Uma pesquisa de porta em porta vai fazer testes de Covid-19 em cerca de 4 mil natalenses, em 1.050 residências. A ação é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
A Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV) tem o objetivo de estimar o nível de infecção e de imunização para o coronavírus.
O DNA Center foi o laboratório escolhido para fazer a coleta das amostras em 31 localidades da capital potiguar.
Os selecionados serão submetidos a um teste sorológico, com coleta de sangue, para diagnóstico do IGG positivo. Isso indica se aquele indivíduo já possui anticorpos contra o coronavírus.
Além do exame, quem participar do exame também responderá a um questionário para saber alguns dados referentes ao histórico pessoal, como: se já foram diagnosticados ou não com a doença, se já foram vacinados ou não, qual imunizante tomaram, entre outras coisas. Os dados da pesquisa serão mantidos em sigilo.
Outras 274 cidades do país também realizarão a testagem em aproximadamente 211 mil pessoas.
A coleta será feita em 31 dos 36 bairros da capital. Em caso de dúvida, é possível contatar a central telefônica do DNA Center, pelo número 4007-2595.
*Com informações do G1 RN.