Início » Arquivos para 24 de outubro de 2024, 15:00h

outubro 24, 2024


TECNOLOGIA A SERVIÇO DA PRESERVAÇÃO DA CAATINGA

  • por
Compartilhe esse post

Chamou a atenção da mídia nacional, no início desta semana, um foguete paraibano que vem ajudando a recuperar áreas desmatadas da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro.

Marcada pela ocorrência do clima Semiárido, quente e seco, e também por espécies endêmicas altamente adaptadas à seca, esse tipo de vegetação vem desaparecendo. Uma das causas é a extração desenfreada de madeira, comumente utilizada para alimentar fornalhas à lenha. É aí que entra em cena a invenção, desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Lançado pelos ares, o artefato leva junto milhares de sementes, de forma a ajudar no replantio da área devastada pela ação humana. O foguete é fabricado com garrafas PET, fibra de vidro e impressão 3D. O lançamento é feito pela pressão do ar e água dentro das garrafas. O projeto foi desenvolvido pelo físico Renan Aversar, durante o doutorado. Para avaliar o potencial de reflorestamento, os testes estão sendo feitos no município onde menos chove no Brasil, em Cabaceiras, na região do Cariri da Paraíba.

Apesar da criatividade e de sua importância, a utilização de foguetes como apoio ao reflorestamento não chega a ser novidade. Em 2016, por exemplo, algo semelhante foi criado por estudantes no interior baiano. À época, a ideia foi homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Assim, alunos da Escola Estadual Maria José de Lima Silveira, no município de Sobradinho, encontraram uma forma sustentável e lúdica para recompor a Caatinga, e criaram um foguete conhecido como Veículo Lançador de Sementes (VLSS). Feito com materiais recicláveis, como garrafas pet e papelão, o foguete baiano também dispersava sementes pelo ar.

Dessalinizador potiguar
Enquanto os paraibanos e baianos investem na fabricação de foguetes que cortam os céus espalhando sementes, no Rio Grande do Norte a tecnologia que ajuda na recuperação e preservação da Caatinga vem do Sol. Em janeiro, um grupo de três pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu um dessalinizador solar modular projetado especificamente para atender às condições operacionais do semiárido brasileiro, beneficiando, sobretudo, a população que vive no Nordeste e no norte de Minas Gerais.

O equipamento teve seu depósito de pedido de patente realizado na primeira semana de 2024, sob a denominação Dessalinizador solar modular. O método de dessalinização assemelha-se aos processos naturais, como a vaporização da água do oceano e a formação de nuvens, mas em uma escala reduzida. Quando a luz solar atinge a bacia contendo água salina, esta aquece e evapora livre dos sais. O vapor de água condensa na tampa transparente do dessalinizador, retornando ao estado líquido.

Um dos pesquisadores explica que o equipamento opera aproveitando exclusivamente o calor solar para retirar os sais da água por meio de destilação. Wildson Leite ressalta que todo o desenvolvimento do dessalinizador solar modular foi pautado pelo baixo custo de construção, manutenção e operação, além da máxima eficiência, segurança química da água produzida e respeito ao meio ambiente.

Da Caatinga para o mercado

Pesquisadores da UFRN desenvolveram formulação farmacêutica e cosmética inovadora, na forma de hidrogel – Foto: Reprodução

Outro exemplo do uso da tecnologia como forma de auxiliar na preservação do bioma, também vem de pesquisadores da UFRN. Trata-se de uma formulação farmacêutica e cosmética inovadora, na forma de hidrogel, cuja patente foi solicitada em 2022. A invenção contém como ativo um insumo vegetal obtido das cascas do caule de Commiphora leptophloeos, conhecida popularmente como imburana, uma espécie nativa da Caatinga e do Cerrado. Para ter a substância, é preciso preservar a planta.

Renato Dantas de Medeiros, autor da tese de doutorado que resultou na nova tecnologia, tendo participado da obtenção e desenvolvimento do insumo, desenvolvimento e caracterização da formulação e avaliação da atividade antifúngica, fala que o uso de plantas para o tratamento tópico de doenças vaginais, como a candidíase, e de distúrbios da pele se mostra altamente promissor, visto que apresentam potente efeito terapêutico, menos efeitos adversos e independência na produção da matéria-prima em território brasileiro, desde o cultivo até o produto que será comercializado.

Outra descoberta científica, que de certa maneira ajuda indiretamente na preservação de plantas típicas da Caatinga, também foi realizada por um grupo de pesquisa de farmacêuticos da UFRN. O resultado, alcançado há dois anos, está na elaboração de um produto com aplicações farmacêuticas, odontológicas, veterinárias e cosméticas devido às suas propriedades hidratante, antibacteriana, antiparasitária, antioxidante e antifúngica. Estamos falando de óleo extraído de uma palmeira nativa e abundante na Caatinga, que pode ser encontrada nos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Bioma ameaçado
A caatinga cobre mais de 90% do território potiguar. É um bioma extremamente frágil e ameaçado pela desertificação. Segundo a Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), mais de 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela desertificação, e o Nordeste brasileiro é uma das regiões mais vulneráveis. Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em agosto de 2023, estima que metade da Caatinga está em processo de degradação, com o problema se agravando em áreas como o Seridó, que abrange boa parte do sertão do RN e da Paraíba.

Ao mesmo tempo em que derrubada da vegetação alimenta uma das atividades mais importantes para a economia de vários municípios no interior do estado, a devastação de extensas áreas de vegetação também causa danos irreparáveis para Caatinga. Hoje, a exploração de madeira é feita praticamente sem controle algum, transformando a Caatinga em lenha para a indústria e fábricas de telhas e tijolos no sertão.


Compartilhe esse post

OUTUBRO ROSA: LIGA INTENSIFICA AÇÕES PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

  • por
Compartilhe esse post

A detecção precoce do câncer é um fator determinante para o sucesso do tratamento e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, porém a luta contra o câncer é um desafio não apenas físico, mas também emocional e financeiro. Para muitos pacientes, a dificuldade em encontrar apoio gratuito e acessível pode agravar ainda mais a situação.

Segundo dados do estudo realizado em 2022 pela Fiocruz (CEE) e pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, nos últimos quatro anos, aumentou em 400% o custo médio dos procedimentos de tratamento de câncer no Brasil, como a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

No RN, pacientes oncológicos podem buscar atendimento gratuito através da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer. Criada em 1949, na cidade de Natal, a Liga é uma instituição privada e 100% filantrópica, que atende pacientes encaminhados pelo SUS, via plano de saúde e particular.

“Atualmente, oferecemos serviços não apenas para aqueles com diagnósticos confirmados, mas também para quem apresenta lesões suspeitas. Temos um sistema de triagem que permite o acesso de pacientes de toda a região, incluindo os do interior”, explica a Dra. Diana Taissa, mastologista que trabalha na Liga.

A Liga atualmente conta com cinco unidades de saúde no estado: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), em Natal; a Policlínica/Liga Contra o Câncer, em Natal; o Hospital Dr. Luiz Antônio, em Natal; o Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó (CDES), em Currais Novos; e o Hospital de Oncologia do Seridó, em Caicó. A instituição também possui uma unidade assistencial, a Casa de Apoio Irmã Gabriela, que recebe pacientes do interior que precisam fazer tratamento em Natal.

Os pacientes podem iniciar seu atendimento através de postos de saúde, e quando há uma suspeita de câncer, o médico do posto realiza um encaminhamento para a policlínica mais próxima, onde um profissional pode avaliar a situação e, se for necessário encaminhar para a Liga, o paciente sai com consulta agendada. Porém, também existe a porta de entrada via Liga: “Se necessário, o paciente é imediatamente encaminhado para nós, por meio do nosso serviço de triagem, facilitando assim o acesso a um atendimento especializado”, declara Diana.

O processo de triagem é um elemento fundamental do atendimento, onde os pacientes podem marcar consultas enviando seus exames por e-mail ou comparecendo pessoalmente à Liga.

“Analisamos os exames para verificar se o paciente se enquadra no perfil de atendimento da Liga, e então agendamos a consulta”, explica a mastologista. Essa triagem ocorre todos os dias da semana.

Os casos atendidos pela Liga abrangem uma ampla gama de situações. “Atendemos pacientes com alterações em exames que indicam suspeitas de câncer, assim como aqueles que já têm um diagnóstico confirmado. É importante ressaltar que temos uma abordagem rápida para aqueles que chegam com biópsias positivas”, afirma Dra. Diana.

Francineide Ferreira relatou sua experiência com a Liga, onde seu pai recebeu tratamento para câncer de pulmão. Ela elogiou o atendimento humanizado e a atenção dedicada à família e ao paciente. “Recebemos o mesmo cuidado que um paciente particular, mesmo sendo pelo SUS, minha experiência com a Liga foi muito boa”, afirmou, destacando a importância do suporte emocional e profissional durante todo o tratamento.

Câncer de mama
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2024, o Rio Grande do Norte registrará 1.140 novos casos de câncer de mama. Este tipo de câncer é considerado um grave problema de saúde pública, representando 30% de todos os casos de câncer diagnosticados entre mulheres no Brasil e no mundo.

A causa do câncer de mama é multifatorial, envolvendo fatores genéticos, histórico familiar, idade da menarca (antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos) e uso de contraceptivos hormonais. Além disso, um estilo de vida sedentário é um fator de risco que deve ser considerado.

Para reduzir as chances de desenvolver a doença, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas e a escolha de uma alimentação equilibrada. A conscientização e a mudança de hábitos podem fazer a diferença na luta contra o câncer de mama.

De janeiro a agosto de 2024, a Liga Contra o Câncer diagnosticou 673 casos de câncer de mama, a instituição também realizou mais de 12 mil tratamentos de quimioterapia e 16 mil mamografias neste período. Esses números destacam a importância do diagnóstico precoce e do acesso a tratamentos adequados, refletindo a crescente necessidade de atenção à saúde da mulher.

“A campanha do Outubro Rosa visa diminuir o impacto desta doença nas mulheres implementando a cultura do diagnóstico precoce que é a melhor abordagem para tratamento e cura que pode chegar até 95%, quando numa fase inicial”, explica o médico Jader Gonçalves, mastologista da Liga Contra o Câncer.

Outubro Rosa: conscientização e inclusão
O mês de outubro é especialmente significativo para a Liga, que aproveita a oportunidade do Outubro Rosa para intensificar suas atividades de conscientização sobre o câncer de mama.

“Nosso objetivo é educar a população sobre a importância da detecção precoce e do autocuidado”, diz Dra. Diana. Para isso, além das palestras promovidas durante todo o mês para diversas instituições, a Liga durante o mês de outubro pretende realizar três eventos.

Um desses eventos foi realizado nos dias 4 e 5 de outubro, onde a Liga Contra o Câncer promoveu uma ação no Midway Mall para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o evento, 88 mulheres passaram por triagens e 130 receberam encaminhamentos para mamografias e ultrassonografias. Além dos exames, o estande ofereceu atividades de saúde, como verificação de pressão arterial e maquiagem gratuita. Iracema de Castro foi uma das mulheres que passaram pela triagem durante a ação e elogiou a iniciativa da Liga. “É muito importante fazer o exame e saber que a gente está bem. E o tratamento da equipe é fora do normal, fomos muito bem tratadas”, disse.

Uma das inovações mais relevantes deste ano foi a inclusão da comunidade trans nas atividades do Outubro Rosa. “Reconhecemos que homens e mulheres trans também estão em risco para o câncer de mama, e precisamos garantir que eles tenham acesso a informações e serviços de saúde adequados”, explica Dra. Diana. O evento aconteceu na última quinta (17) e sexta (18), voltado para essa população e contará com consultas, orientações e triagens, promovendo um espaço seguro e inclusivo para todos.

Além das iniciativas de conscientização, a Liga está organizando um mutirão de cirurgias para atender pacientes que estão há muito tempo na fila de espera. “São cirurgias que a gente não considera ainda como diagnóstico de câncer, mas estão em investigação, então vai ser um mutirão bem benéfico para esses pacientes, para tentar adiantar o diagnóstico delas”, afirma a Dra. Diana. O mutirão ocorrerá neste sábado (19), no Hospital Dr. Luiz Antônio, reunindo equipes de profissionais para atender à demanda reprimida e auxiliar pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos.


Compartilhe esse post

PAULINHO FREIRE CRESCE ENTRE OS ELEITORES DE CARLOS EDUARDO

  • por
Compartilhe esse post

A pesquisa Datavero/98 FM, divulgada pelo Diário do RN nesta quarta-feira, 23, traz o dado sobre a divisão dos votos dos eleitores de Carlos Eduardo (PSD) entre Paulinho Freire (UB) e Natália Bonavides (PT) neste 2º turno. O levantamento aponta que, entre quem votou no ex-prefeito no 1º turno, 41,13% vão votar no candidato do União Brasil e 41,13% na candidata do PT.

Em relação à pesquisa anterior, realizada nos dias 14 e 15 de outubro, Paulinho apresentou crescimento entre esta faixa de eleitorado. Na primeira pesquisa, 36,07% dos eleitores de Carlos Eduardo declararam voto no deputado federal. O crescimento para 41,13% aponta vantagem de Paulinho nas zonas Leste e Oeste, entre quem votou no ex-prefeito de Natal.

O vereador reeleito Luciano Nascimento (PSD), uma das principais lideranças do grupo de Carlos Eduardo no 1º turno, definiu pelo apoio a Paulinho Freire no último dia 10 de outubro e vem, desde então, se mobilizando para ampliar a base eleitoral do ex-presidente da Câmara de Natal, de quem já foi aliado em outros momentos.

Luciano acredita que o trabalho que tem realizado ao lado de Paulinho, principalmente nas ruas da zona Oeste, onde possui forte base eleitoral, é responsável por agregar crescimento ao candidato.

A pesquisa DataVero/98 FM foi realizada nos dias 19 e 20 de outubro e ouviu 1.000 pessoas. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança 95%. O número de registro no TSE é RN-05504/2024.


Compartilhe esse post

SUBTENENTE ELIABE QUER MANDATO FOCADO NA SEGURANÇA E DIZ QUE SE POSICIONARÁ CONTRA DROGAS

  • por
Compartilhe esse post

Um dos 15 estreantes na Câmara Municipal de Natal em 2025, Subtenente Eliabe (PL) não é novo na política. Com dois anos de experiência como deputado estadual no Rio Grande do Norte, ele diz que assumirá o cargo de vereador para “contribuir mais diretamente com a segurança” da capital e que se posicionará contra as drogas e o aborto, e pela autodefesa do cidadão.

O policial militar é graduado em Tecnologia da Gestão Pública pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e assumiu uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do RN em janeiro de 2021, após Allyson Bezerra (UNIÃO) deixar o legislativo para ser Prefeito de Mossoró, no Oeste Potiguar. Nas eleições de 2022, novamente candidato a deputado estadual, não foi reeleito.

No entanto, confiante em ser reconhecido pelo “serviço prestado”, Eliabe apostou numa vitória como candidato a vereador. “Com o trabalho que realizamos, estávamos confiantes na vitória.

Visitamos vários bairros de Natal, conversamos com as pessoas e percebemos que havia confiança no nosso projeto. Recebi a notícia [da eleição] com alegria e entusiasmo, mas também com serenidade, pois tínhamos convicção do reconhecimento pelo nosso serviço prestado”, disse o PM, que recebeu apoio dos deputados do PL Sargento Gonçalves e Coronel Azevedo.

Para o subtenente, a vaga na Câmara Municipal o dará “a oportunidade de contribuir mais diretamente com a segurança de Natal e com ações que impactem a vida das pessoas”. Ainda segundo ele, a política é uma missão. “Quero continuar representando a população, buscando soluções para problemas como segurança e mobilidade”, declarou.

“Vamos desenvolver ações de combate à violência, fortalecer a Guarda Municipal e as demais forças policiais, além de atuar pela preservação dos espaços públicos. Também nos posicionamos contra as drogas e o aborto, defendendo o cuidado com as crianças e adolescentes, e o direito de autodefesa do cidadão. Além disso, seremos a voz dos concurseiros”, completou o vereador eleito.

Ele afirma que fará um mandato pautado em servir à população. “A expectativa é cumprir os compromissos que assumimos, especialmente na área de segurança. Queremos dialogar com o executivo municipal e representar diretamente a população, visitando os bairros e buscando soluções para os problemas identificados. Nosso mandato será pautado no serviço às pessoas, declarou.


Compartilhe esse post

ÁLVARO DIAS AFIRMA QUE NATÁLIA NÃO ENVIOU EMENDAS PARA NATAL

  • por
Compartilhe esse post

“Não tenho conhecimento de nenhuma emenda enviada pela deputada Natália Bonavides para o município de Natal. Não tenho conhecimento e é muito pouco provável que isso tenha acontecido.

O mais provável é que a deputada esteja fazendo colocações sem nenhum fundamento”. Quem rebate a candidata a prefeita de Natal, Natália Bonavides (PT), é o prefeito da capital, Álvaro Dias (Republicanos). Ele faz menção à fala da deputada federal, que aconteceu nesta manhã de quarta-feira, 23, em entrevista ao jornalista Miguel Weber, no programa Felicidade, da 98 FM.

A adversária de Paulinho Freire (UB), candidato apoiado por Álvaro, negou trato proposto pelo deputado de enviar, caso não eleita, R$ 20 milhões em emendas para o prefeito eleito, já que os dois são deputados federais. A justificativa apresentada pela parlamentar foi a “falta de responsabilidade” com o dinheiro público “desse pessoal”, afirmando que enviou R$ 68 milhões em emendas, mas que o dinheiro não foi executado por falta de projetos da Prefeitura e uma parte “voltou para Brasília”.

Questionado se estaria afirmando que a deputada está mentindo, o gestor complementou: “Eu continuo a afirmar que não é verdade, eu não tenho conhecimento de nenhuma emenda enviada pela deputada Natália Bonavides para o município de Natal. Se ela está dizendo isso, ela mostre, apresente os documentos, porque o município não tem conhecimento de nenhuma emenda, muito menos de R$ 60 milhões. Que conversa é essa? ”.

Álvaro Dias reconhece e admite que Natal tem problemas e “enfrenta muitas dificuldades em vários setores”. Por isso, a deputada poderia se preocupar em trabalhar pelo município com as emendas.

“É lamentável, porque a deputada possui um valor considerável de emendas, é candidata à prefeita de Natal. Se ela é candidata a prefeita de Natal, a sua preocupação, a sua vontade de trabalhar pelo município devia se materializar através de emendas, porque ela sabe os problemas, ela critica, ela sabe que a cidade de Natal enfrenta muitas dificuldades em vários setores, inclusive Paulinho Freire no último debate fez um apelo a ela que ela não cumpriu”, afirma ao se referir ao acordo proposto pelo opositor de Natália em debate.

De acordo com Álvaro, ele, caso fosse o candidato, “faria tranquilamente” o acordo com o adversário: “Qualquer pessoa, qualquer parlamentar, que tenha compromisso em melhorar a qualidade de vida da cidade de Natal, faz um pacto desse, porque os recursos não irão para o prefeito Paulinho Freire, viriam para a cidade de Natal, mas o PT é assim, eles não cumprem nem as obrigações constitucionais”.

As obrigações constitucionais que o prefeito cita são repasses que o Governo do Estado deveria fazer para a saúde, segundo ele. Lembrando da aliada de Natália Bonavides, Álvaro garante que o governo de Fátima Bezerra (PT) deve quase R$ 70 milhões à Prefeitura de Natal, mas faz questão de “calotear” o município.

“O Governo do Estado deve quase 70 milhões de reais de repasses constitucionais para o município e não faz. Ela (Natália) devia ter falado com a governadora para ela fazer esses repasses constitucionais, que são para a área da saúde, para a manutenção das UPAs, das UBSs, que o Governo do Estado tem obrigação de fazer pela Constituição, e não faz. É uma questão inclusive que está judicializada e o Governo faz questão de descumprir e a calotear o município”, afirma.

Neste ponto, Álvaro rebate especificamente declaração de Natália a respeito de R$ 2 milhões que ela teria enviado para equipamentos de saúde, mas que teriam sido devolvidos à Brasília por falta de projetos do Executivo Municipal.

“A deputada Natália, portanto, perde autoridade para fazer qualquer crítica à saúde pública do município de Natal, porque eles próprios não cumprem as obrigações constitucionais e legais que têm de cumprir”, completa.

O chefe do Executivo Municipal reitera, como exemplos, que “tentaram de toda forma atrapalhar” a engorda da praia de Ponta Negra, assim como as obras na Felizardo Moura, com a instalação do canteiro de obras da Ponte de Igapó sobre uma das vias, por parte do Dnit, “para prejudicar, para criar embaraço para as pessoas que trafegam diariamente” pela passagem sobre o Rio Potengi.

“Para você ver o tamanho da má vontade que tem o PT com a nossa gestão”, alega o prefeito.

“Paulinho vai ganhar com uma margem de 10 pontos”

Em uma nova previsão, que chama de “profecia”, o prefeito Álvaro Dias crava, para a eleição do próximo dia 27, uma vantagem de 10 pontos percentuais para Paulinho Freire.

“Eu vou prever agora, Paulinho Freire vai ganhar com muita facilidade, com uma margem bastante elevada, que vai surpreender o povo da cidade de Natal nessa eleição agora. Vamos ganhar aí com uma margem bastante diferenciada e diferente do que as pesquisas estão apontando. A maioria de Paulinho Freire vai atingir mais de 10 pontos percentuais. Anote aí.

Inclusive com a possibilidade de ultrapassar os 10 pontos percentuais”.

O prefeito lembrou que no 1º turno ele fez uma previsão que pouca gente acreditou, de disputa entre Paulinho Freire e Natália Bonavides.

“Agora, eu vou fazer uma previsão mais fácil de se realizar, mais fácil de ser feita, porque o que eu sinto nas ruas, nas reuniões, onde eu passo, a boa aceitação, com relação à gestão, com relação às obras que estão em andamento (…), com relação à candidatura de Paulinho Freire. Ele vai ter uma ampla vantagem”, complementou o prefeito de Natal.


Compartilhe esse post

NATÁLIA AFIRMA QUE NÃO VAI ASSINAR “CHEQUE EM BRANCO” PARA PAULINHO

  • por
Compartilhe esse post

A candidata a prefeita de Natal, deputada federal Natália Bonavides (PT), repetiu que não enviará “cheque em branco” para Paulinho Freire (UB), caso ele seja eleito prefeito, e ela permaneça deputada federal. A primeira vez que o assunto foi abordado foi no debate da Band, no último dia 14 de outubro, quando o candidato propôs o acordo de envio de R$ 20 milhões em emendas para Natal pelo candidato que não obtenha êxito nas urnas no próximo dia 27, dia do 2º turno da eleição. Os dois são deputados federais da bancada potiguar. Na ocasião, a candidata do PT não garantiu e disse que primeiro conversaria com sua assessoria. Já nesta quarta-feira, 23, Natália reiterou e falou mais sobre o seu posicionamento no programa Felicidade, na 98 FM de Natal.

“Recurso para a cidade, eu não preciso assinar papel de candidato para mandar não. O que eu não posso é confiar que essas pessoas que estão tendo esse desrespeito com o dinheiro público da cidade e que estão retaliando a própria população para eu não poder dizer que mandei recurso para tal coisa, eles retaliam a população, pessoas que estão tendo esse trato, você não assina R$ 20 milhões. Que bravata é essa? Apresente um projeto, vamos falar de projeto, vamos falar de ponte, vamos falar de UBS nova, vamos falar de creche”, disse a candidata.

O desrespeito que ela se refere é, segundo a deputada, o retorno de recursos que foram viabilizados por ela para a cidade de Natal, mas que retornaram por falta de projetos do Executivo natalense para aplicar as emendas.

“Eu destinei mais de R$ 68 milhões para a nossa cidade e uma parte desse recurso foi especificamente pela Prefeitura. Mas você sabe como é que a Prefeitura está tratando esse dinheiro? Eu mandei dinheiro para o Varella Santiago. A Prefeitura não cadastrou, o Varella não recebeu e, além disso, o mais grave, voltou para Brasília o recurso. Eu mandei recursos para várias UBSs da cidade, Creas, Cras, Caps, esses locais que a nossa população precisa utilizar e que eles têm recursos pagos desde o ano passado e não executam”, denunciou Natália.

Na entrevista, ainda, a deputada levanta a possibilidade de que a falta de aplicação das emendas tenha sido para evitar que ela utilizasse a propaganda anunciando que os equipamentos teriam sido viabilizados com sua iniciativa.

Bonavides afirma, ainda, que R$ 2 milhões do Governo Federal foram articulados por ela para a saúde de Natal, mas a Prefeitura não cadastrou. “Perdeu o prazo, o dinheiro voltou”, complementa ela. Além disso, afirma que o prefeito Álvaro Dias “perdeu dinheiro” de três creches novas pelo mesmo motivo.

“É assim que esse pessoal trata o dinheiro público. Eu não trato assim não, eu trato com responsabilidade. Tem projeto, eu mando dinheiro, tem conversa com os trabalhadores, eu mando dinheiro. O que eu não faço é assinar cheque em branco, porque isso é loucura de fazer com dinheiro público”, ressaltou a deputada.

Ela frisou que é adversária do prefeito e que sempre mandou emendas para a cidade, porque envia os recursos pensando em quem vai ser beneficiado, e não no gestor.

“Eu sempre destinei emendas para Natal, independente de ser adversária do prefeito, porque, ao contrário do que ele faz, que é uma política coronelista, eu tenho muito respeito pelo dinheiro público, eu tenho muito respeito pela nossa cidade. Então, quando eu mando emenda para Natal, não é pensando nele, é pensando em quem vai ser beneficiado”, ratifica.


Compartilhe esse post