Os problemas de mobilidade urbana de Natal dificultam a vida de moradores e turistas há anos.
Agora, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), que soma 4 mandatos na capital potiguar, pretende voltar ao comando do Executivo Municipal e tem se manifestado sobre a situação do transporte público da capital potiguar. Nesta terça-feira (17), em evento da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), ele discursou sobre o tema e, em seguida, nas redes sociais, afirmou que vai “botar a mobilidade de Natal no rumo certo”, com melhorias que incluem disponibilizar ônibus com ar-condicionado na cidade.
Mesmo sem veículos confortáveis, o que mostram os dados sobre as gestões anteriores de Alves é que as medidas tomadas quanto à realidade dos transportes coletivos de Natal resultaram em uma sequência de aumentos de tarifa que chegou a quatro reajustes em um só mandato e um aumento de 89,62% na soma das gestões que ocorreram entre 2005 e 2018, apesar de ele ter assumido o mandato em abril de 2002, com a renúncia da então prefeita Wilma de Faria.
Carlos Eduardo assumiu o Palácio Felipe Camarão quatro vezes, permanecendo por um total de 11 anos: foram dois mandatos completos, de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016, e dois mandatos de menos de dois anos, sendo o primeiro de abril de 2002 ao fim de 2004, após a renúncia de Wilma para concorrer ao Governo do Estado; e o segundo, do início de 2017 a abril de 2018, quando Alves também deixou a Prefeitura para tentar ser Governador.
Somente no segundo mandato cumprido integralmente (2005 a 2008), as passagens de ônibus aumentaram quatro vezes: em 30/04/05, 27/05/06, 08/09/07 e 31/07/08. Inicialmente, o valor da tarifa custava R$ 1,30 e passou para R$ 1,45. Depois, foi a R$ 1,60; chegou a 1,75 e, no último reajuste do mandato, em 2008, o preço chegou a 1,85. Isso significa um acréscimo de mais de 42,30% em 4 anos, enquanto a inflação do período foi de 20,89%.
No segundo mandato completo, apesar de, inicialmente, ter sido feita uma readequação – de R$ 2,40 para 2,20 -, a tarifa aumentou três vezes: o preço foi para 2,35 em 23/07/14; para R$ 2,65 em 17/06/15 e para R$ 2,90 em 28/01/16. Assim, mesmo com a redução inicial, o preço aumentou mais de 31,81% durante a gestão Carlos Eduardo, no período de 2013 a 2016, enquanto a inflação foi de 28,83%.
Já no último mandato (com tempo inferior a um ano e quatro meses), o ex-prefeito autorizou mais um aumento, levando o valor da passagem de ônibus de R$ 2,90 para R$ 3,35 em 20/04/17, o que configura mais de 15,51% de acréscimo, enquanto a inflação foi de 6,29%.
PROMESSAS
Nesta quarta-feira (18), em publicação nas redes sociais, Carlos Eduardo prometeu, além de disponibilizar ônibus com ar-condicionado na capital potiguar, também retomar as linhas paralisadas, melhorar a estrutura dos abrigos e criar novos corredores exclusivos.