Início » OPOSIÇÃO CONVIDA PARTIDOS DE CENTRO PARA NOVO PEDIDO DE IMPEACHMENT

OPOSIÇÃO CONVIDA PARTIDOS DE CENTRO PARA NOVO PEDIDO DE IMPEACHMENT

  • por
Compartilhe esse post

Alessandro Molon e Marcelo Freixo
Reprodução/Twitter

Diante da crise gerada após a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nas manifestações de 7 de setembro, partidos de oposição na Câmara planejam apresentar um novo pedido de impeachment contra o o chefe do Executivo, desta vez com a adesão de partidos de centro.

Líderes da oposição marcaram para a próxima quarta-feira (15/9) uma reunião na Liderança da Minoria, com a participação de deputados do Cidadania, Solidariedade e PV, que já estavam em conversas com o grupo. Depois, as siglas deverão participar de um almoço na Liderança do PDT.

Também foram convidados para o encontro o PSDB, que se declarou oposição nesta semana; o PSD, presidido pelo ex-ministro Gilberto Kassab, e o MDB, comandado pelo deputado Baleia Rossi (SP).

“Vamos ampliar esse processo. Na semana que vem tem reunião com vários partidos para que a gente dê encaminhamento ao pedido de impeachment. Bolsonaro não tem condição de governar esse país”, disse o líder da Minoria, deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ).

A ideia é ampliar a pressão sobre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que ele dê início à tramitação do pedido de impeachment. O entendimento é de que o apoio de partidos que faziam parte da base bolsonarista ou que se mantinham numa posição de independência do governo pode dar tração à pauta.

Bancadas
Apesar de reforçarem a resistência a Bolsonaro, juntas, as bancadas de centro dispostas a aderir à pauta da oposição somam 126 deputados. Essa adesão, no entanto, não é unânime em nenhuma das siglas.

No PSD, por exemplo, apesar de Kassab já ter indicado o distanciamento do partido de Bolsonaro, líderes da legenda afirmam que dos 34 parlamentares, pelo menos 22 continuam com o governo.

Já os partidos de oposição somam (PT, PSB, PDT, PSol, PCdoB e Rede) somam 127 deputados.

O envio do processo para julgamento no Senado só poderia ser autorizado pela Câmara com 342 votos favoráveis.

*Com informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *