Início » ZENAIDE MAIA: “SOU A FAVOR DE TAXAR LUCROS DO SISTEMA FINANCEIRO, MAS NÃO DE PREJUDICAR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS”

ZENAIDE MAIA: “SOU A FAVOR DE TAXAR LUCROS DO SISTEMA FINANCEIRO, MAS NÃO DE PREJUDICAR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS”

  • por
Compartilhe esse post

Senadora Zenaide Maia (Pros-RN) – Foto: TV Senado / Reprodução

Nesta terça (22), o Senado aprovou o destaque da senadora Zenaide Maia ao PLV 12/2021, acessório da MP 1.034/2021. O principal conteúdo do projeto é a majoração da alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras. Para os bancos, a taxa sobe dos atuais 15% para 25% até 31 de dezembro de 2021. A partir daí, passa a ser de 20%. As demais instituições financeiras (como corretoras de câmbio, empresas de seguro, cooperativas de crédito, administradoras de cartão de crédito) pagarão 20% (hoje são 15%) até o final de 2021 e, em 2022, voltam para os 15%.

“Sou a favor de taxar os lucros do sistema financeiro, mas, no caso das agências de fomento e dos bancos de desenvolvimento regional, quem pagaria a conta do aumento da CSLL seriam as micro e pequenas empresas. Por isso, apresentei emenda e, como ela não foi aceita, defendi destaque para a votação em separado. Felizmente, a maioria dos senadores concordou que isso não era justo com quem é responsável por 70% dos empregos em nosso país”, comemorou a parlamentar, depois da aprovação do projeto.

As únicas instituições que ficarão isentas dessa mudança serão as agências de fomento e os bancos de desenvolvimento estaduais. Para elas, a alíquota fica em 15% até 2022, quando sobe para 20%. Essa ressalva foi proposta pela senadora Zenaide Maia (PROS-RN) e acatada pelos senadores. “São bancos pequenos, que são só quem se interessa em emprestar para a micro e pequena empresa. A alíquota pode ser menor do que os 25% que estão propostos, só durante a pandemia. É mais uma maneira de as micros e pequenas empresas terem dificuldade de acesso a financiamento”, argumentou Zenaide.

Agora, o PLV 12 (MP 1.034/2021) volta para análise da Câmara dos Deputados.

Sobre MP 1.034/2021

A medida provisória que aumenta a tributação sobre o lucro de bancos, reduz benefícios tributários da indústria química e retira isenção sobre combustíveis e derivados na Zona Franca de Manaus (MP 1.034/2021). Ela também revisa a distribuição das receitas das loterias esportivas.

O Senado promoveu mudanças no texto, que volta para a Câmara dos Deputados. A MP precisa ser concluída até o dia 28 de junho para não perder a validade.

Com informações da Agência Senado.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *