Início » APÓS MASSACRE, RÚSSIA É SUSPENSA DO CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU; BRASIL SE ABSTEVE DA VOTAÇÃO

APÓS MASSACRE, RÚSSIA É SUSPENSA DO CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU; BRASIL SE ABSTEVE DA VOTAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Michel M. Santiago/Getty Images

A Assembleia Geral Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos. A medida constitui uma represália ao massacre em Bucha, na Ucrânia.

Nesta quinta-feira (7/4), a proposta apresentada pelos Estados Unidos, sob o argumento de “violações e abusos flagrantes e sistemáticos dos direitos humanos”, foi chancelada pelos embaixadores.

Ao todo, 193 países votaram pela suspensão da Rússia. Para a medida ser aprovada, eram necessários 129 votos favoráveis. O Brasil se absteve da votação, assim como outros 53 países.

No total, 24 nações se manifestaram contra – inclusive a Rússia e países parceiros, como Belarus.
O projeto de resolução menciona “graves preocupações sobre a crise humanitária e sobre os direitos humanos na Ucrânia”, depois de relatórios sobre violações cometidas pela Rússia. Moscou desmente ter os civis como alvo.

A decisão surge após o mundo ficar assombrado com vídeos divulgados no domingo (3/4). Nas gravações, é possível ver cenas chocantes da tragédia na cidade de Bucha.

As imagens mostram ao menos 20 cadáveres no chão e em valas comuns. O governo ucraniano diz que mais de 400 corpos de civis foram encontrados na cidade. A guerra completa, nesta quinta-feira (7/4), 41 dias.

A situação foi tratada como massacre por órgãos de direitos humanos e como “genocídio” pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

As informações são do Metrópoles


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *