O presidente do Partido Progressista (PP) em Natal e presidente da Câmara Municipal de Natal, o vereador Ériko Jácome, conversou com a equipe de reportagem do Diário do RN, analisando sobre o cenário político municipal e os possíveis apoio para a sucessão para a Prefeitura.
Ériko Jácome espera ansioso e torce para que o prefeito anuncie, já nos próximos dias, o apoio ao candidato Paulinho Freire, por acreditar que é uma boa opção pra Natal. Leia na íntegra a entrevista concedida a repórter Carol Ribeiro.
DIÁRIO DO RN: Como o senhor analisa a importância de Álvaro nesse palanque, no apoio ao projeto de Paulinho Freire, já que o senhor tem essa forte ligação com ambos?
ÉRIKO JÁCOME: “Sem sombra de dúvida, nas últimas entrevistas que o prefeito deu, sempre elogiando muito o trabalho que Paulinho vem fazendo não só como vereador, como presidente da câmara e também como deputado federal. Sempre ele e o prefeito Álvaro Dias tiveram amizade de longas datas, sempre o deputado federal Paulinho Freire apoiou as candidaturas de Álvaro Dias. Essa união é um desejo não só meu, como da maior parte dos vereadores de Natal, que o prefeito Álvaro Dias venha anunciar o mais breve possível o apoio ao deputado federal Paulinho Freire”.
DIÁRIO: É possível que Álvaro Dias anuncie o apoio nos próximos dias?
ÉRIKO: “Pela amizade que os cerca, pela confiança que os dois têm. É isso que a gente vem trabalhando. E de fato a gente não só está trabalhando como acredita, como torce, para que isso aconteça o mais breve possível, para que a gente possa entrar numa pré-campanha sabendo dessas definições”.
DIÁRIO: O Diário do RN recebeu informação de que o senhor estaria fazendo essa mediação e que Álvaro anunciará nesta semana o apoio ao Paulinho Freire. O senhor confirma?
ÉRIKO: “Não, eu desconheço. Eu confirmo que eu sempre participo das conversas, as conversas estão muito boas, mas eu desconheço data, previsão e continuo na torcida”.
DIÁRIO: O senhor vem conversando com Álvaro Dias nesse sentido?
ÉRIKO: “Existem conversas, mas estamos aguardando ansiosamente por esse anúncio, que certamente e só poderá ser feito através do prefeito. Quando ele se sentir apto, que sua gestão tiver concluída da forma que ele já vem falando na imprensa, que nesse momento não vai fazer política, vai administrar Natal fazendo as grandes obras e, logo em seguida, certamente vai anunciar o seu pré-candidato e a torcida do PP é que seja Paulinho Freire como a melhor opção pra Natal”.
DIÁRIO: Qual a opinião do senhor sobre as demais pré-candidaturas a prefeito de Natal, inclusive sobre o destaque para o nome de Joana Guerra na última pesquisa divulgada. O senhor acredita que é uma possibilidade?
ÉRIKO: “Sem sombra de dúvida que Joana Guerra é um grande nome que surgiu, uma pessoa muito responsável, mas hoje eu torço que haja um entendimento da parte do Executivo e que o nome de Joana seja bem aproveitado para uma vice (candidatura) ou para fazer parte de um plano de governo, de novas expectativas e crescimento pra Natal. Hoje eu sei do resultado e do respeito que Carlos Eduardo está tendo dos eleitores e acredito que ele realmente tenha uma votação expressiva, mas acredito também no crescimento de Paulinho e que ele possa chegar ao segundo turno e certamente ter uma votação tanto do segmento evangélico, como do crescimento da direita e também das lideranças, suplentes de vereadores, 70% da Câmara Municipal de Natal que já o apoia, e sem sombra de dúvida isso ainda não chegou nas pesquisas. Quando chegar, o pré-candidato Paulinho Freire vai crescer e vai ter um grande avanço nas pesquisas da capital do Estado”.
DIÁRIO: Como foi a formação da nominata do PP em Natal?
ÉRIKO: “Fizemos um trabalho árduo de um ano de conversas com diversos líderes e suplentes de vereadores e fizemos uma grande nominata com boa perspectiva. Temos primeiros e segundos suplentes e também candidatos a vereadores que estão saindo pela primeira vez, mas já têm uma história pautada por relevantes serviços prestados em Natal. Também candidaturas como a de Daniel; Dickson Junior não é mais candidato, e ele assume esse legado para manter acesa uma militância que é dele. Temos a candidatura do ex-vereador Cícero Martins, do ex-vereador César de Adão Eridan e diversas candidaturas de primeiros suplentes como Claudio Custódio, Pedro Henrique, como Márcio Gomes e outros nomes que também são suplentes de vereadores. Todos que se unem num projeto único, que vem para fazer história. Mesmo sabendo que o PP é o quarto maior partido, tanto a nível nacional, quanto no estado do Rio Grande do Norte, sem sombra de dúvida vai ser um grande partido na capital do estado”.
DIÁRIO: Todos esses nomes estão apoiando o projeto a majoritária de Paulinho Freire?
ÉRIKO: “A princípio, o PP sob o comando do presidente da câmara, que sou eu, estamos apoiando o pré-candidato a prefeito, deputado federal Paulinho Freire. Mas não teve ainda conversa com todos os candidatos (à prefeito) ainda, a gente não teve oportunidade, mas o sentimento e também a declaração da maioria é em apoio à candidatura do pré-candidato a prefeito da nossa cidade, deputado federal Paulinho Freire”.
DIÁRIO: O senhor falou em conversar com outros candidatos. Os candidatos têm procurado o PP para conversar e o senhor vai conversar com os demais?
ÉRIKO: “Não, não. O PP já está fechado com o candidato a prefeito Paulinho Freire”.