
Desde o fim de semana, a população que mora ou transita entre entre Pium e Natal está sofrendo com transtornos acusados pelas fortes chuvas.
Depois do transbordamento de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Rota do Sol e a consequente interdição da via nos dois sentidos, mais uma estação de tratamento estourou na região.
A estação de tratamento da estrada da Lagoa de Pium (Lago Azul) rompeu na madrugada desta terça-feira (5) e está colocando em risco os moradores e o meio ambiente.
Segundo informações da população, além de deixar a estrada de Pium intransitável e comprometer casas, o acidente está fazendo com que o esgoto chegue ao estuário do rio Pium, que desemboca na praia de Pirangi.
Assim como o temor pela contaminação e invasão de esgoto nas residências, a população também teme que, com o aumento do nível do rio Pium, a ponte sobre o estuário seja ameaçada, podendo dificultar ainda mais o acesso da população às outras áreas da localidade e dos municípios vizinhos.
No entanto, o engenheiro Francisco Maciel, do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), descartou o risco de desabamento da ponte.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) afirmou que está operando a ETE e não ocorre mais transbordamento. A Caern informou ainda que a Defesa Civil de Parnamirim foi acionada e fará o levantamento da situação das casas na rua das Palmeiras, na estrada do Lago Azul.
“A Companhia está fazendo trabalho de limpeza e aterro na rua das Palmeiras para permitir a passagem dos veículos. A Caern também fará a recuperação da lagoa que transbordou”, disse a Caern através de nota.
Com informações da Tribuna do Norte