Início » GOVERNO DO RN PASSARÁ A DISTRIBUIR ABSORVENTES PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

GOVERNO DO RN PASSARÁ A DISTRIBUIR ABSORVENTES PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução/Redes Sociais

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou no início da tarde desta sexta-feira (29) que o estado passará a fornecer absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a Chefe do Executivo, serão contempladas estudantes da rede estadual cadastradas no CadÚnico, pessoas em situação de rua, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e mulheres privadas de liberdade.

A solicitação para distribuição gratuita dos absorventes já havia sido feita pela deputada Isolda Dantas (PT) durante sessão na Assembleia Legislativa no dia 15 de outubro. “Sem absorventes, há mulheres que chegam a usar miolo de pão e outros materiais não adequados. Isso pode causar infecções repetidas vezes e levar a esterilidade em alguns casos”, justificou quando fez a solicitação.

APÓS VETO PRESIDENCIAL, DEPUTADA DO RN SOLICITA AO GOVERNO A DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE ABSORVENTES

“No governo desta professora, nenhuma menina precisará faltar aula ou usar miolo de pão nos dias em que estiver menstruada! Vamos combater a pobreza menstrual no RN!”, garantiu Fátima durante o anúncio. 

Veja vídeo:

Divulgação

Veto presidencial 

No dia 07 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) sancionou a criação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei 14.214). O chefe do Executivo, no entanto, vetou a previsão de distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua, que era a principal medida determinada pelo programa. A atitude repercutiu negativamente entre parlamentares e a população. O Congresso ainda pode derrubar o veto presidencial.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *