Início » SAMANDA CONQUISTA CARGO ELETIVO APÓS 20 ANOS NOS BASTIDORES DO PT

SAMANDA CONQUISTA CARGO ELETIVO APÓS 20 ANOS NOS BASTIDORES DO PT

  • por
Compartilhe esse post

Com mais de duas décadas de experiência política, a engenheira de computação Samanda Alves (PT) estreia em cargos eletivos assumindo, em 2025, uma das 29 vagas de vereadores em Natal.

Eleita com 5.189 votos, ela chega à Câmara Municipal com foco em uma atuação firmemente “pautada na resistência e no fortalecimento das pautas progressistas” e se diz “parte da renovação” do Partidos dos Trabalhadores.

De acordo com a vereadora eleita, sempre foram paixões os números, planilhas e a tecnologia, mas oportunidades para outros caminhos foram surgindo e a distanciaram da área de formação.

Samanda foi assessora da então deputada federal e senadora, a atual Governadora Fátima Bezerra (PT), por mais de 20 anos. Também em gestões de Fátima, atuou como secretária-adjunta do Gabinete Civil e subsecretária de Trabalho, Emprego e Renda. Além disso, foi chefe do líder do governo na Assembleia Legislativa, Francisco Medeiros (PT), conhecido como Francisco do PT.

Para Samanda, o sucesso no pleito era uma certeza. Além disso, ela comemora ter colaborado para a aumentar a bancada petista no Legislativo da capital. “Ficamos muito felizes em ter contribuído para ampliar a bancada do PT na Câmara de Natal, que, após 24 anos, volta a ter três representantes. Não fui candidata de mim mesma, mas de um grupo grande de pessoas das quatros zonas de Natal e representei diversos setores da Sociedade Civil Organizada. (…) Chegamos ao dia da eleição com tranquilidade de que o resultado do trabalho seria expresso nas urnas, nos dando a vitória”, disse.

A engenheira afirma que decidiu se candidatar a vereadora ao perceber uma receptividade do povo de Natal. “Vimos que meu nome tinha uma aceitação dos natalenses para representá-los e foi aí que resolvemos tentar a vereança”. Além disso, foram motivações “viver em Natal e ver a realidade do nosso povo, as dificuldades vividas pelas mulheres de Natal, os jovens sem oportunidade de trabalho, o grave problema do transporte público, da ausência de vagas de creches”, explicou.

Samanda afirma que é parte de uma “renovação” que o PT tem promovido “elegendo cada vez mais mulheres, jovens, negros/as, indígenas e LGBTs”. Samanda diz, ainda, ter trabalhado diretamente na criação de programas voltados à garantia dos direitos de populações vulneráveis e que a experiência será fundamental no mandato.

“Nossa atuação será pautada na resistência e no fortalecimento das pautas progressistas, de forma firme e ao mesmo tempo buscando sempre o diálogo”, explicou. “A mobilização popular será uma marca constante do nosso mandato. Vou trabalhar lado a lado com movimentos feministas, LGBTQIAPN+ e demais movimentos sociais e entidades da sociedade civil para garantir que suas vozes sejam ouvidas e representadas dentro da Câmara”, completou a vereadora eleita.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *