Após três anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC), Jaime Calado se despede da secretaria para uma disputar vaga na Câmara dos Deputados. O agora ex-secretário, deixa também, presidência das Câmaras, que criou e instalou desde 2019 ao assumir a pasta. Calado irá se descompatibilizar nesta sexta-feira, 1º.
Durante reunião realizada nessa quinta, 31, Calado apresentou um balanço dos trabalhos realizados pela secretaria nos últimos três anos de gestão para membros das sete Câmaras Setoriais do RN.
“Desde o início, a governadora Fátima Bezerra tem conduzido sua gestão com base no diálogo com os empresários. Eu vim para essa secretaria para aproximar o empresariado do governo e o governo do empresariado, e é exatamente isso que fizemos”, disse.
O secretário destacou a importância da reformulação dos incentivos fiscais, em especial do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico (Proedi), que recuperou a competitividade do estado, possibilitou investimentos e a criação de empregos e ainda fomentou a Ciência, a Tecnologia e a Inovação.
“Quando criamos o Proedi fizemos questão de incluir uma cota para recuperar o fundo da Ciência, Tecnologia e Inovação, que estava zerada e sem fonte nenhuma de recursos, e assim a Fapern voltou à vida”, relembrou Jaime. “Também reativamos o Conselho da Ciência e Tecnologia, o Coneciti, que não se reunia desde 2013, e incluímos o “i”de Inovação, porque não tinha, e é isso que o RN precisa e que as empresas precisam, Inovação.
Nas redes sociais, ele ainda fez agradecimentos aos que estiveram ao seu lado ao longo dos anos à frente da Secretaria.