
Mártires de Cunhaú e Uruaçu é o título dado pela Igreja Católica aos trinta fiéis mortos, no interior da capitania do Rio Grande, cujo território daria origem à província e, posteriormente, ao estado. Os católicos foram vítimas de dois morticínios, ambos no ano de 1645, durante as invasões holandesas no Brasil. O primeiro massacre ocorreu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama; o segundo foi na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.
No Rio Grande do Norte, os mártires são lembrados em duas datas: no dia 16 de julho em Canguaretama, e no dia 3 de outubro em São Gonçalo do Amarante. Esta última, é oficializada como feriado estadual desde dezembro de 2006, ainda na gestão de Wilma de Faria. Os Mártires foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000.
Festa dos Mártires 2021
A festa é celebrada no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, zona oeste de Natal, e na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.
No Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, a programação festiva teve início neste sábado (02) e segue até o dia 12 de outubro.
No Santuário de Uruaçu, os festejos começaram em 23 de setembro e se encerram neste domingo, 3 de outubro. No templo, às 16 horas, acontece a missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.
Fiéis de todo o estado participam presencialmente, ou de forma online, dos festejos dos mártires, obedecendo às normas de combate à Covid-19.
Fátima marcou presença
A governadora Fátima Bezerra participou neste sábado (02) da missa em homenagem aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no Santuário dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante. Além dela, outros representantes do governo e da prefeitura do município, além de vereadores, participaram do momento.
Na ocasião, Fátima destacou a temática “Com os Santos Mártires, aprendamos a cuidar uns dos outros” como propícia ao momento de pandemia que atravessa a humanidade. “Eu fico emocionada porque há um ano nós estávamos em um momento bem difícil, a pandemia se fazia muito dura, trazendo muito luto. Hoje, graças a Deus, a pandemia está arrefecendo. Quanto mais a vacina avança, mais a pandemia é controlada. Há três dias não temos nenhum óbito por covid”, disse a governadora.