Gustavo Petro, um economista e ex-combatente da guerrilha M-19, venceu as eleições na Colômbia tornando-se o primeiro presidente de esquerda a ser escolhido pelos colombianos.
A deputada estadual Isolda Dantas (PT/RN) comemorou a vitória de Petro nas urnas em publicação nas redes sociais e destacou que a próxima conquista da esquerda será no Brasil com Lula na presidência.
“O campo progressista da América Latina avança com mais uma vitória. Desta vez, Colômbia com Petro! E os próximos seremos nós com Lula”, escreveu a deputada em publicação no Twitter.
Petro venceu o candidato Rodolfo Hernández, empresário e ex-prefeito da cidade de Bucaramanga. Petro teve 50,49% dos votos, e Hernández, 47,25%, segundo informações do órgão de contagem de votos nacional. Foram cerca de 22 milhões de votos.
Nas redes sociais, Petro celebrou o resultado:
“Hoje é um dia de festa para o povo. Que festeje a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam absorvidos pela alegria que hoje inunda o coração da pátria. Essa vitória é para Deus e para o povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e das praças”, escreveu ele no Twitter.