Início » INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO APRESENTA EQUIPAMENTOS QUE VÃO PRODUZIR ATLAS EÓLICO E SOLAR

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO APRESENTA EQUIPAMENTOS QUE VÃO PRODUZIR ATLAS EÓLICO E SOLAR

  • por
Compartilhe esse post

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do Instituto SENAI de Inovação (ISI) recebeu, na última segunda-feira (3), a visita do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado. Na oportunidade, o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista e o diretor do CTGAS-ER e ISI, Rodrigo Melo, apresentaram as tecnologias que serão empregadas no projeto Atlas Eólico e Solar.

O secretário Jaime Calado, o adjunto Silvio Torquato, o coordenador de desenvolvimento energético Hugo Fonseca e a técnica Emília Casanova, da Sedec, conheceram as tecnologias implementadas para produção do projeto e o modelo de estação solarimétrica utilizado, que possui medidores de umidade e temperatura ambiente, radiação solar além de velocidade e qualidade dos ventos.

Os equipamentos serão instalados nesta semana. As torres terão 3 metros de altura e serão implantadas em seis 6 estações solarimétricas nos municípios de Lajes, Jandaíra, Nova Cruz, Santa Cruz, Mossoró e Pau dos Ferros. Em Jandaíra, nos limites entre Pedro Avelino, Guamaré e Galinhos estará uma torre única no país.

“Teremos uma torre com 170 metros de altura, será a primeira do Brasil e deve analisar a força e velocidade dos ventos potiguares mais altos, qualificando o estado para a chegada de torres eólicas maiores e plantas offshore (no mar)” explicou o diretor do CTGAS-ER e ISI, Rodrigo Melo.

Jaime Calado destacou a importância do Atlas para o futuro da geração limpa no estado. “Este é um projeto de iniciativa e investimento do Governo do Estado para garantir que o RN continue na liderança do setor, com investimentos cada vez mais robustos, geração de empregos de qualidade e destacando-se cada vez mais na ciência e inovação”, declarou o titular da Sedec.

A equipe da Sedec conheceu ainda alguns dos laboratórios para desenvolvimento de tecnologias em energia eólica, solar, gás natural. Durante a apresentação, o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, explicou como o investimento em pesquisa contribui para o Estado: “Nossos laboratórios especializados em energias renováveis que estão dentro do Instituto SENAI de Inovação (ISI) podem gerar negócios e trazer empresas para o Rio Grande do Norte”, finalizou.

Fonte: Secoms Fiern.


Compartilhe esse post
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *