
Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilharam memes e montagens sobre a visita da comitiva brasileira à Rússia. As postagens associam o encontro de Bolsonaro e Putin com o recuo das tropas russas na Ucrânia.
O presidente desembarcou em Moscou na manhã desta terça-feira, 15, e deve se reunir com o líder russo na quarta-feira, 16. O foco do encontro é a crise dos fertilizantes e ampliação do comércio e investimentos de lado a lado.
A viagem do presidente a Moscou foi alvo de críticas devido ao possível conflito entre Rússia e Ucrânia.
Nesta terça-feira, o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, anunciou o retorno de algumas tropas reunidas próximo à fronteira ucraniana.
O recuo das tropas vem depois da sinalização do presidente russo e do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, da diminuição da intensidade dos treinamentos.
Nas redes sociais, aliados do presidente atribuíram Bolsonaro como o pivô do alívio da tensão entre os países e dizem que o presidente “merece um nobel da paz”.
Entre os aliados, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricado Salles e o ministro do Turismo Gilson Machado compartilharam montagens do presidente como capa da revista Time, afirmando que Bolsonaro teve “papel fundamental” na crise entre os países.
O empresário Luciano Hang também associou a visita do presidente a Moscou com o alívio das tensões entre os países.
O blogueiro Rafael Ferri foi além e disse que Bolsonaro “salvou o mundo”.