Início » ÁLVARO DIAS SE REÚNE COM REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E SOLICITA MAIS RECURSOS PARA NATAL

ÁLVARO DIAS SE REÚNE COM REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E SOLICITA MAIS RECURSOS PARA NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Álvaro Dias se reúne com representante do Ministério da Saúde e solicita mais recursos para Natal
Alex Régis/Secom

Em audiência realizada nesta segunda-feira (07) no Palácio Felipe Camarão, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, fez uma explanação sobre as ações de combate e enfrentamento à pandemia executadas pelo Município até o momento, ao secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde, Alessandro Vasconcellos. Na oportunidade, ele reforçou ainda os pleitos relacionados à regularização dos repasses de recursos federais para a Prefeitura manter e ampliar os serviços da rede pública, bem como voltou a solicitar agilidade no processo de liberação de verbas para a gestão iniciar a construção do Hospital Municipal de Natal e tratou ainda sobre a chegada de mais vacinas para ampliar a campanha de imunização contra a Covid-19.

No encontro, que contou ainda com a presença do secretário municipal de Saúde, George Antunes, da secretária adjunta da SMS, Rayanne Araújo, e da Superintendente do Ministério da Saúde no RN, Mydia Targino, Álvaro Dias fez um relato cronológico sobre as iniciativas implementadas pela Prefeitura desde o início da pandemia.

“Reforçamos a nossa rede com a abertura de cinco hospitais de campanha, três centros Covid, implementação de atendimento em horário estendido em dez unidades de saúde, testagem em massa, contratação de profissionais e abertura de diversos outros serviços de suporte. Essas inúmeras ações têm sido efetivas, mas têm um custo muito elevado e nós estamos com dificuldade para prosseguir. O Governo Federal tem sido muito atencioso e sensível, ajudando e nós reforçamos aqui o pedido para que essa parceria se intensifique. Precisamos continuar a executar esse trabalho que tem ajudado a salvar vidas”, disse o prefeito.

Alessandro Vasconcellos ouviu atentamente as explanações do prefeito e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e elogiou bastante o trabalho executado em Natal, classificando-o como bem planejado e organizado. O representante do Governo Federal aprovou o modelo adotado no Hospital Natal Sul e disse que vai levar a sugestão ao ministro Marcelo Queiroga para que a iniciativa seja replicada em todo o Brasil. Quanto às reivindicações, Alessandro prometeu encaminhar para os setores técnico e financeiro do Ministério da Saúde, garantindo uma resposta no menor tempo possível.

“Natal mostrou uma capacidade de resposta à pandemia ágil e assertiva, reforçando a sua rede de atendimento e oferecendo um grande serviço à população. A pandemia tem se mostrado um desafio em todos os níveis de governo e o Ministério da Saúde trabalha para suprir essa demanda enorme em todo o território nacional. Fiquei bastante impressionado com o que me foi relatado em relação ao trabalho desenvolvido no Hospital Natal Sul. São mais de 135 altas em pouco mais de três meses de funcionamento. Como médico, fico feliz em ver uma ação de sucesso dessa magnitude. De posse dos dados fornecidos pela SMS, vou propor que esse modelo chegue em todo Brasil, tratando a doença com uma abordagem efetiva e contínua, evitando o agravamento e óbitos”, informou. 

Quanto às solicitações de ampliação de repasses por parte do Governo Federal, Alessandro disse que vai acompanhar de perto as tratativas no Ministério da Saúde: “Sou natalense e fiquei muito feliz em ver todo o compromisso dos gestores locais. Deixo aqui o meu compromisso de trabalhar para a capital potiguar poder concretizar seus pedidos. Sou um aliado de primeira linha da cidade e no que estiver ao meu alcance, o prefeito pode ter a certeza de que não me furtarei a ajudar”, concluiu.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *