Início » E AGORA? SERÁ QUE ROGÉRIO ACEITA SER CANDIDATO A GOVERNADOR?

E AGORA? SERÁ QUE ROGÉRIO ACEITA SER CANDIDATO A GOVERNADOR?

  • por
Compartilhe esse post

Rogério Marinho diverge de Guedes e defende aumento do gasto público | Exame
Foto: Adriano Machado/Reuters

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, tem evitado falar em política ou candidatura para o pleito de 2022. Mas, nas vezes em que falou, externou desejo de ser candidato ao Senado pela chapa de oposição no RN.

O nome de Rogério foi turbinado com declarações de apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira e de outras lideranças políticas do Estado.

Rogério gostou do que viu e estimulou discretamente o movimento de apoio ao seu nome para ser candidato a senador da República no palanque do presidente Jair Messias Bolsonaro.

Por outro lado, em forma de reciprocidade, Rogério praticamente lançou o nome do prefeito de Natal, Álvaro Dias, para ser candidato a governador do Estado. Seria a chapa Álvaro e Rogério, com o apoio dos demais partidos integrantes da oposição.

Porém, nesta terça-feira, 29, o prefeito de Natal deu duas declarações. Na primeira, acenou para a governadora Fátima Bezerra ao dizer que uma aliança com a filha de Dona Luzia não seria algo impossível. Repercussão grande na oposição e cobrança forte em cima de Álvaro.

O prefeito de Natal foi praticamente ‘obrigado’ a dar outra declaração para suplantar a primeira, que havia agradado governistas, mas abalou os pilares da oposição. Deu a segunda, sem negar a primeira. Pelo menos foi assim em relação ao blog Tulio Lemos.

Então, Álvaro Dias diz em letras garrafais: “Meu candidato a governador é Rogério Marinho”. Governador? Sim. Álvaro Dias acabava de lançar o nome do ministro Rogério Marinho para governador do Estado.
Na verdade, Álvaro Dias apoiará Rogério Marinho para qualquer cargo que ele disputar. O prefeito é grato por tudo que o filho de Valério tem feito em relação a sua gestão em Natal, enviando milhões e milhões do ministério que comanda em Brasília.

E agora? Rogério Marinho aceita ser candidato a governador pela oposição com apoio do prefeito de Natal? Em caso positivo, a disputa silenciosa que ocorre hoje em relação à vaga de senador na oposição, entre Rogério Marinho e Fábio Faria, chegaria ao fim.

Estaria então formada a chapa da oposição com o apoio do presidente Jair Bolsonaro: Rogério Marinho para governador e Fábio Faria para senador da República. A vaga de vice seria para negociar com aliados.
O problema é que dificilmente Rogério vai aceitar ser candidato a governador. É improvável que não seja; mas não é impossível. Hoje, o ministro não arriscaria disputar contra Fátima.

Álvaro tentou ‘fugir’ da pressão dos aliados e criou uma situação nova que vai ter que avaliada pela oposição: A possibilidade da candidatura de Rogério Marinho ao Governo do RN.

Se aceitar o desafio, Rogério vai polarizar com Fátima no aspecto ideológico e vai comparar ‘obras’ de seu ministério com as do Governo do Estado. Mas isso é tema de outra análise.

E aí Rogério? Aceita ser candidato a governador ou vai lutar pelo ‘céu’?


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *