Início » URBANA. SALÁRIO DE 19 MIL REAIS PARA MOTORISTA, 20 MIL PARA SEGURANÇA, 7 MIL DE HORA EXTRA E TÉCNICO COM 32 MIL REAIS POR MÊS

URBANA. SALÁRIO DE 19 MIL REAIS PARA MOTORISTA, 20 MIL PARA SEGURANÇA, 7 MIL DE HORA EXTRA E TÉCNICO COM 32 MIL REAIS POR MÊS

  • por
Compartilhe esse post

URBANA reforça limpeza da cidade na virada do ano | Ponto de Vista com  Nelson Freire

Os números da Urbana são sempre muito elevados. A empresa acumula dívidas superiores a 300 milhões de reais; contratou três empresas sem licitação, para pagar mais de 300 mil reais por dia para limpar Natal; e paga salários totalmente fora da realidade do mercado. Um motorista, por exemplo, ganha quase 20 mil reais por mês. Um segurança da empresa passa desse valor mensal. Técnicos com salários superiores a
30 mil reais por mês. Essa é a realidade da Urbana atualmente.


Um grupo de servidores recebe salário muito alto por fazer parte do setor de homologação. É uma espécie de departamento que cuida da documentação para que seja efetuado o pagamento às empresas terceirizadas. Alguns funcionários estão há décadas nessa função, com gratificações generosas incorporadas. Outros recebem jetons para participar de reuniões que não estão acontecendo por causa da Pandemia. Uns recebem quase 7 mil reais somente de horas extras.


O blog Tulio Lemos teve acesso a uma série de contracheques de servidores da Urbana. São documentos públicos, pois esses trabalhadores recebem dinheiro público. Não queremos acusar ninguém de receber algo ilegalmente. Há casos de incorporação de gratificações que podem ser absolutamente legais. Outros, de adicional por tempo de serviço que também podem ser amparados por lei. Algumas vantagens que também podem ser legais. Afinal, há servidores com mais de 30 anos de serviço na empresa.


A Urbana passa por um processo de limpeza e transparência. Não são somente os contratos sem licitação com as empresas terceirizadas que serão investigados. A Marquise, MB e Zelo estão no olho do furacão financeiro. Nós também vamos falar sobre cada uma delas oportunamente.

Agora, vamos aos salários. Os contracheques apresentados são do mês de abril; o blog prefere omitir os nomes dos servidores para preservar a segurança dos mesmos. Caso algum órgão queira o documento integral, temos em nosso arquivo.

MOTORISTA COM SALÁRIO DE QUASE 20 MIL REAIS


O motorista desse contracheque recebe quase 20 mil reais de salário bruto. Um pouco mais de 7 mil reais de gratificação incorporada, que é o mesmo valor do salário base, o que duplica o salário inicial, mais o auxílio alimentação e adicional por tempo de serviço.

17 MIL REAIS POR MÊS


O caso desse motorista é semelhante ao anterior, só que o valor um pouco mais baixo. A gratificação incorporada é igual ao salário base, o que dobra o valor. Com adicional por tempo de serviço e mais o auxílio alimentação, o salário passa de 17 mil reais por mês.


15 MIL REAIS DE SALÁRIO COMO MOTORISTA

Esse caso mostra que o valor do salário base é menor que o anterior, mas é o mesmo da gratificação que foi incorporada. Adicionado ao tempo de serviço, passa de 15 mil reais de salário bruto na função de motorista.


SALÁRIO DE 20 MIL REAIS PARA SEGURANÇA

Nesse caso, o segurança recebe pouco mais de 6 mil reais de salário base. Duplica o valor com a gratificação incorporada. Ele também recebe um adicional de periculosidade no valor de 1900 reais, adicional por tempo de serviço, superior a 4 mil reais, auxílio alimentação de 519 reais e um adicional de feriado, no valor de 632 reais, o que totaliza mais de 20 mil reais por mês de salário bruto.


SEGURANÇA COM MAIS DE 20 MIL REAIS

Esse outro segurança também tem a gratificação incorporada no mesmo valor do salário. Com os adicionais, seu valor bruto ultrapassa os 20 mil reais por mês.


6 MIL REAIS DE HORA EXTRA


Esse caso revela um assistente de operações, que recebe pouco mais de 6 mil reais de salário. Tem função incorporada de pouco mais de 1 mil reais. Chama a atenção o valor das horas extras, que ultrapassa os 6 mil reais. Além disso, tem adicional de insalubridade, auxílio alimentação e outra gratificação, de 800 reais, totalizando mais de 18 mil reais por mês.


SALÁRIO DE 21 MIL REAIS, COM 5 MIL SÓ DE HORA EXTRA

Esse caso mostra um técnico de nível médio com mais de 5 mil reais de hora extra e duas gratificações. O valor total passa de 21 mil reais.


SALÁRIO DE 21 MIL REAIS E AUXÍLIO CAFÉ


Esse caso mostra um técnico de nível médio com salário base de 11 mil reais, 2300 reais de hora extra, uma gratificação incorporada e outra de 800 reais, auxílio alimentação e um auxílio café, no valor de pouco mais de 150 reais. O salário passa dos 21 mil reais por mês.


32 MIL REAIS DE SALÁRIO E 2 MIL REAIS DE JETON


Esse caso revela um salário base de pouco mais de 14 mil reais, uma gratificação incorporada de quase 7 mil reais, adicional por tempo de serviço de mais de 8 mil reais, auxílio alimentação de 500 reais e mais de 2 mil reais de jeton, totalizando mais de 32 mil reais por mês. O jeton é pago a título de participação em algum tipo de reunião específica. Só deve receber, se participar.


QUASE 7 MIL REAIS DE HORA EXTRA


Esse caso mostra um técnico de nível superior com mais de 11 mil reais de salário base, pouco mais de 2 mil reais de gratificação incorporada, uma outra gratificação de 400 reais e quase 7 mil reais de hora extra, totalizando quase 29 mil reais de salário por mês.


SALÁRIO DE 28 MIL REAIS POR MÊS

Esse caso mostra um técnico de nível superior com salário base de pouco mais de 14 mil reais, gratificação incorporada de quase 6 mil reais, adicional por tempo de serviço de mais de 8 mil reais e auxílio alimentação de 500 reais, totalizando um salário bruto de mais de 28 mil reais por mês.


EXEMPLOS

Esses são alguns exemplos de salários pagos pela Urbana atualmente. Os contracheques são do mês de abril de 2021. Democraticamente, o blog está à inteira disposição da direção da Urbana ou de qualquer servidor citado, mas apresentar sua versão a respeito dessa situação revelada.


Compartilhe esse post

7 comentários em “URBANA. SALÁRIO DE 19 MIL REAIS PARA MOTORISTA, 20 MIL PARA SEGURANÇA, 7 MIL DE HORA EXTRA E TÉCNICO COM 32 MIL REAIS POR MÊS”

  1. Absurdo! Salários com gratificações incorporadas e horas extras altíssimas e enqto um gari da urbana q trabalha todos os dias ganha uma micharia e ainda essa gestão do mal de Álvaro Dias, diz q são ” o problema” da urbana. Palhaçada! Espero q o MP e o MPF investiguem.

  2. Meu amigo, pra um gari pedir pra trabalhar pra ganhar uma hora extra, seja na limpeza de praia ou feiras, é maior dificuldade pra conseguir. Enquanto, a casta do administrativo e chefes deitam e rolam. Aí no final, eles vem dizer q a culpa é do Gari. Hipócritas.

    1. O gari é o funcionário que leva essa empresa nas costas e chamado de ” vagabundo ” por essas má administrações corruptas e alto escalão dessa empresa e somos que menos ganhamos, e querem que nós paguem o “pato ” com nossos empregos… desculpem o desabafo mais essa é a mais pura verdade.

    2. E mais por qualquer motivo fútil nos tiram a insalubridade ou diminui o valor. E esses ” trabalhadores” tem tudo e completo, teto máximo (insalubridade, periculosidade e além do vale alimentação tem até café. É muita desigualdade e injustiça!!!!!

  3. A reportagem por acaso averiguou se esses servidores (tão prestigiados) por acaso foram investidos na função mediante CONCURSO PÚBLICO? Sabemos que não. Esses altos salários são herança da época que os cargos eram preenchidos por indicação política. Isso aí (ainda) existe em todos os órgãos dos Estado.

  4. Rapaz se esses salários fossem para os Garis seria a coisa mais justa pois é a atividade fim.
    Outra coisa que li nesta matéria é a incorporação de hora extra, como q que pode incorporar hora extra????
    Hora extra se paga para quem trabalha além do horário normal, acredito ser o único caso no Brasil onde se incorpora hora Extra.

  5. Vale salientar que este previlegiados ja passaram da idade de se aposentar, em 2017 o entao prefeito CARLOS EDUARDO puniu 242 servidores , forssando e demitindo por que havuam adquurido o direito ao beneficio por tempo de contribuicao, e estes ele e nem Alvaro Dias mexeu. COVARDIA, vem pra governo TATA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *