Início » FACEBOOK DERRUBA PERFIS DE MILITARES COM FOCO NA AMAZÔNIA

FACEBOOK DERRUBA PERFIS DE MILITARES COM FOCO NA AMAZÔNIA

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Reprodução

A empresa Meta, que controla o Facebook e o Instagram, derrubou uma rede de perfis falsos que atuavam na disseminação de desinformação sobre a Amazônia. O relatório publicado nesta quinta-feira (7) pela agência Grqphika, revela que os perfis tinham ligações com “dois indivíduos ligados ao exército brasileiro”.

Segundo o relatório, a rede era controlada por dois brasileiros “servindo ativamente no exército em dezembro de 2021, de acordo com registros do governo brasileiro de pagamentos de funcionários federais”. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

O relatório esclarece que os envolvidos associados aos militares não quer dizer que o grupo seja controlado ou comandado pelas Forças Armadas.

A Meta afirma no documento que removeu 14 contas e 9 páginas do Facebook, além de 39 contas do Instagram, a explicação é que estariam violando a política contra “comportamento inautêntico coordenado”.

A agência Graphika, afirma que a rede era relativamente pequena comparada às que a dona do Facebook já removeu anteriormente por esse motivo. E que as páginas não conseguiram números altos de engajamento e audiência: cerca de 1.200 seguidores em suas páginas no Facebook e mais de 23 mil em seus perfis no Instagram.

Mas afirma que foram encontrados sinais claros de ação coordenada. O documento da Meta. “Encontramos essa rede como resultado de nossa investigação sobre suspeita de comportamento inautêntico coordenado na região. Embora as pessoas por trás dele tenham tentado esconder suas identidades e coordenação, nossa investigação encontrou ligações com indivíduos associados às Forças Armadas brasileiras”.

Com informações do G1


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *