Início » POTIGUARES SE DESPEDEM DE PADRE TIAGO, O APÓSTOLO DA ZONA NORTE

POTIGUARES SE DESPEDEM DE PADRE TIAGO, O APÓSTOLO DA ZONA NORTE

  • por
Compartilhe esse post

Divulgação

Faleceu na manhã deste sábado (09), por volta das 5h30, o Padre Tiago Theisen, aos 90 anos de idade. Ele estava internado há alguns dias no Hospital Rio Grande. As informações são da Arquidiocese de Natal.

Natural de Namur, na Bélgica, Padre Tiago é reconhecido pelo seu trabalho na ampliação da Zona Norte e no processo de construção de jardins de infância e alfabetização de mais de 42 mil crianças. 

O velório acontece na Igreja Matriz de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, zona norte de Natal, neste sábado (09), das 11h às 19 horas, quando será trasladado para a Capela de Santa Cruz, no Igapó. 

Neste domingo (10), às 8h, haverá a missa de exéquias, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Logo em seguida, haverá o sepultamento, na própria capela.

Fiéis e Políticos prestam condolências 

Padre Tiago estava no Brasil há mais de 50 anos e foi em Natal que fixou residência, onde se destacou pelo trabalho de educação e evangelização. Em todos esses anos, teve contato com grande parte da população da Zona Norte, incluindo gestores do estado e municípios onde atuou. 

Matilde Kelly é paroquiana de São Tiago Menor, na zona norte de Natal, igreja em que Padre Tiago esteve à frente durante muitos anos. Ela desde pequena teve contato com o sacerdote e lamentou sua partida. “Agradeço por todo zelo que teve com sua querida zona norte”, disse. 

Rosilene Oliveira, 32, foi educada em uma das creches instaladas pelo padre, o jardim Pinóquio, no bairro do Igapó. Ela lamenta sua morte e destaca a admiração pelo sacerdote. “Sempre que podia ele [Padre Tiago] aparecia lá no jardim para conversar e brincar com as crianças, era muito bom. Depois que cresci, que soube melhor da história de padre Tiago, minha admiração foi só aumentando”, lembrou.  

Políticos também lamentaram a perda. O secretário de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, e ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, lembrou da homenagem que foi feita, ainda em vida, com a inauguração de uma creche no Conjunto Plaza Garden, em São Gonçalo do Amarante, que recebeu o nome de Padre Tiago. Ele disse que este é um sábado de pesar pela morte do sacerdote. “Padre Thiago [sic] segue para a morada do pai celestial, mas deixa um legado inspirador de bondade e amor pelos mais necessitados”, disse o secretário.

A governadora Fátima Bezerra (PT) disse que o sábado amanheceu triste. Para ela, sua  história e legado servem de inspiração para  renovar o compromisso de continuar  lutando por um Rio Grande do Norte mais digno e com justiça social. “Vá em paz, querido Pe. Tiago… Em nome do povo do Rio Grande do Norte nossa imensa saudade e eterna gratidão”.

História

Jacquest Theisen (Pe. Tiago) nasceu em 23 de outubro de 1930, na cidade de Namur, na Bélgica, e foi ordenado sacerdote em 31 de julho de 1955. Ele veio para o Brasil há mais de 50 anos, em 1968, por causa da carência de novos sacerdotes. Naquele período a Arquidiocese de Natal contava apenas com 35 padres. Tiago chegava para somar.

Divulgação

Naquela época, Natal era bem diferente do que é hoje. Sempre atento à evangelização, à educação e à cidadania, o sacerdote belga ajudou a construir a zona norte. Ao longo dos anos, edificou mais de 40 capelas. 

Ao chegar na cidade, observou que havia um grande número de crianças e, por outro lado, não existia acompanhamento educacional para elas. Daí surgiu a iniciativa de criar os Jardins de Infância para as crianças na fase pré-escolar.

Nos três primeiros anos trabalhou com pessoas voluntárias. Após o êxito desta experiência conseguiu-se uma parceria com a prefeitura, passando a garantir que os profissionais fossem remunerados pelo órgão público.

Pelo sucesso obtido neste trabalho educacional do Pinóquio, o Padre expandiu os Jardins para todas as comunidades das Paróquias Santa Maria Mãe, na Zona Norte de Natal, e São Miguel, em Extremoz. Foram 34 Jardins de Infância construídos e funcionando no total.  De 1973 a 2017, foram atendidas mais de 42.602 crianças. 

Desde 2010, era pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina. Nosso pesar pela partida do sacerdote!


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *