Início » GOVERNO FEDERAL SOCORRE ESTADOS NORDESTINOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS

GOVERNO FEDERAL SOCORRE ESTADOS NORDESTINOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS

  • por
Compartilhe esse post

Córrego do Abacaxi, em Olinda (PE) Foto: BRUNO CAMPOS/JC

As chuvas têm castigado o Nordeste brasileiro. Mas o Governo Federal está atento às necessidades da região.

Nesta madrugada, a situação em Pernambuco se agravou e já passa de 35 o número de mortes. O Ministério do Desenvolvimento Regional acionou as Forças Armadas para atender aos municípios.

Além disso, uma equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil em Pernambuco para prestar auxílio para que o reconhecimento federal da situação de emergência seja publicado o quanto antes, possibilitando o início das liberações de recursos.

“O MDR conta com cerca de R$ 1 bilhão para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais eventualmente interrompidos, oriundos de duas medidas provisórias assinadas pelo Presidente da República”, destacou o ministro Daniel Ferreira.

Após a estiagem, os recursos também podem ser utilizados para reconstrução de infraestruturas públicas e casas eventualmente destruídas em razão das chuvas.

Segundo o ministro, por determinação do presidente Jair Bolsonaro, a equipe do MDR permanecerá em Pernambuco pelo tempo que for necessário para auxiliar os municípios.

Ontem, sexta-feira (27), o próprio Ministro do Desenvolvimento Regional sobrevoou os municípios atingidos em Alagoas, outro estado nordestino que também está sendo castigado pelas fortes chuvas.

Já foi publicado o reconhecimento federal da situação de emergência de 13 municípios daquele estado. São eles: Feliz Deserto, São Miguel dos Campos, Traipu, Maceió, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Roteiro, Rio Largo, Penedo, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro.

O Ministro anunciou uma primeira liberação de recursos no valor de R$ 2,5 milhões para ações de socorro e assistência humanitária (colchões, kits de higiene, cestas básicas, água, etc) para os municípios mais atingidos. “Vamos permanecer auxiliando na elaboração de planos de trabalho e nos próximos dias haverá mais liberações de recursos”, garantiu Daniel Ferreira.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *