Início » MORADORES DE NATAL PODERÃO APRECIAR O ECLIPSE SOLAR ANULAR NESTE SÁBADO (14)

MORADORES DE NATAL PODERÃO APRECIAR O ECLIPSE SOLAR ANULAR NESTE SÁBADO (14)

  • por
Compartilhe esse post

Professor José Dias explica sobre melhor forma de observar o eclipse – Foto: Reprodução

A capital potiguar será a melhor cidade do Brasil para observar o eclipse solar anular de 2023, que acontece no final da tarde deste sábado (14). O fenômeno ocorre devido ao posicionamento da lua entre o sol e a terra, o que deixa os astros simétricos pelo tamanho aparente ser o mesmo.

Na ocasião, os natalenses poderão contemplar 88,52% da cobertura do eclipse que vai começar por volta das 15h45. Natal e João Pessoa (PB), serão as únicas capitais do país em que o “anel de fogo” poderá ser visto. Ele consiste em uma borda fina da estrela, ao redor da silhueta lunar.

O Professor de Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisador da área de Estrelas e Exoplanetas, José Dias do Nascimento, explicou que o eclipse solar anular ocorre duas vezes por ano, mas na maioria das vezes eles acontecem no mar, e por isso de difícil visualização.

O professor ressaltou ainda a necessidade de tomar alguns cuidados para poder observar o fenômeno sem prejudicar a saúde ocular. “A gente não tem como observar o eclipse sem o devido cuidado porque pode rapidamente queimar a retina. Nós podemos ter um processo irreversível de dano do olho”, esclarece José Dias.

Para este sábado, o recomendado é que os potiguares utilizem óculos escuros, utilizar filtro de soldador ou uma máscara de proteção para a observação do sol. “Não é aconselhado em hipótese alguma utilizar instrumentos como binóculo, telescópio”, explica o professor.

Outra precaução a ser tomada é observar o eclipse em pequenos momentos, segundo o Prof. José Dias três minutos é o máximo de observação. É importante descansar a visão por dois ou três minutos.

O último eclipse solar anular aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil. O próximo, após o de 14 de outubro, está previsto para acontecer em 2 de outubro de 2024.

Confira a tabela com a lista das capitais com a melhor visualização do eclipse:


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *