
Agentes comunitários de saúde e de endemias de Mossoró realizaram, no final da tarde desta segunda-feira (22), um protesto contra o prefeito Allyson Bezerra. A mobilização ocorreu em frente ao Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró, e teve como motivo o não repasse de recursos do IFA (Incentivo Financeiro Adicional).
De acordo com agentes ouvidos pelo Diário do RN, o IFA está sendo repassado à Prefeitura de Mossoró pelo Governo Federal, mas Allyson Bezerra se recusa a fazer o mesmo com os profissionais que atuam no suporte à saúde e no combate às endemias. “Estamos cobrando do prefeito Alysson Bezerra uma promessa feita por ele mesmo. Esse pagamento deveria ser feito uma vez ao ano desde de 2023”, destaca o agente comunitário de saúde, Gilberto Pedro.
O servidor acrescenta que a Prefeitura de Mossoró recebe o IFA desde 2015, ou seja, Allyson tem recebido os recursos ao longo dos cinco anos da sua gestão, mas se nega a destiná-los para os profissionais de saúde que têm direito. “A gente está cobrando somente a partir de 2023 porque a prefeitura chamou os agentes para garantir que a partir de 2023 seria pago”, detalha.
O também ACS, Tony Maciel, acrescentou que antes das eleições de 2024, quando Allyson concorreu à reeleição, foi formada uma comissão e o prefeito se comprometeu, mais uma vez, em repassar o IFA. “Após as eleições, veio o calote”, critica.
“Se ele não pagar, nós vamos continuar dizendo que o prefeito Allyson Bezerra é caloteiro”, conclui Gilberto Pedro.
Vale destacar que o prefeito de Mossoró acumula uma longa de lista de protestos pelos mais diversos motivos, incluindo de servidores e da população em geral, seja por ataques a direitos ou por falta de serviços como cirurgias eletivas e atendimento para autistas.
Os profissionais não foram recebidos por Allyson ou qualquer representante da gestão até o fechamento desta edição.
O Diário do RN entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Mossoró solicitando um posicionamento, mas não teve retorno até o fechamento desta edição.