O vice-presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Michael Borges (PSDB), apareceu em um vídeo, nas redes sociais nesta terça-feira (1º), falando sobre a importância do diagnóstico e tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A publicação foi realizada em alusão à Semana Municipal de Conscientização sobre o TDAH, prevista na Lei n° 2383/2023. O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece geralmente na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
Na ocasião, o parlamentar apareceu de forma séria segurando placas contendo informações sobre o tema como: “TDAH não é uma palavra da moda” e “TDAH não tem cura”.
“A União, o Estado e os Municípios precisam melhorar a conscientização sobre esse tema tão importante. Ainda temos um longo caminho em busca de políticas públicas para pessoas com TDAH. Juntos somos fortes!”, afirmou Michael Borges durante o vídeo.
O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é feito por um médico especialista, sem a necessidade de exames como a ressonância magnética ou o eletroencefalograma.
O tratamento pode ser realizado de diversas maneiras, permitindo, assim, que a pessoa que sofre com o transtorno desenvolva diversas habilidades, aumente a qualidade de vida.