Início » SENADORA ZENAIDE MAIA PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DISCUTIR OS EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO E QUESTIONA REPRESENTANTE DO MEC

SENADORA ZENAIDE MAIA PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DISCUTIR OS EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO E QUESTIONA REPRESENTANTE DO MEC

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Reprodução

A Senadora Zenaide Maia, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS-RN), participou na manhã desta segunda-feira, 22, da audiência pública da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, da qual ela é vice-presidente. A Subcomissão se reuniu para discutir o impacto da pandemia de Covid-19 na educação.

Após a exposição dos representantes do Ministério da Educação (MEC), Tribunal de Contas da União (TCU) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a senadora fez suas considerações, e, durante sua fala, deu ênfase para a importância de uma educação pública de qualidade para qualquer contexto, desde a crise sanitária até a crise de segurança pública.

“A pandemia escancarou algo que a gente já conhecia: as desigualdades educacionais. Piorou demais durante a pandemia”, argumentou a senadora.

Zenaide também questionou a exposição do Secretário-adjunto de Educação Básica do MEC, Helber Ricardo Vieira, sobre a atuação da pasta neste período de pandemia. 

O Secretário citou os programas de formação de professores e o lançamento do programa Brasil na Escola, lançado pelo governo federal em março deste ano em apoio técnico e financeiro, com estratégias de ensino especializado a municípios mais vulneráveis. Também informou sobre os recursos repassados que, segundo ele, foram R$670 milhões destinados para a educação durante a pandemia.

A senadora argumentou que não viu na prática todos os programas apresentados pelo representante do MEC, e exemplificou com dados do Censo Escolar 2020 que demonstram que existem 10.105 escolas públicas sem acesso à água potável no Brasil, de 3.818 escolas que não possuem energia elétrica, e 8.650 que não possuem sistema de esgoto. Além disso, mais da metade das escolas públicas no Brasil não possuem laboratório de informática ou biblioteca.

Com informações da Agência Senado


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *