Início » AFINAL, QUE FIM LEVOU O ‘ALIANÇA PELO BRASIL’ DE BOLSONARO?

AFINAL, QUE FIM LEVOU O ‘ALIANÇA PELO BRASIL’ DE BOLSONARO?

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O ‘Aliança pelo Brasil’ de Bolsonaro não vingou. No último dia 4 de abril terminou o prazo para que o partido apresentasse ao menos 492 mil assinaturas de apoio para sua criação, porém não conseguiu chegar nem à metade.

Ao todo, o Aliança conseguiu 183 mil assinaturas de apoio validadas e outras dezenas de milhares em análise pelos cartórios eleitorais, porém, todas elas reunidas em dois anos e quatro meses de coleta, serão descartadas.

Eventual nova tentativa de criação de uma legenda genuinamente bolsonarista terá que partir da estaca zero.

Pela lei, toda nova sigla precisa apresentar em até dois anos um apoio popular mínimo, no caso, 492 mil assinaturas de eleitores que avalizam a criação da nova agremiação. Devido à pandemia da Covid-19, esse prazo foi esticado em mais quatro meses.

Lançado em novembro de 2019, o Aliança pelo Brasil já nasceu em meio à incerteza sobre a sua viabilidade e com forte apelo ao discurso de cunho religioso e à defesa do porte de armas.

O fim formal do Aliança pelo Brasil se dará da seguinte forma. Até o começo de maio, a área técnica do TSE irá certificar que a pretensa nova agremiação não conseguiu validar em dois anos e quatro meses o mínimo de 492 mil assinaturas de apoio.

Depois, irá instaurar procedimento administrativo para decisão de um dos ministros do TSE que, constatando a insuficiência de apoio, vai indeferir liminarmente o registro do partido, descartando as assinaturas de apoio obtidas.

Pela lei, eventual novo pedido de registro não poderá aproveitar o anterior nem os apoios conseguidos.

Com informações da Folha de S. Paulo


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *