Início » DEPUTADO EDUARDO BOLSONARO DEVE PERDER O MANDATO PELO CRIME DE APOLOGIA À TORTURA, DIZ FEDERAÇÃO DOS JORNALISTAS

DEPUTADO EDUARDO BOLSONARO DEVE PERDER O MANDATO PELO CRIME DE APOLOGIA À TORTURA, DIZ FEDERAÇÃO DOS JORNALISTAS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: SÉRGIO LIMA/PODER360

O deboche do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) à tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão na época da Ditadura Militar, rendeu muitas críticas não apenas da classe política. Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), afirmou que pediu abertura de processo ético contra o deputado.

“Não foi a primeira vez que Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, tratou a tortura como uma prática banal e defensável. Também não foi a primeira vez que a jornalista Míriam Leitão foi desrespeitada pela família Bolsonaro”, lembra a entidade no comunicado.

A FENAJ pediu ainda que seja aplicada uma punição para torturadores sejam eles militares ou civis que cometeram crimes durante a Ditadura.

Leia a nota:

“A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), entidade máxima de representação da categoria no país, vem a público repudiar a apologia à tortura, um crime que é também uma manifestação inequívoca de desumanidade.

E, para que não haja relativização em favor dos criminosos, a FENAJ defende a imediata abertura de processo ético contra o deputado Eduardo Bolsonaro, que neste domingo, 3 de abril, quis debochar da jornalista Míriam Leitão, colunista do jornal O Globo e comentarista da Globo News, citando um episódio de tortura a que ela fora submetida, quando presa durante a ditadura militar.

Não foi a primeira vez que Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, tratou a tortura como uma prática banal e defensável. Também não foi a primeira vez que a jornalista Míriam Leitão foi desrespeitada pela família Bolsonaro, em sua história de militante e presa política. Portanto, passa da hora de os demais poderes constituídos da República brasileira, agirem para garantir o Estado de Direito, com a punição cabível para autoridades que insistem em agir fora dos preceitos legais e democráticos. Algumas dessas autoridades, como Bolsonaro pai e filho, também demonstram absoluta falta de empatia e compaixão, sentimentos normalmente partilhados entre os seres humanos.

Na oportunidade, a FENAJ defende ainda a punição para os torturadores, militares e civis, que cometeram seus crimes durante a ditadura militar e que continuam impunes, com base numa interpretação equivocada da Lei da Anistia. Lembramos que a tortura é crime equiparado aos crimes hediondos e é imprescritível.

Punição para os torturadores e para os que fazem apologia à tortura!

Nossa solidariedade à jornalista Míriam Leitão, às vítimas da ditadura militar e aos familiares das vítimas que não resistiram às torturas e sucumbiram nos porões dos cárceres.

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ”


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *