Início » CPI DA COVID PODE FAZER ESTRAGO NA IMAGEM DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA

CPI DA COVID PODE FAZER ESTRAGO NA IMAGEM DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA

  • por
Compartilhe esse post

Quem dá o tom é a ciência', diz governadora Fátima Bezerra sobre retomada  das atividades econômicas no RN | Rio Grande do Norte | G1
Foto: Demis Roussos/Assecom Governo do RN

Por: BOSCO AFONSO

Apesar de atropelar a CPI da Arena das Dunas, que já estava em andamento, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) confirmou os nomes dos deputados que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que irá investigar as contas do governo do Estado em gastos com a pandemia.

Mesmo sem estar envolvido em qualquer escândalo de corrupção, embora seja coautora da compra feita pelo Consórcio Nordeste para a aquisição de respiradores que não apareceram, a gestão Fátima Bezerra não queria de forma alguma que essa CPI fosse constituída. A estridente deputada Isolda Dantas esperneou o quanto pode para evitar a CPI. O deputado Francisco do PT, mesmo com a sua calma, estrebuchou o quanto pode para que a CPI não se formasse. O assuense e ex-líder do governo George Soares trincou os dentes e enfrentou colegas seus que são da oposição e não aceitava de forma alguma a constituição da CPI da Covid.

Até o Papa (Vivaldo Costa) tentou infernizar a vida dos deputados opositores ao governo Fátima como forma de não permitir a CPI. Mas a CPI da Covid-19 foi aprovada e quando de sua aprovação e definição de seus objetivos, a governadora Fátima Bezerra pisou na bola ao expressar comemoração de que a Comissão Parlamentar de Inquérito só ia investigar apenas dois dos doze processos que estavam inicialmente previstos. Por que, governadora?

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) está constituída e vai investigar as contas dos gastos com a pandemia da Covid-19 feitas pelo Dr. Cipriano, que por sua vez, enquanto o assunto era debatido na ALRN, se iria ou não prosperar, pediu licença da Secretaria de Saúde pelo acúmulo de pressão que estava sofrendo. A pressão maior ainda vai começar.

A CPI da Covid já tem a sua primeira reunião marcada para as 10h00 da próxima segunda-feira, 5. A situação indicou os nomes do ex-líder do governo George Soares e do atual líder governamental Francisco do PT para a titularidade da Comissão Parlamentar de Inquérito, enquanto que a deputada petista Isolda Dantas e o deputado Ubaldo Fernandes (PL) ficarão no banco de reservas. Pela oposição, irão ficar na titularidade da CPI da Covid os deputados Kelps Lima (Solidariedade), Gustavo Carvalho (PSDB) e Getúlio Rego (DEM) e os suplentes serão os parlamentares Galeno Torquato (PSD), Nelter Queiroz (MDB) e Tomba Farias (PSDB).

O deputado Kelps Lima já anunciou que a CPI não será instrumento político para quem quer que seja, mas também alertou que quem tiver culpa em cartório vai ter que arcar com as consequências. Ele, além de político, é advogado. Conhece o caminho das pedras e juntamente com o empresário Gustavo Carvalho e com o médico Getúlio Rêgo vão saber escacaviar os alfarrábios do dr. Cipriano em busca de algum favorecimento, alguma irregularidade, algum sinal de corrupção. Enquanto isso, a deputada Isolda e o deputado Francisco do PT, na defensiva, terão que ficar de olhos abertos para evitar qualquer atropelo para a gestão Fátima Bezerra.

Na verdade, os deputados oposicionistas, que integram a CPI têm que estar conscientes de que ao não encontrar nenhum vestígio de irregularidade, de desvio nas contas de gastos com a pandemia ou qualquer sinal de corrupção, vão ter que passar um recibo de honestidade devidamente registrado em cartório à governadora Fatima Bezerra, que passará a plainar em ventos cada vez mais favoráveis, aguardando apenas a eleição chegar para renovar o seu mandato.

Em qualquer caso de sinal de desvio nas contas da pandemia os deputados oposicionistas vão tentar manchar as vestes brancas da petista Fátima, colocando nódoas que nem com a utilização do alvejante Vanish Multi Power se conseguirá evitar que fiquem enxovalhadas; e aí, a oposição, que hoje não tem um nome definido com credibilidade e peso político para enfrentar a queridinha do ex-presidente Lula poderá ressurgir das cinzas e tentar vantagem na próxima disputa eleitoral de 2022.

A CPI que a gestão de Fátima tentou impedir de ser consolidada começa a operar na próxima segunda-feira, 5 de julho de 2021.

Será que a CPI vai prejudicar a imagem da governadora ou vai reforçar que Fátima é limpa e tem direito de renovar o mandato? Só o tempo dirá.


Compartilhe esse post

1 comentário em “CPI DA COVID PODE FAZER ESTRAGO NA IMAGEM DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA”

  1. Acho muito prematuro para fazer tais prognósticos. Mesmo sem votar no PT já publiquei por diversas vezes, a governadora está voando em céu de brigadeiro para vencer as próximas eleições no 1º turno. Partindo da premissa que até o momento não tem concorrente para chegar ao 2º turno. Ñ chega a Sta Cruz. Tenho dito. Assino embaixo. Jcabralsobrinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *