Início » “EU ASSINARIA SE FOSSE DEPUTADO”, DIZ BOLSONARO SOBRE CPI DA PETROBRAS

“EU ASSINARIA SE FOSSE DEPUTADO”, DIZ BOLSONARO SOBRE CPI DA PETROBRAS

  • por
Compartilhe esse post

Nesta quarta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, se fosse deputado, assinaria o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Petrobras. A ideia é investigar supostas irregularidades no processo de definição dos preços de combustíveis no mercado interno.

Até agora, 132 deputados assinaram o pedido de instalação do colegiado. São necessários, pelo menos, 171 assinaturas para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), proceda com a criação da comissão. O requerimento é de autorida do líder do PL na Câmara, deputado Altineu Cortês (PL-RJ).

“Eu assinaria essa CPI se fosse deputado. É para você ver, entre outras coisas, como é a composição do preço do combustível na Petrobras. É para você saber também a questão do endividamento da Petrobras, por que ela se endividou. É você mostrar para a população por que as três refinarias que começaram com o Lula deram prejuízo de R$ 100 bilhões e não refinam um barril de petróleo”, declarou Bolsonaro.

Patrocinada pelo governo federal, a CPI da Petrobras é uma medida de retaliação à estatal em função de mais um aumento no preço dos combustíveis anunciado na última semana. A sugestão, inclusive, partiu do próprio presidente, logo após a petroleira ter emitido o comunicado às distribuidoras. Alguns governistas ainda resistem em assinar o pedido.

Inicialmente, a revolta em torno da nova escalada no valor da gasolina, diesel e gás de cozinha chegou a unir governo e oposição em prol da instalação da CPI. No entanto, parlamentares contrários ao governo reavaliaram seu posicionamento.

É o caso do PT, que passou a classificar a criação da comissão parlamentar como uma “cortina de fumaça” para o real problema em torno da precificação dos produtos.

Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *