Início » VACINA DA PFIZER EM CRIANÇAS DE 6 MESES A 5 ANOS TEM FORTE RESPOSTA IMUNOLÓGICA APÓS A 3ª DOSE

VACINA DA PFIZER EM CRIANÇAS DE 6 MESES A 5 ANOS TEM FORTE RESPOSTA IMUNOLÓGICA APÓS A 3ª DOSE

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: MYKE SENA/MS

Os laboratórios Pfizer afirmaram, nesta segunda-feira, 23, que três doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19 são seguras e mostram uma forte resposta imunológica em crianças de seis meses a 5 anos, segundo as fabricantes da vacina Pfizer e BioNTech.

Ainda segundo os laboratórios, os dados serão enviados à Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos semelhante à Anvisa, ainda nesta semana.

O estudo de fase 2/3 incluiu 1.678 crianças que receberam a terceira dose durante o período em que a variante Ômicron predominou.

De acordo com os testes, os níveis de anticorpos identificados um mês após a terceira dose mostraram que a vacina produziu uma resposta imune semelhante a duas doses em jovens de 16 a 25 anos, disseram as empresas em um comunicado à imprensa. Os dados ainda não foram revisados por pares ou publicados.

Os resultados preliminares do estudo apontaram eficácia da vacina de 80,3% contra Covid-19 sintomática nessa faixa etária mais jovem. As empresas identificaram 10 casos sintomáticos pelo menos sete dias após a terceira dose. No entanto, a taxa de eficácia não será determinada até que pelo menos 21 casos sintomáticos sejam encontrados no grupo que recebeu a vacina e então comparados com o número de casos sintomáticos no grupo placebo, que não recebeu o imunizante.

As empresas disseram que três doses da formulação infantil para essa faixa etária mais jovem foram “bem toleradas” e nenhum novo sinal de segurança foi identificado.

A dosagem das vacinas para essa faixa etária mais jovem é menor do que a utilizadas em faixas etárias mais avançadas. Pessoas com 12 anos ou mais recebem duas doses de uma vacina de 30 microgramas e crianças de 5 a 12 anos recebem duas doses de uma vacina de 10 microgramas. Ambas as faixas etárias são aptas para doses de reforço.

Para crianças de 6 meses a 5 anos, a vacina Pfizer é de três doses de 3 microgramas. As duas doses iniciais foram administradas com três semanas de intervalo e a terceira dose foi administrada pelo menos dois meses após a segunda dose.

Crianças menores de 5 anos são a única faixa etária ainda não elegível para a vacinação contra a Covid-19. A vacina para essa faixa etária foi adiada quando os resultados de uma série de duas doses da vacina Pfizer não forneceram o nível de proteção esperado. As empresas afirmaram que iriam alterar o teste para adicionar uma terceira dose.

Com informações da CNN


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *