Início » Arquivos para 6 de setembro de 2024, 13:00h

setembro 6, 2024


ESTADO DO RN LIDERA PREMIAÇÃO EM ENCONTRO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS

  • por
Compartilhe esse post

Os queijeiros potiguares tiveram uma participação vitoriosa no XVIII Encontro Nordestino do Setor do Leite e Derivados (ENEL). O Rio Grande do Norte conquistou o maior número de medalhas no Concurso de Produtos Lácteos do Nordeste. Com 81 produtos enviados e 12 produtores participantes, o estado garantiu 46 medalhas, incluindo 1 Super Ouro, 19 Ouros, 14 Pratas e 12 Bronzes, sendo destaque no evento, que ocorreu de 2 a 4 de setembro de 2024, em São Luís (MA).

O Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL) aconteceu no Parque Independência, durante os primeiros dias da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). O evento reuniu produtores, especialistas e expositores de toda a região Nordeste, com uma programação intensa de palestras, treinamentos especializados e exposições de produtos lácteos de diversos estados. O objetivo foi proporcionar momentos de aprendizado, networking e valorização do setor lácteo, fundamental para a economia e cultura nordestinas.

Um dos pontos altos da programação foi o Concurso de Produtos Lácteos do Nordeste, que visa reconhecer e premiar a excelência dos alimentos produzidos na região. No concurso, 129 produtores de queijo e outros lácteos dos estados nordestinos inscreveram mais de 500 amostras.

Os produtos foram julgados com base em critérios rigorosos, como textura, aroma, sabor e apresentação. O resultado foi anunciado em cerimônia especial no final desta quarta-feira (4).

O Sebrae-RN atende 60 queijeiras, tanto artesanais quanto industriais. O trabalho de resgate e fortalecimento da cadeia produtiva do queijo foi iniciado ainda em 1997. Desde então, diversas ações, articulações e parcerias foram realizadas, culminando na maior conquista do setor: a sanção da Lei Nivardo Mello, que regulamenta a produção e comercialização de queijos e manteigas artesanais no Rio Grande do Norte. Atualmente, 15 queijeiras artesanais possuem registro estadual.

A conquista dos prêmios no XVIII ENEL evidencia este intenso trabalho desenvolvido pelo Sebrae-RN, em parceria com outros atores, que tem levado os produtores ao sucesso, além de contribuir para a geração de empregos no campo.

Nilson Dantas, analista da Unidade de Desenvolvimento Rural, ressalta que eventos como o ENEL permitem observar a força e a tradição do segmento de leite e derivados, além de valorizar o trabalho dos queijeiros, que, por meio de seus produtos, expressam não apenas sabores, mas também saberes e uma identidade cultural. “Nós, do Sebrae, estamos muito felizes de estar aqui, porque somos parceiros desse setor, apoiando com capacitações, consultorias tecnológicas e de gestão, além de eventos que proporcionam acesso ao mercado, fomentando a economia e gerando emprego e renda”, expõe.

O produtor rural Marcelo Paiva, proprietário da Capril Buxada, foi premiado com o “Super Ouro” pela Manteiga Ghee Delícia da Cabrita. Veterano em competições, ele conta que, em 2019, ganhou um prêmio com um produto que nem tinha nome ainda, o queijo boursin com melado de cana, o “Lambuzado”. Em 2022, competiu na Bahia com dois produtos, ambos iogurtes. Na última edição do ENEL, realizada em Campina Grande, ganhou com cinco produtos e, neste evento no Maranhão, levou 15 produtos, conquistando medalhas com oito deles. A manteiga também foi a sexta melhor do mundo em 2022 e a décima primeira em 2024.

“Foi extremamente gratificante alcançar esse resultado, graças ao Sebrae. Se não fosse pelo apoio deles, tanto os produtos quanto a queijeira ainda estariam invisíveis. O trabalho do Sebrae no incentivo às queijeiras do Rio Grande do Norte tem contribuído significativamente para o nosso crescimento. Chegar ao primeiro lugar em medalhas no ENEL, superando a Bahia, que ficou em segundo lugar, demonstra o impacto desse acompanhamento e aprimoramento nas queijeiras”, comemora Marcelo.


Compartilhe esse post

FERROADA FATAL. ESTADO REGISTRA QUARTA MORTE POR ABELHAS EM 2024

  • por
Compartilhe esse post

Um pescador morreu ao sofrer um ataque de abelhas na tarde da quarta-feira (04) no Sítio Santo Antônio, zona rural entre os municípios de Caraúbas e Janduís, no Oeste potiguar. Outras três pessoas e uma cadela foram ferroadas, mas conseguiram escapar. Galinhas também foram mortas pelo enxame. Josivan Vieira de Arruda tinha 51 anos.

Ao contrário do que muita gente pensa, ataques de abelha são mais comuns que se imagina. Com as altas temperaturas desta época do ano, principalmente no interior do estado, as abelhas ficam mais ativas, agitadas, mais agressivas. Também costumam se proliferar com mais velocidade. A morte por abelha é o quadro de envenenamento causado pela injeção de toxinas por meio do ferrão do inseto. A intoxicação varia pela quantidade de veneno absorvido e pela sensibilidade a uma reação alérgica ao veneno.

Nos últimos 10 anos, segundo levantamento feito pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), pelo menos 22 pessoas morreram vítimas de picadas de abelhas no estado. Somente este ano, foram quatro. Até mesmo um cão farejador da Polícia Civil não resistiu e morreu após ser atacado por um enxame de abelhas. Foi dentro do canil da corporação, em Natal, no mês de maio. Dragon, da raça pastor-belga-malinois, tinha 2 anos e 3 meses de idade.

A morte do pescador; galinhas também não resistiram
Em grupos de redes sociais da região, a notícia da morte do pescador Josivan, o Joza, logo se espalhou. “As abelhas atacaram lá… cachorro… galinha… Até chegou a matar as galinhas. Joza veio deixar um peixe lá, aí quando ele ia chegando, titio gritou, avisando que as abelhas estavam atacando. Ele saiu correndo. Era muita abelha nele. A gente não tinha noção disso. Luiz, Raimundo e Titico, todo mundo foi atacado. Aí, Joza foi encontrado agora, morto, lá perto de um cacimbão”, disse uma das moradoras da região.

“Foi verdade, as abelhas mataram Joza. É lá da Permissão, ele. Houve o ataque lá em Solange, na esposa dele, até galinha matou lá. Aí acharam Joza morto. As abelhas mataram”, relatou outra vizinha.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e esteve na comunidade, mas quando a equipe de socorro chegou Josivan já estava morto. Não havia mais o que fazer por ele. O enxame já havia se dissipado, mas a colmeia foi localizada e retirada do local.

Ainda na quarta-feira, minutos antes da morte do pescador, bombeiros militares já haviam atendido uma ocorrência no município de Areia Branca, onde quatro pessoas sofreram ataques de um enxame. Uma delas precisou de atendimento de urgência devido à gravidade do quadro, e foi socorrida em estado estável. O enxame estava alojado em um prédio, em um terreno baldio, no centro da cidade. A remoção da colmeia foi realizada com sucesso pelos bombeiros.

Mais de 2.300 capturas de abelhas em 2024

Este ano, de janeiro a agosto, o Corpo de Bombeiros Militar já realizou 2.327 capturas de abelhas em todo o Rio Grande do Norte. Somente em agosto, foram 394 ocorrências registradas no estado, o equivalente a quase 30% de todas as ocorrências atendidas pela corporação.

Calor aumenta enxames e ataques
Durante todo o ano são comuns atendimentos de ocorrências envolvendo enxames de abelhas, porém é na primavera e no verão que os incidentes com estes insetos aumentam consideravelmente.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte explica que esse aumento é decorrente das altas temperaturas registradas no estado. O forte calor e o desmatamento na zona rural faz com que os enxames de abelhas migrem para área urbana em busca de locais mais frescos para construírem suas colmeias, por isso é comum o aumento de incidentes com abelhas nesta época do ano. O calor também deixa as abelhas mais agitadas e agressivas.

Por que as abelhas atacam?
As abelhas são conhecidas pela produção de mel e outros diversos produtos de consumo humano, além do papel fundamental de polinização vegetal. Entretanto, elas também exercem função essencial na defesa das colônias e geralmente formam sociedades com apenas uma rainha, vários zangões e operárias, as responsáveis pelas picadas.

Elas perdem o ferrão ao picar e morrem em seguida. Como possuem músculos próprios, o ferrão continua a injetar o veneno mesmo após a separação do resto do corpo. Ao atacar nas proximidades de um enxame, as primeiras abelhas liberam um feromônio que faz com que outras invistam contra o mesmo alvo, podendo ocasionar acidente com centenas de picadas.

Situação epidemiológica
Abelhas estão presentes em todos os territórios brasileiros. As regiões de maiores taxas de incidência são Sul e Nordeste, mas as maiores taxas de letalidade ocorrem nas regiões Centro-Oeste e Norte. De modo geral, os acidentes costumam acontecer com maior predominância entre outubro e março, geralmente na zona urbana. No Brasil, nos últimos cinco anos, cerca de 100 mil casos de acidentes por abelhas foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desses, 303 foram fatais.

O perfil dos acidentados costuma ser de homens na faixa etária entre 20 e 64 anos. Óbitos são mais frequentes em pessoas acima dos 40 anos. Fatores de risco para gravidade envolvem a quantidade de ferroadas e a predisposição ao choque anafilático.

Cuidados necessários

  • Caso visualize um enxame de abelhas em seu quintal, jamais tente fazer a remoção por conta própria, se afaste e ligue imediatamente para o telefone de emergência 193;
  • Atenção redobrada com as crianças e os idosos, oriente seus filhos para que não brinque próximo ao enxame e não jogue nenhum objeto nas abelhas;
  • Afaste os animais domésticos do enxame, qualquer barulho que eles façam, poderá irritá-las e desencadear um ataque;
  • Abelhas não gostam de barulho, se for realizar algum trabalho que necessite utilizar máquinas barulhentas ou usar equipamentos motorizados faça uma inspeção cuidadosa do local e tenha certeza de que não exista nenhum enxame próximo;
  • Ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento, abaixe-se e se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em zigue-zague;
  • Caso seja atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camiseta ou outra vestimenta;
  • Pessoas comprovadamente alérgicas devem evitar caminhadas em locais próximos a matas;
  • Mantenha a calma, não faça movimentos bruscos perto do enxame, evite bater nas abelhas, lembre-se: As abelhas têm o instinto natural de defender as colmeias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça;
    Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar deve ser acionado. O número 193 atende 24 horas. A ligação é gratuita.

Compartilhe esse post

ERALDO PAIVA É ALVO DE REPRESENTAÇÃO DO MPE POR USO DA MÁQUINA EM SGA

  • por
Compartilhe esse post

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), candidato à reeleição, foi denunciado à Justiça por propaganda extemporânea e abuso de poder econômico e de autoridade em duas diferentes ações. Uma delas, representada pelo Ministério Público, dispõe sobre suposta propaganda cometida pela vereadora aliada Aninha Siqueira (MDB), no período de pré-campanha. A outra, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), foi impetrada pelo candidato adversário, Jaime Calado (PSD), e acusa o prefeito de abuso de poder econômico e de autoridade por uso indiscriminado da verba institucional da prefeitura com publicidade.

A AIJE nº 0600296-13.2024.6.20.0051, foi impetrada no dia 26 de agosto, contra o prefeito Eraldo e o candidato a vice-prefeito Francisco Potiguar Cavalcanti Neto. E trata do aumento indiscriminado da verba destinada à publicidade institucional do ano do pleito eleitoral.

Entre outros pedidos, a acusação requer a condenação dos investigados e as sanções de multa; cassação do registro, diploma ou mandato e pena de inelegibilidade.

A ação traz dados de contratos da Prefeitura de São Gonçalo com a empresa Marca Propaganda e Marketing Ltda, para prestação de serviços de publicidade institucional para a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.

De acordo com as informações, durante o ano de 2021, ao todo foram realizados 35 pagamentos à empresa, totalizando a quantia de R$ 2.924.044,11. No ano seguinte de 2022, foram totalizados 108 pagamentos, com montante final de R$ 2.703.699,38.

Já em 2023, ano pré-eleitoral, a prefeitura municipal, chefiada por Eraldo Paiva, repassou a quantia de R$ 3.782.882,11. A peça judicial pontua que o aumento foi de mais de 35%, “provavelmente enxergando a necessidade de se aumentar o gasto com publicidade, para viabilizar uma maior média de gastos a ser utilizada no ano do pleito”, diz a acusação.

A equipe jurídica de Jaime Calado afirma, ainda: “A gravidade da conduta também é evidenciada ao sabermos que o limite de gastos para candidatura majoritária em São Gonçalo do Amarante é de R$ 391.146,90, ou seja, o valor gasto com publicidade acima do limite legal corresponde à praticamente o dobro do teto de gastos no presente pleito para a campanha majoritária”.

Segundo a ação, os investigados iniciaram a campanha eleitoral com a despesa no dobro do limite permitido para os candidatos no pleito e que o fato seria teria trazido beneficiamento ilegal dos citados.

Propaganda fora de período eleitoral em escola pública municipal

Já a Representação nº 0600303-05.2024.6.20.0051, protocolada pelo Ministério Público, no dia 02 de setembro, denuncia o candidato à reeleição Erado Paiva, a vereadora Aninha Siqueira (MDB) e Lugivania da Silva Gomes de Araújo, diretora de escola da rede pública municipal.

De acordo com os autos, a parlamentar usou escola pública municipal, em espaço cedido pela diretora, no horário do expediente, para produzir vídeo, postado em seu Instagram, no qual fala sobre a implantação de ares-condicionados na Escola Municipal José Horácio de Góis, ressaltando que o benefício se concretizou em razão de sua solicitação ao então Prefeito.

A visita foi feita no dia 15 de junho de 2024 e, embora não tenha constado pedido explícito de voto, traz, segundo a Representação, palavras mágicas, que significam para a Justiça, palavras que induzem o eleitor ao voto em benefício de um determinado pré-candidato.

A vereadora disse: “vou estar sempre à disposição”, “ar-condicionado é uma coisa simples, é obrigação do município fazer, porém, é necessário que tenhamos uma gestão que tenha preocupação em fazer”, “estamos buscando o melhor, juntos, para todos os nossos munícipes”, de forma a exaltar suas qualidades e do atual prefeito. Ao final do vídeo, as crianças são levadas a dizer, em coro: “obrigada Vereadora Aninha Siqueira e obrigada Prefeito Eraldo Paiva”.

Além disso, os servidores públicos teriam cometido a conduta vedada de utilização e cessão de bem público para veiculação de promoção pessoal para fins eleitorais em favor da candidatura à reeleição, tanto da parlamentar, quanto do prefeito.

A ação do MPE foi assinada pelo promotor Flavio Henrique de Oliveira Nóbrega e pede notificação dos representados para apresentarem defesa no prazo de cinco dias.


Compartilhe esse post

NATÁLIA AFIRMA QUE QUEM TEM ALGO A ESCONDER OU MENTIR É CARLOS EDUARDO

  • por
Compartilhe esse post

Para a candidata a prefeita de Natal, Natália Bonavides (PT), parece que a campanha do seu adversário Carlos Eduardo tem algo a esconder, ou a “mentir”. A candidata respondeu, em conversa com a reportagem do Diário do RN, às acusações de Carlos Eduardo de que o marketing das candidaturas opositoras é mentiroso.

A afirmação de Carlos Eduardo foi feita nesta quarta-feira, 04, quando falou ao Diário do RN a respeito das críticas dos opositores sobre a atuação dele enquanto prefeito durante quatro mandatos. “Isso é o marketing mentiroso, enganador, e tudo isso vai ser esclarecido”, disse Carlos Eduardo.

Na crítica, o ex-prefeito inclui o marketing de Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (Avante) e Paulinho Freire (UB). O responsável pelo marketing deste último, inclusive, é Alexandre Macedo, que já fez campanhas para Carlos Eduardo e já fez parte de gestões do ex-prefeito, mas agora é criticado pelo candidato.

“O que me parece é que quem tem a esconder, ou a mentir, é a linha adotada pela campanha de Carlos Eduardo. Até outro dia, ele sequer aparecia no programa eleitoral. Aos debates, não foi a nenhum. Acredito que toda essa preocupação em não mostrar Carlos é para que os natalenses não lembrem que ele é responsável por boa parte dos problemas enfrentados pela população de Natal”, disse Natália Bonavides.

Segundo Natália, Carlos Eduardo representa a continuidade dos últimos 20 anos e que, por isso, tem algo a esconder.

“Nos últimos 20 anos, foi prefeito quatro vezes. Nos períodos em que não estava no cargo, seus vices ocuparam a cadeira. O que eles querem esconder é o que temos mostrado: foi esse grupo que inventou o sorteio de crianças, que deixou o transporte público da cidade do jeito que está hoje, ineficiente, que não se preocupou com a infraestrutura necessária ao crescimento de Natal e deixou nossa capital ficar para trás”, ressaltou.

Inatingível por críticas
Outro candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire (UB) acredita que em mais de uma década na cadeira do Executivo natalense, Carlos Eduardo poderia ter feito “muito, muito, muito” mais. Ele ressalta que na sua campanha não há “inverdade” sobre qualquer adversário.

“O problema de Carlos Eduardo é que se acha inatingível por críticas. Ele fez algumas obras e ações nos seus 12 anos de gestão, mas ele sabe muito bem que em mais de uma década sentado na cadeira de prefeito, poderia ter feito muito, muito, muito mais do que fez. Eu quero um mandato de prefeito para mostrar à Natal que o passado foi lento e pouco operante no essencial para a cidade. E essa é a maior verdade que Natal está descobrindo nessa campanha”, diz Paulinho Freire.

Rafael Motta, candidato do Avante, observa que não faz críticas pessoais, mas discute problemas e soluções para a cidade: “Falamos sobre erros porque campanha é sobre julgar o que cada um fez ou deixou de fazer quando teve a oportunidade”.

Entre o que deixou de ser feito por Carlos Eduardo, de acordo com Motta, é destacado o Hotel da BRA, na Via Costeira, e a falta de vagas nas creches. Ele enfatiza que não falta verdade nestas afirmações.

“Nós falamos que o Hotel da BRA na Via Costeira tornou-se aquele ‘monstrengo’ em um dos nossos principais cartões postais por incapacidade da gestão de Carlos Eduardo em resolver problemas, preferindo-o deixá-los de lado. Quem quiser saber se isso é mentira ou verdade é só ir até a Via Costeira e constatar pessoalmente. Fazer sorteio para escolher quais crianças tem direito a CRECHE, de poder ter um futuro pela frente, ou quais não vão ter creche, tirando-lhe a perspectiva de futuro, uma medida cruel com nossos pequenos, é um fato notório criado por Carlos Eduardo. Onde falta verdade nisso?”, levanta Rafael.


Compartilhe esse post

NILDA GUARDA R$ 70 MIL EM CASA E NÃO ESCLARECE A ORIGEM DO DINHEIRO

  • por
Compartilhe esse post

O valor está especificado na declaração de bens da candidata, no sistema de registro de candidaturas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata a prefeita de Parnamirim, Professora Nilda Cruz, declarou que, entre os R$ 389.425,38 de patrimônio, R$ 70 mil são dinheiro em espécie.

O valor chama ainda mais atenção quando comparado à declaração de bens realizada em 2022, quando Nilda foi candidata a deputada federal. Naquele ano, ela informou patrimônio de R$ 322.795,23, mas tinha R$ 3.000 em espécie.

A reportagem do Diário do RN entrou em contato para informações sobre a origem dos valores, o crescimento nos últimos dois anos e por qual motivo reserva o dinheiro em espécie, em vez de utilizar uma instituição bancária. Nem a candidata, nem a assessoria de comunicação responderam os questionamentos, apesar da visualização das mensagens.

Em 2024, entre o patrimônio declarado, Nilda especificou, além dos R$ 70 mil em espécie na moeda nacional, um veículo Hyundai Creta ano 2021, de R$ 103 mil; uma casa na Rua Jovino Pereira da Silva, bairro Vale do Sol, em Parnamirim, por R$ 200 mil; e saldo em conta corrente no valor de R$ 16.425,38.

Há dois anos, em 2022, quando colocou seu nome a deputada federal sem sucesso, Nilda declarou praticamente os mesmos bens, mas com diferenças em relação a saldos bancários. Além do mesmo veículo e da casa, há dois anos ela afirmou um saldo total de R$ 1.223,23 em três contas correntes, além do salário a receber no valor de R$ 13.600.

A professora, que fazia parte dos quadros de servidores da Educação Pública Estadual está aposentada desde junho de 2022. A aposentadoria tem o valor líquido de R$ 6.218,94 em julho de 2024, conforme dados do Portal da Transparência do Estado, o que não esclarece o crescimento dos valores guardados em espécie pela candidata a prefeita.


Compartilhe esse post