O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 0,7 ponto entre julho e agosto de 2022, passando de 56,0 para 56,7 pontos, apontando que os empresários potiguares estão confiantes. Na comparação com agosto de 2021, porém, o ICEI recuou 3,8 pontos (60,5 pontos), mas continua acima de sua média histórica (hoje em 54,4 pontos).
Na avaliação dos empresários potiguares, as condições atuais dos negócios melhoraram na comparação com os últimos seis meses. Mas o otimismo em relação às expectativas para os próximos seis perdeu intensidade.
A pesquisa mostra também que executivos dos dois setores analisados – Indústria da Construção e Indústrias Extrativa e de Transformação – mostram-se confiantes em agosto (indicadores acima de 50 pontos indicam confiança e abaixo, falta de confiança).
No que diz respeito aos portes empresariais, a confiança foi mantida, ainda que tenha perdido força entre as pequenas indústrias e apresentado avanço entre as médias e grandes. Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 10/08 pela CNI para o Brasil, tem-se, nos dois casos, aumento no nível de confiança.
O indicador nacional registrou alta de 2,0 pontos, passando de 57,8 para 59,8 pontos, e ficou acima do indicador potiguar (56,7 pontos). Com esse resultado positivo, o ICEI do conjunto do país, segue acima da sua média histórica (54,2 pontos) e coloca a confiança do setor industrial no maior patamar desde agosto de 2021 (63,2 pontos).
No que diz respeito ao ICEI do Nordeste, o indicador atingiu 61,5 pontos – ante 59,3 pontos do levantamento anterior, mostrando que os empresários estão mais confiantes. Na comparação com agosto de 2021, contudo, o indicador regional assinalou queda de 0,4 ponto (61,9 pontos).