Início » EM CONVÊNIO COM A CEF, GOVERNO DO RN FARÁ OBRAS EM 100 ESCOLAS ESTADUAIS

EM CONVÊNIO COM A CEF, GOVERNO DO RN FARÁ OBRAS EM 100 ESCOLAS ESTADUAIS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta segunda-feira (30), o Governo do Estado assinou contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para prestação de assessoria técnica no diagnóstico do tipo de serviço a ser feito e o custo estimado para obras em 100 escolas da rede estadual.

“Não tenho nenhuma dúvida que o convênio que traz a marca da Caixa Econômica significará para nós resolutividade. O que eu peço à Caixa é que ela possa ser cada vez mais célere e eficiente. Porque quanto mais dias passarmos sem essa obra, sem essa manutenção ser feita, quem perde é o estudante, suas famílias, os professores, servidores, as cidades, o Estado”, avaliou a chefe do poder Executivo estadual em solenidade no auditório da governadoria, Centro Administrativo.

A CEF tem um programa de assessoria técnica a órgãos públicos. “A caixa possui um corpo técnico altamente especializado, muita experiência para esse acompanhamento de obras públicas”, pontuou o superintendente de Rede, Cleiton Beje, que destacou tratar-se do “maior contrato da caixa assinado em 2022”.

O trabalho vai identificar as unidades que comportam apenas manutenção e as que necessitam de algo maior, que é a reforma das instalações. No caso de manutenção, a estimativa é de R$ 500 mil, em média, por unidade. Os recursos têm como origem o Programa Nova Escola Potiguar (PNEP).

“Esse é um momento ímpar para a educação do Rio Grande do Norte. Para que nossos jovens tenham dignidade de ter escolas de boa qualidade. Fizemos um diagnóstico e identificamos 100 escolas que precisam passar por um processo de recuperação”, afirmou o secretário de Educação, Getúlio Marques. Desde o início da atual gestão, já forma reformadas e recuperadas 360 escolas da rede estadual.

Acompanharam a governadora os secretários Gustavo Coelho (Infraestrutura), Maria Luíza Tonelli (Semjidh), Carlos Cerveira (Control); a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; os adjuntos da Segurança, Osmir Monte, da Tributação, Álvaro Luiz, e da Sethas, Ariano Oliveira; Procurador Geral Adjunto, Duarte Santana; os diretores da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, do Detran, Jonielson Pereira, e do DER, Natécia Nunes; e o subsecretário da Juventude, Gabriel Medeiros.

Pela CEF, participaram o superintendente Executivo de Governo, Lamarck Rodrigues Mangueira; o gerente de filial, Silvio José Conceição. Também registraram presença os deputados estaduais, Hermano Morais e Francisco Medeiros, os vereadores de Natal, Luciano Nascimento e Brisa Bracchi, de Nova Cruz, Marione Moreira, de Parelhas, Messias Medeiros, e de Equador, Mariano, e os presidentes da Fetarn, Erivam do Carmo, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz, Edmilson Gomes.

Nova Escola Potiguar

O Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) é conjunto de ações estruturantes na área da educação do RN. O programa prevê a criação de 12 Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, os IERNs, em todas as regiões do RN, sendo, com área mínima de 8.00 m² e previsão de conclusão até o final de 2022.

O PNEP também irá construir 10 novas escolas estaduais com salas de aula, laboratório, áreas de convivência, setor administrativo, quadra coberta, refeitório, entre outros ambientes. O novo conjunto de escolas a serem construídas representarão um investimento de R$ 40 milhões.

Além da manutenção e recuperação de 100 escolas estaduais, o PNEP planeja reformar 60 unidades estaduais de ensino. As escolas serão escolhidas partindo do planejamento estratégico de engenharia realizado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *