Início » ROGÉRIO MARINHO USA ORÇAMENTO SECRETO PARA OBRA QUE BENEFICIARÁ IMÓVEL DE SUA PROPRIEDADE

ROGÉRIO MARINHO USA ORÇAMENTO SECRETO PARA OBRA QUE BENEFICIARÁ IMÓVEL DE SUA PROPRIEDADE

  • por
Compartilhe esse post

Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, direcionou R$ 1,4 milhão do orçamento secreto para a construção de um mirante turístico no município potiguar de Monte das Gameleiras. Uma curiosidade é que a obra será ao lado de um terreno do ministro, onde está previsto para ser construído um empreendimento particular de 100 casas, o “Condomínio Clube do Vinho”, de acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo.

A construção será realizada em parceria com Francisco Soares de Lima Júnior, assessor de confiança de Marinho no ministério, em uma área de 100 hectares. O ministro negou ter sido o autor dos pedidos de repasse das verbas em uma audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara Federal, realizada no último dia 8 de junho.

Entretanto, a publicação teve acesso a duas planilhas de execução orçamentária do Ministério do Turismo que apontam Rogério Marinho como autor e também agente político da indicação dos recursos. “Não fui eu que solicitei. Foi o deputado Beto Rosado”, afirmou o ministro na época da audiência.

Confrontado com os documentos em que aparece como autor das solicitações repasse, Marinho admitiu ao jornal Estado de São Paulo que fez as solicitações de verba, porém, declarou que os repasses foram solicitados à pedido de Beto Rosado.

Ao ser procurado pelo jornal, Rosado confirmou a versão de Marinho, mas não apresentou nenhum documento que pudesse comprovar que a solicitação da verba tinha sido um pedido seu.

Para chegar à autoria do pedido, foi feita série de pedidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI). Assim, o “Estadão” chegou ao quadro geral de execução de emendas, onde consta o nome do titular do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O valor para construir o mirante foi reservado dez dias após o pedido de Marinho, em 31 de dezembro do ano passado, tendo como fonte a emenda-geral de relator do orçamento, conhecida como PR9, base do orçamento secreto. Esse esquema, de acordo com o jornal, foi montado pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido) para possibilitar que um determinado grupo de políticos manejasse quantias do orçamento sem ser possível identificar de onde partiu a ordem, o que fere a Constituição Federal.

O ministro Rogério Marinho é proprietário de 94% do capital social da empresa Gameleira Vida Empreendimentos Imobiliários SPE, responsável pelo empreendimento em Monte das Gameleiras. No negócio, o ministro tem como sócios a irmã Valéria Marinho e o assessor Francisco Soares de Lima Júnior.

*Com informações da Saiba Mais


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *