Há cerca de 15 dias, o prefeito Álvaro Dias encaminhou para a Câmara Municipal o Plano Diretor de Natal (PDN) para ser apreciado e votado, sendo que o legislativo já programou audiências públicas semanais para aprofundar a discussão sobre o documento que poderá dar uma nova roupagem a Natal.
Nesta quarta-feira, 27, os membros da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomercio/RN (CETF) se reuniram para conhecer os detalhes do novo Plano Diretor e os impactos para o setor turístico da capital. O engenheiro Wilson Cardoso, que também é consultor da CETF, apresentou ao colegiado pontos importantes, como as mudanças previstas em Ponta Negra, Via Costeira e Redinha e os trâmites que devem ocorrer após a votação do Plano Diretor de Natal.
Conhecedor profundo do PDN, o engenheiro Wilson Cardoso destacou o Sistema de Espaços Livres e Áreas Verdes (Selave) que objetiva qualificar, preservar, ampliar espaços como as Zonas de Preservações Ambientais (ZPAs) para serem utilizadas para o turismo ecológico; bem como as Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITP), que irão garantir qualidade de vida, equilíbrio climático e fortalecer as atividades turísticas e uma dessas áreas definidas pela gestão municipal é a Orla Urbana de Natal, que compreende o trecho do Forte dos Reis Magos até o Morro do Careca.
Uma grande mudança que ocorrerá dentro do Plano Diretor e que vem sendo discutida desde 2011 é a extinção da área não edificante em Ponta Negra, permitindo a construção e ocupação de negócios no nível abaixo da calçada. O especialista Wilson Cardoso destacou que não ocorrerá verticalização, e, em consequência não haverá comprometimento visual do principal cartão postal, que é o Morro do Careca.
O diretor Executivo da Fecomercio/RN, Fernando Virgílio, que representou o presidente Marcelo Queiroz demonstrou sua satisfação com o resultado da reunião e disse que “A Fecomercio está nesse trabalho de liderança do Plano Diretor porque é a casa que representa o Comercio, Serviços e Turismo de Natal e de todo o estado”. Já o superintendente do Sebrae, Zeca Melo afirmou que “A economia irá avançar muito com esse Plano Diretor que foi produzido através de um processo democrático e assim continuará. Iremos avançar em uns setores, outros iremos buscar melhorias”.