Início » PATRIMÔNIO CULTURAL DE EXTREMOZ, FESTA DE SÃO MIGUEL ATRAI POLÍTICOS DO RN

PATRIMÔNIO CULTURAL DE EXTREMOZ, FESTA DE SÃO MIGUEL ATRAI POLÍTICOS DO RN

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução/Internet

O município de Extremoz, na região metropolitana de Natal, celebra o seu padroeiro, São Miguel Arcanjo. Neste ano, a festa tem um motivo ainda mais especial para ser comemorado. O evento religioso tornou-se patrimônio cultural e imaterial do município, através de lei municipal de autoria do vice-prefeito, Izidoro Filho. 

São Miguel possui uma longa história com o município. Além de padroeiro, ele dava nome à primeira igreja construída pelos jesuítas, em 1607. Erguida em estilo colonial, tinha 16 metros de altura, 13m de largura e 30m de comprimento. A lenda de um tesouro escondido pelos jesuítas, enterrado no alicerce do templo, levou a depredação da igreja, restando apenas ruínas. Também com o nome de São Miguel, a nova matriz foi criada por alvará régio do Rei Dom José de Portugal em 06 de junho de 1755.

Reprodução/Internet

Nesta sexta-feira (25) aconteceu a abertura oficial da festa que, neste ano, acontece sob o tema: “São Miguel Arcanjo, Perseverantes na Fé e na Eucaristia, Venceremos Todo o Mal”. A solenidade foi presidida pelo Padre João Pedro, pároco da Paróquia, e contou com a presença de representantes políticos do município e do governo.

Estiveram presentes a governadora do estado, Fátima Bezerra, além da prefeita e vice-prefeito de Extremoz, Jussara Sales e Izidoro Filho; a secretária de Estado Íris de Oliveira (Sethas) e o diretor-geral do DER, Manoel Marques, também marcaram presença.

“Hoje, mais do que nunca, é o momento de elevar nossas preces a São Miguel Arcanjo e pedir a ele, cada vez mais, bênçãos a Extremoz e o povo do Rio Grande do Norte para que possamos seguir em união e paz, trabalhando por melhores dias”, destacou a governadora durante a cerimônia. Ela ainda aproveitou o momento para falar sobre a pandemia da Covid-19 e da importância de se manter as medidas de biossegurança e se vacinar. “Temos a consciência serena de que temos feito o possível e o impossível para mitigar os impactos da pandemia”, disse. 

Nas redes sociais, a governadora registrou a presença na festa:

“Que momento lindo para a nossa cidade, me sinto muito feliz e grata a Deus, por todos esses momentos de fé, e muita emoção”, destacou ainda a Prefeita do município, Jussara Sales.

A programação da festa contará com uma missa todos os dias, sempre às 19h30, além de atrações culturais, barracas de artesanato, quermesse e, no último dia de comemorações, um show louvor com Padre Nunes. Os festejos seguem até o dia 29 de setembro.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *