Início » CIRO CHAMA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS DE “SAFADA”

CIRO CHAMA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS DE “SAFADA”

  • por
Compartilhe esse post

Pré-candidato a presidente Ciro Gomes, durante entrevista
FOTO: REPRODUÇÃO

O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, disse nesta quinta-feira (3) que a política que a Petrobras usa para determinar o preço dos combustíveis é “absolutamente safada” e que foi adotada por meio de “subornos de altíssimo volume”.

“O barril de petróleo tipo brent, hoje de manhã, bateu US$ 120, e eles vão transferir isso”, declarou. “O que tem a ver o custo de produção brasileira, em real, com a guerra da Rússia na Ucrânia?”. O pedetista fez as declarações em entrevista à rádio CBN Diário, de Santa Catarina, e SNC TV.

Alvo de crítica do pré-candidato, o PPI (Preço de Paridade de Importação) é praticado pela petroleira desde 2016. Consiste na equiparação dos preços dos derivados de petróleo no mercado interno à média praticada no mercado internacional.

Segundo Ciro, o dinheiro obtido pela Petrobras vai para acionistas minoritários. “O lucro das grandes petroleiras globais fica em torno de 6 a 6,5%. A Petrobras distribuiu dividendos com lucro de 38%”.

O pedetista disse que, se for eleito presidente da República, no 1º dia de governo determinará mudanças na área. De acordo com a proposta, a política de paridade com preço internacional seria substituída por uma política de custo e rentabilidade, “em linha com as melhores práticas internacionais”.

Com informações do Poder 360


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *