Nesta sexta-feira (17) comemorou-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data firmada desde 2019. O objetivo é aumentar o engajamento público na segurança dos cuidados de saúde e reduzir os danos aos pacientes. Trata-se de uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que conta com a participação dos hospitais universitários federais da rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC).
No estado, os hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participam, em conjunto, da ação. São eles: O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz; o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL); e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), esses dois em Natal.
Neste ano a campanha foca no cuidado materno e neonatal seguro, com o slogan “Aja agora para um Parto Seguro e Respeitoso”. De acordo com a enfermeira, chefe do setor de qualidade da Maternidade Escola Januário Cicco, Edna Marta da Silva, “este ano com base nos dados de que 810 mulheres e 6.700 recém-nascidos morrem por dia no mundo por complicações no parto ou gravidez e que 2 milhões de bebês morrem dentro da barriga da mãe por ano, foi lançada o tema para este ano: Cuidado materno e neonatal seguro”.
Sobre a programação da maternidade, apesar do Dia Mundial da Segurança do Paciente ter sido comemorado nesta sexta (17), a enfermeira destaca que “nossa programação começou no dia 02 e todas as quintas-feiras temos uma atividade educativa como lives sobre pré-natal de baixo alto risco, parto seguro, nascimento seguro e alta segura e boas práticas na assistência a mulher e recém-nascido que se encerram na próxima quinta (23)”.
Ontem (17), no dia mundial, foram feitas ações educativas nos setores assistenciais dos hospitais sobre o checklist do parto seguro, que é um questionário que confere se todos os procedimentos necessários para um parto, garantindo uma assistência segura para a mãe e o bebê.