na Fazenda Keké, vamos fazer uma recepção lá para os nossos amigos e estamos muito honrados de receber nosso líder”, disse Kerginaldo ao Diário do RN.

A expectativa da base bolsonarista é de reforçar a presença do ex-presidente nas articulações do partido e na mobilização da militância para o projeto das eleições gerais de 2026. O deputado General Girão compartilhou o vídeo em que Bolsonaro confirma a vinda ao RN, divulgado um dia após o ato na Avenida Paulista, no último domingo (6), que reuniu milhares de apoiadores com pedido de anistia para os envolvidos no 8 de janeiro de 2023.

“Depois da extraordinária manifestação em São Paulo a favor da anistia, que reuniu centenas de milhares de brasileiros, o nosso presidente Jair Bolsonaro nos convoca para o início do projeto Rota 22, que começa dia 11 de abril, no RN”, publicou Rogério Marinho na legenda do mesmo vídeo em suas redes sociais.

Anistia e PL em 2026
Em entrevista ao Diário do RN, o deputado filiado ao PL em novembro, Dr Kerginaldo, também defendeu a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e criticou o Supremo Tribunal Federal.

“Essa inelegibilidade é uma questão política. O Supremo deixou de ser imparcial para tomar posições partidárias. Desde 2022, Bolsonaro não podia fazer nada e Lula podia fazer tudo. Já havia uma desigualdade naquele pleito”, afirmou. Ele acredita que a possível anistia abrirá caminho para a reversão da inelegibilidade do ex-presidente: “Vamos anistiar todos, inclusive o presidente”. O deputado faz coro à fala constante do líder estadual Rogério Marinho.

Segundo o parlamentar, a presença de Jair Bolsonaro também deve impulsionar o nome de Marinho como pré-candidato ao Executivo estadual em 2026. “Desistir? Não! Rogério é nosso pré-candidato. Tenho muito orgulho dele. É um cara que tem levado o nome do RN a todos os recantos do Brasil com muita capacidade, gestão e respeito. O estado precisa de um candidato com a competência do senador Rogério Marinho”, reforçou Dr. Kerginaldo ao ser questionado pela reportagem.

A chegada de Bolsonaro ao RN é prevista para esta quinta-feira (10), mas a agenda oficial iniciará na manhã de sexta-feira (11), a partir das 7h, em viagem em comboio com apoiadores, com concentração marcada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, no CCAB Sul. De lá, o grupo parte em direção ao interior do estado.

No roteiro, estão previstas paradas em Tangará, com possível visita a um tradicional ponto de venda de pastéis; Acari, com visita à Cidade da Moda; e Jucurutu, para visita à Barragem de Oiticica, uma das principais obras hídricas do estado.

Já no final da tarde, às 18h, Bolsonaro participa do Seminário Rota 22 PL RN, que será realizado na sede da AABB de Pau dos Ferros. Após o evento, ele segue para Tenente Ananias, onde participa de um jantar na casa do deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL).

A agenda continua na manhã de sábado (12), com visita ao município de Major Sales, onde Bolsonaro deve conhecer o Túnel Major Sales, parte do Ramal do Apodi, obra integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco.


Compartilhe esse post

WALTER ALVES EVITA FALAR DE ACERTO COM EZEQUIEL SOBRE CANDIDATURA EM 2026

  • por
Compartilhe esse post

“O que está encaminhado é a desincompatibilização da governadora e eu assumo do Governo. Nós temos uma parceria com Ezequiel no passado, temos no presente e vamos ter no futuro. Então, esse é o encaminhamento”, disse Walter Alves (MDB) em conversa com o Diário do RN nesta quarta-feira (09). O vice-governador se refere à assunto tratado pelo ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB), seu pai, que afirmou que Ezequiel Ferreira (PSDB) pode ser o candidato ao Governo do Estado no ano que vem. A possibilidade partiria da parceria entre Walter e Ezequiel, iniciada em 2024 e com acertos já para 2026.

Pelo fato colocado por Garibaldi, um acerto entre Walter e Ezequiel, envolveria mudança na linha sucessória do Governo, estendendo ao presidente da ALRN, terceiro na sequência. Walter renunciaria ao cargo de governador e Ezequiel assumiria o Governo, sendo candidato à reeleição.

Um dia depois, no entanto, o filho de Garibaldi evitou detalhar qual, exatamente, é o acerto entre ele e o presidente da Assembleia Legislativa “para o futuro” nesta parceria. Limitando-se a garantir que “o que está encaminhado é a desincompatibilização da governadora [do cargo no Executivo para se candidatar ao Senado]” e que ele assume o Governo, Waltinho se eximiu de explicar o que pode ocorrer depois disso, como a sua desincompatibilização do cargo de governador e a assunção de Ezequiel ao cargo como o terceiro na linha de sucessão do Governo, conforme foi descrito por Garibaldi. O vice-governador não desmentiu seu pai e nem confirmou o acerto.

MDB vai indicar o vice-governador
Walter Alves ressaltou à reportagem que na eleição de 2026 deverá estar à frente do trabalho de fortalecimento do MDB e que isso inclui também a indicação do candidato à vice-prefeito, levando em conta que o candidato do sistema governista apresentado oficialmente é Cadu Xavier (PT), atual secretário da Fazendo do Governo Fátima (PT).

“O MDB vai eleger o maior número de deputados estaduais, o maior número de deputados federais e também vai compor a chapa de governo com o candidato a vice-governador ou o candidato a senador”, afirmou.

Apesar de mencionar indicação ao Senado, defendeu que a composição da chapa, ao lado de Fátima Bezerra à Câmara Alta deverá ser com Zenaide Maia (PSD), que ainda não fechou questão com o PT.

“Eu defendo uma composição com a senadora Zenaide, que ela possa vir para o projeto. Mas o MDB vai participar com a indicação ou do vice-governador ou do senador”, afirma o presidente do MDB.

Secretário-chefe do Governo desconhece conversas sobre Ezequiel

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do RN, Raimundo Alves, também comentou a sugestão de Garibaldi e afirmou desconhecer discussão sobre a possibilidade de Ezequiel assumir o posto de Governador do Estado e ser candidato à reeleição. O articulador político do Governo – e do PT – falou com o Blog Daniela Freire, no Novo Notícias.

“Vou recorrer a uma frase de Rodrigo Rafael em 2022, quando ele disse: ‘Quem fala por Ezequiel é Ezequiel’. E ele [Ezequiel] tem nos dito que está no projeto Cadu”, afirmou Raimundo, se referindo à Cadu Xavier, pré-candidato lançado pelo PT.

A cúpula do PT mantém o entendimento que o nome de Xavier será viabilizado ao Governo em 2026. A pré-candidatura é defendida pelo partido publicamente, ainda que o nome de Cadu tenha baixo capital eleitoral e possa dificultar a eleição de Fátima ao Senado.

Apesar de ter colocado o assunto, o ex-senador Garibaldi afirmou não ter certeza se juridicamente seria possível o arranjo: “Eu realmente não sei se isso poderia ocorrer a essa altura. Pensei que poderia, mas não tenho tanta convicção de que Fátima, deixando o Governo e Walter, sendo convocado para assumir, não assumido, isso possibilitaria Ezequiel de assumir como presidente da Assembleia. E no cargo também, existiria a possibilidade dele [Ezequiel] ser candidato ao Governo do Estado. Mas há essa discussão. Essa discussão existe”.

Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, no caso de vacância dupla no último ano do mandato por razões não eleitorais (isto é, renúncia ou morte do governador e vice), deverá haver eleição direta ou indireta para escolha de um governador até 31 de dezembro de 2026. Seria um mandato-tampão.


Compartilhe esse post

VEREADORA AVISA: “BOLSONARO PODE RECEBER TÍTULO, MAS VAI SER NA CADEIA”

  • por
Compartilhe esse post

Depois de dois dias de polêmica, o projeto que concede o título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi retirado de pauta nesta quarta-feira (09). As sessão ordinária do dia contou com manifestação contra a matéria, realizada por estudantes e entidades sindicais, e contra-argumentação da oposição ao líder do conservadorismo no país. “Pode até haver título, mas, se houver, será entregue a Bolsonaro na cadeia!”, disse a vereadora Samanda Alves (PT) em pronunciamento na tribuna. O autor do projeto, vereador Subtenente Eliabe (PL), que tomou a iniciativa de retirar o pedido de urgência da proposta de pauta, deverá reapresentar o projeto nesta quinta-feira (10). A intenção é conceder o título aproveitando a vinda do ex-presidente ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (11).

Para a aprovação do pedido de urgência para a matéria seriam necessários 20 votos. Com 27 parlamentares em plenário, nos bastidores, alguns vereadores que compõem a bancada governista afirmaram que não aprovariam o pedido hoje, outros se retiraram do plenário. Eliabe, então, fez a retirada do projeto de pauta. Se o pedido não fosse aprovado, a mesma matéria não poderia ser apresentada novamente nesta legislatura, regimentalmente. A retirada de pauta permite que o pedido seja apresentado a qualquer momento novamente.

Com a presença de estudantes da Umes e Ubes, Cut, Sint e Sindsuper, a sessão foi tumultuada. e foi suspensa por duas vezes. O grupo de manifestantes ocupou o espaço com cartazes e palavras de ordem contra. Com cartazes e vestindo camisetas com os dizeres “Sem anistia aos golpistas”, o grupo chegou a gerar tensão. O vereador Matheus Faustino (UB) afirmou que foi atacado pelos manifestantes presentes. “Se vocês querem estar no plenário, ganhem votos e sejam eleitos”, disse. O vereador Subtenente Eliabe (PL) que os manifestantes fossem retirados da Casa. “Um dos vereadores foi desacatado”. Entretanto, o pedido não foi atendido.

Uma das vereadoras a se manifestar sobre o assunto, Samanda Alves (PT), caracterizou Bolsonaro como ladrão: “Bolsonaro é um ladrão! É um ladrão de jóias, é um ladrão de relógio, é um matador também. Além de ter matado muitas pessoas durante a pandemia da Covid, ele também estava tramando — e isso foi descoberto, inclusive entregue por seu próprio ajudante de ordens, o braço direito dele — um complô para assassinar o presidente da República e um ministro do Supremo Tribunal Federal. E eu não vou me calar, como cristã, e aceitar que se use essa tribuna — não só aqui, mas em qualquer lugar — para invocar o nome de Deus, para usar a palavra de Deus em vão, na tentativa de defender bandido. Nós não vamos aceitar isso!”.

A parlamentar ainda fez um comparativo sobre a esquerda e a direita no país para se opor ao pedido de anistia.

“Sempre estivemos aqui, sempre fomos maioria. Somos filhos desta terra, e jamais usaríamos o batom como escudo. O nosso presidente enfrentou os tribunais, foi preso. Tiraram uma presidenta honesta da República, e nós seguimos ali, de cabeça erguida, sem pedir anistia. Por isso, repito: não vai ter anistia para bandido. Pode até haver título, mas, se houver, será entregue a Bolsonaro na cadeia!”, disparou a vereadora do PT.

O Subtenente Eliabe comentou ao Diário do RN que retirou o projeto por estratégia: “Por uma questão estratégica e de articulação dentro da Câmara, optamos por não votar hoje o projeto que concede o título de cidadão natalense ao presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é de que a votação aconteça nesta quinta-feira (10) e que o título seja aprovado pelo plenário. São necessários 15 votos favoráveis e estamos confiantes na aprovação da matéria”.

Nesta terça-feira (8), um dia após aprovação da matéria na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, a leitura do pedido de urgência do título de cidadão a Bolsonaro gerou a primeira polêmica na Casa. A vereadora Thabatta Pimenta (PSOL) protestou em plenário e a posição gerou deboche pelo colega bolsonarista de Thabatta, Subtenente Eliabe (PL), que fez pouco caso do desabafo da parlamentar sobre as mortes da pandemia, durante a gestão do ex-presidente. Entre as vítimas, estava sua mãe, profissional da saúde, levada pelo vírus.

A parlamentar desabafou: “Ninguém tira o mérito de eu dizer porque tantas pessoas que estão sem a sua família, a sua mãe, o seu irmão, e tantos familiares que se foram por causa desse ‘despresidente’”.

Nesse momento, o subtenente Eliabe disparou: “O choro é livre, presidente”.

A vereadora Thabatta ainda respondeu: “O choro das pessoas que morreram. Me respeite! Porque eu chorei e vou continuar chorando porque minha mãe morreu e foi por causa desse homem!”.


Compartilhe esse post