
Com o aumento no número de casos de covid-19 e influenza, cresceu também a demanda pela testagem para as doenças. Laboratórios privados restringiram, inicialmente, o acesso aos testes e a população também tem dúvidas sobre como podem realizar os testes na rede pública. Em Natal, há a possibilidade da testagem tanto do swab quanto o teste rápido. Porém, para a realização, é preciso que o paciente seja submetido a triagem e que o exame seja solicitado pelo médico da unidade.
Em Natal, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 15 unidades básicas de saúde que realizam a testagem através da coleta de swab, “após triagem e consulta médica”. Para a eficácia do exame, é necessário que o paciente esteja entre o 3º e 7º dia de sintomas.
Além do swab, o Município também faz o teste do antígeno, que é o teste rápido. Nesse caso, são 45 UBS que realizam a testagem, “com requisição ou triagem da equipe de enfermagem”. Os testes rápidos também são realizados nos Centros de Enfrentamento às Síndromes Gripais, que funcionam no Cemure, na Cidade da Esperança, e no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal.
Apesar de não haver a confirmação oficial sobre a quantidade de testes disponíveis em cada UBS, há relatos de que vários locais estão sem testes devido à alta demanda. A sugestão é que a população tente entrar em contato antes de se deslocar até as unidades.
Veja locais para fazer o teste swab e o teste rápido:

