“Avançamos mais um estágio muito importante e que, aos poucos, materializa nosso sonho da duplicação da BR-304. Agora, com a ordem para a contratação da empresa que vai desenvolver os projetos básicos e executivos de engenharia”, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT), ao comemorar a contratação da empresa vencedora da licitação para elaboração do projeto para a adequação e duplicação da BR-304, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A RTA Engenheiros Construtores Ltda. já recebeu ordem de serviço para começar os estudos e projetos básicos e executivos para os serviços. Esta etapa custará R$ 15,5 milhões e deve ficar pronta em um ano.
“Essa obra é essencial à economia do Rio Grande do Norte porque, por essa rodovia, passa boa parte de tudo que produzimos ou recebemos em nosso Estado. É rota de escoamento de parte da nossa produção. Por outro lado, quando estiver pronta, será uma rodovia muito mais segura para quem trafega. Apresentamos nossas prioridades e todas foram acatadas dentro do PAC, e isso é sensibilidade, mostra compromisso, parceria institucional e respeito, na construção de uma agenda de crescimento econômico e social entre o governo federal e os estados”, explicou Fátima.
A governadora disse ainda que a duplicação da BR-304 será realizada em duas etapas, com o primeiro lote começando na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará e seguindo até o município de Angicos. Já o segundo lote começa em Angicos e termina na Reta Tabajara, em Macaíba, no entroncamento que dá acesso à BR-226. O valor estimado para a conclusão das obras é de até R$ 2,8 bilhões e está incluso no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
“Já estamos com o projeto executivo da BR-304 em curso. Isso significa mais infraestrutura rodoviária não apenas para o nosso estado, mas para todo o Nordeste. Os investimentos estão chegando, a parceria e o diálogo voltaram, e tenho certeza que no que depender da minha vontade e do presidente Lula, o Rio Grande do Norte continuará na agenda de investimentos”, afirmou Fátima Bezerra.
O secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, explicou que a licitação foi iniciada em janeiro passado e chegou à sua etapa final, chamada adjudicação, com a contratação da empresa vencedora e a assinatura da ordem de serviço, documento protocolar obrigatório para que esta esteja autorizada a fazer os procedimentos necessários para elaboração do projeto executivo da adequação e duplicação da BR-304.
Gustavo disse ainda que as obras contemplam toda a extensão da BR-304 desde o entroncamento com a BR-226, que é exatamente o final da Reta Tabajara, até a divisa do RN com o Estado do Ceará, ou seja, 289 quilômetros. “Será uma obra completa, toda a rodovia será adequada e duplicada. “A empresa RTA Engenheiros Consultores LDTA foi a vencedora e já está trabalhando, fazendo todo o levantamento de campo para que o projeto, de fato, possa ser iniciado e concluído”, em entrevista à 98 FM Natal, nesta quinta-feira (21).
Segundo Gustavo, a BR-304 é estratégica para o desenvolvimento do RN por proporcionar o escoamento de produção e garantir fluidez e segurança para o tráfego de pessoas e mercadorias. E defendeu que sua adequação e duplicação é urgente por se tratar de uma obra que fará toda a diferença para a logística do Rio Grande do Norte. “A rodovia mais importante do Estado, por conectar todas as regiões do RN e se liga a todo o sistema rodoviário federal e estadual e a duplicação permitirá se se tenha uma capacidade de fluxo muito melhor e mais seguro do que o atual”, disse.
FÁTIMA NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
Em Brasília, onde cumpre agenda administrativa, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para falar sobre outras obras estruturantes desejadas no Estado. Ela também apresentou ao auxiliar do presidente Lula (PT) o projeto do Porto-Indústria Verde, que será construído em Caiçara do Norte para viabilizar a produção e exportação de hidrogênio verde no Litoral Potiguar, marcando de vez a mudança da matriz energética no Rio Grande do Norte.
Além da adequação e duplicação da BR-304, foram discutidos ainda projetos de infraestrutura rodoviária apresentados anteriormente ao ministro, como a federalização do trecho da BR-226 entre os municípios de Currais Novos e Florânia, que está em na última etapa e aguardando apenas a assinatura do Termo de Transferência de Federalização, que deve ser feito em breve.
Também a elaboração do projeto executivo para implantação da BR-104 com federalização de trechos desta e a publicação do edital para execução das defensas da Ponte Newton Navarro e dragagem do Rio Potengi. Também está em fase de lançamento o edital para contratação do projeto de implantação e adequação da BR-104, rodovia federal que interliga os estados do RN, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. As obras devem ser feitas entre Macau e Maceió (AL).