Início » OLHE PARA CIMA: TEMPESTADE DE METEOROS PODERÁ SER VISTA EM NATAL NESTA MADRUGADA, 31

OLHE PARA CIMA: TEMPESTADE DE METEOROS PODERÁ SER VISTA EM NATAL NESTA MADRUGADA, 31

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: NIVARDO MELO

A população de Natal poderá ser testemunha de um fato inusitado. Na madrugada desta terça-feira (31), entre 0h e 2h (horário de Brasília), está previsto o fenômeno “Tau-Herculídeas”, uma chuva de meteoros.

O astrônomo José Dias do Nascimento Júnior, professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN (DFTE), explicou que “as previsões para esse fenômeno são de 200 a 2 mil meteoros por hora. A observação depende de muitos fatores”.

Segundo ele, o ideal para uma melhor observação é estar em uma região que tenha poucas luzes artificiais.

O astrônomo informou que “esse evento vai ser mais forte nas regiões Norte e Nordeste do país. Nós vamos ter uma visibilidade privilegiada. Vamos ter que olhar para o céu na direção Noroeste”.

Não será preciso nenhum equipamento como binóculo ou telescópio para ver a chuva de meteoros, já que, de acordo com José Dias, esses “são fenômenos grande-angulares”.

A dica do professor aos interessados em acompanhar o fenômeno é o deslocamento para regiões mais altas.

“Uma região um pouco mais elevada vai dar acesso a esta observação. Nossos alunos da UFRN devem se reunir para observar. Lugares com boa visibilidade para o pôr do sol, como as dunas, são boas opções”.

Essa chuva intensa de meteoros prevista para a madrugada desta terça-feira (31) é resultado da passagem da Terra na cauda esfacelada do cometa 73P.

“Este cometa vem se desmanchando, e sempre que a Terra cruza, causa a entrada de restos desse cometa, que, quando cruzam o céu, deixam esses riscos”, detalhou o professor.

Com informações do G1 RN


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *