Os aumentos frequentes do preço da gasolina no Rio Grande do Norte foram criticados pelo deputado estadual José Dias (PSDB) durante o horário destinado aos líderes partidários da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (15). O parlamentar classificou a situação como “absurda”.
Ao manifestar preocupação e indignação com o preço do combustível, Dias citou o fato do RN ser o sexto estado do Brasil com o maior valor de imposto pago pelos consumidores na gasolina comum.
“Um levantamento da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) e da Agência Nacional do Petróleo confirmou que o Rio Grande do Norte possui o maior preço médio da gasolina comum no Brasil. O que é um absurdo por sermos um Estado produtor de petróleo”, ressaltou.
O deputado destacou ainda que em agosto o Estado teve recorde de arrecadação de impostos pela terceira vez em 2021. “O Estado arrecadou, em agosto, mais de R$ 659 milhões. É a terceira vez este ano que o Rio Grande do Norte bate recorde de arrecadação”. Diante do exposto, ele afirmou que “a conta não bate quando olhamos para a saúde, a educação e a segurança oferecida pela administração estadual”.