Há exatos 51 anos, o jovem Garibaldi Alves Filho, com apenas 23 anos de idade, era eleito o deputado Estadual mais votado do RN. Ele obteve 22.266 votos, o que correspondeu a cerca de 10% dos votos válidos do Estado.
Desprovido de beleza, o pai de Waltinho compensava a irregularidade estética com carisma e simplicidade em alto grau.
Os dentes de Garibaldi clamavam por um aparelho, inexistente naquela época. O sorriso irregular anunciava sua chegada antecipadamente; os óculos fundo de garrafa tentavam melhorar a visualização do eleitorado e corrigir uma miopia exagerada.
O cabelo fazia greve de corte, o que provocava uma vasta cabeleira descontrolada na cabeça do jovem que trilharia uma vitoriosa carreira na política potiguar, com recordes de votação sucessivos.
Garibaldi fazia dobradinha com o primo Henrique, menos feio que ele e que seria o Federal mais votado do Estado. A parceria dos primos ultrapassou os 50 anos de filiação no mesmo partido e produziu vitórias memoráveis.
Essa foi a primeira eleição disputada por Garibaldi Filho, que se reelegeria para mais 3 mandatos de deputado Estadual, com crescentes votações, até disputar e ganhar a primeira eleição direta para prefeito de Natal, em 1985, vencendo a então ex-primeria dama do Estado, Vilma Maia.
Como deu para perceber pela foto, Garibaldi tinha uma ‘carroceria’ não muito atraente, mas enfeitiçou Dona Denise, jovem muito bonita, que deveria ter forte problema de visão e não usava óculos, permitindo apenas que se apaixonasse pela beleza interior do menino deputado, que viria a ser governador por duas vezes e senador mais votado da história do RN também por dois mandatos, vitórias fruto da força da beleza.
ELEIÇÕES 1970
Em 1970, houve dois formatos de eleição. Uma indireta, realizada no dia 03 de outubro e elegeu Cortez Pereira governador do Estado pela Arena. E outra eleição direta, realizada em 15 de novembro de 1970, que elegeu deputados estaduais, federais e senadores.
DEPUTADOS FEDERAIS
O primo de Garibaldi, Henrique Eduardo Alves, foi eleito o mais votado no pleito de 1970, quando obteve 22% dos votos válidos, seguido do líder mosssoroense Vingt Rosado, pai da ex-deputada Sandra Rosado; em seguida veio Djalma Marinho, avô do ministro Rogério Marinho.
SENADORES
Os senadores eleitos foram Dinarte Mariz e Jessé Freire, ambos pela Arena. Dinarte obteve 38% dos votos válidos e teve como suplente, o empresário Osmundo Faria, pai do ex-governador Robinson Faria e avô do ministro Fábio Faria.
Jessé Pinto Freire, pai do ex-governador Fernando Freire, foi o outro senador eleito, com 35% dos votos válidos e teve como suplente o empresário Álvaro Motta, tio do ex-deputado Estadual Ricardo Motta, que vem a ser pai do atual deputado Federal Rafael Motta.
O ANTES E O DEPOIS DE GARIBALDI FILHO
Melhorou muito