Início » JEAN PAUL QUESTIONA ENCONTRO PROMOVIDO POR FÁBIO FARIA ENTRE BOLSONARO E ELON MUSK: “VAI TER SIGILO DE 100 ANOS SOBRE ISSO?”

JEAN PAUL QUESTIONA ENCONTRO PROMOVIDO POR FÁBIO FARIA ENTRE BOLSONARO E ELON MUSK: “VAI TER SIGILO DE 100 ANOS SOBRE ISSO?”

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

A vinda ao Brasil do bilionário dono da Space X, Elon Musk, na última sexta-feira, 20, gerou uma série de questionamentos do senador Jean Paul Prates (PT/RN).

No Twitter, Jean Paul comentou o encontro entre Musk e Bolsonaro e destacou que a “família vem da mineração na África do Sul e investe na eletromobilidade de luxo monta um sistema de “monitoramento da Amazônia” por satélites privados (desprezando o INPE) e “oferece” serviço (pago) de internet para escolas.”

Sobre os investimentos anunciados para a Amazônia, o parlamentar questionou:

“Pergunto: foram (vão ser) respeitados os procedimentos do Direito Administrativo na contratação do serviço de Musk? Porque vem um bilionário ao País e o Presidente da República vai até ele (e não o contrário)? Que discussões mantiveram? Vai ter sigilo de 100 anos sobre isso?”.

Entenda o que Elon Musk veio fazer no Brasil

A convite do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PL), Elon Musk chegou ao interior de São Paulo na manhã da última sexta para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro, além de outros políticos e empresários.

O homem mais rico do mundo quer levar a Starlink para a Amazônia.

A Starlink é um projeto da Space X, empresa de Musk que se destaca mundialmente como fornecedora de sistemas de lançamento espaciais – e como a única a utilizar foguetes reutilizáveis (que reduzem custos e aumentam a frequência de lançamentos) até o momento.

O objetivo da Starlink é, a partir dos serviços da Space X, oferecer internet banda larga via satélite em todo o mundo. Os primeiros satélites foram lançados em maio de 2019, e a ideia é construir uma rede com dezenas de milhares de satélites na órbita terrestre baixa (a uma distância de cerca de 550 km – a Estação Espacial Internacional, em comparação, está a 400 km).

A empresa geralmente fornece serviços para clientes convencionais (como eu e você), mas recentemente manteve contato com o governo federal brasileiro para discutir possibilidade de atuação por aqui.

O bilionário disse em sua conta no Twitter que estava muito animado para tais missões e que os satélites da Starlink poderão levar internet a 19 mil escolas.

Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) concedeu à Starlink, em janeiro, o direito de oferecer seus serviços em todo o território brasileiro, até 2027. Em fevereiro, quando a empresa começou as operações por aqui, o governo do Amazonas declarou que mantinha contato para instalação da tecnologia no estado.

Os possíveis acordos entre governantes brasileiros e Musk, que recentemente anunciou a compra do Twitter por US$ 44 bilhões (mas talvez volte atrás), não foram divulgados ainda. Por enquanto, especialistas afirmam que os sistemas de monitoramento disponíveis, por exemplo, já dão conta do recado na Amazônia. Segundo eles, o que falta não são satélites, mas a fiscalização do poder público.

Sobre o sigilo de 100 anos

A menção de Jean Paul se dá diante do sigilo de 100 anos imposto pelo

GSI (Gabinete de Segurança Institucional) às reuniões entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e pastores que teriam negociado recursos do Ministério da Educação com prefeitos. Dados esses que acabaram sendo divulgados posteriormente.

O Planalto já recorreu ao mesmo expediente para colocar em segredo um processo administrativo contra o ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde) e o cartão de vacinação de Bolsonaro.

O próprio presidente fez piada com as imposições de sigilo em sua conta no Twitter. Ao ser perguntado sobre o motivo de colocar em segredo assuntos “espinhosos/polêmicos”, respondeu que as pessoas saberão “em 100 anos”.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *