
Sob a liderança do presidente Marcelo Fernandes de Queiroz, uma delegação do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac participou do Conecta 2025, evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, nos dias 7 e 8 de julho. A iniciativa faz parte das comemorações pelos 80 anos da instituição e reuniu representantes das 34 Federações do Comércio, além do Sesc e do Senac, com o objetivo de fortalecer a integração institucional, compartilhar boas práticas e traçar os próximos passos do Sistema Comércio no país.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da CNC, José Roberto Tadros, e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que destacou a relevância do setor terciário – Comércio, Serviços e Turismo, para a economia nacional. Alckmin ainda solicitou que a CNC encaminhe ao Governo federal, ao fim do evento, propostas e críticas do setor, enfatizando seu papel gerador de emprego e renda.
Com a temática “Construindo o Futuro”, e um cenário futurista com recursos tecnológicos que marcam o foco da CNC e Federações na inovação, a programação do Conecta 2025 teve nomes como o especialista em transformação digital, Walter Longo, o diretor nacional de Tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco e o esportista Fernando Fernandes.
A delegação potiguar teve a participação de diretores, executivos e técnicos da Fecomércio, do Sesc e do Senac.

PARTICIPAÇÃO DA FECOMÉRCIO
Durante o Conecta, o diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barrêto, apresentou o Guia Prático das Eleições Sindicais, produto desenvolvido pela Divisão de Relações Institucionais da Federação potiguar. “Uma oportunidade ímpar de apresentar uma boa prática implantada pela Federação, que traz um resultado efetivo para os nossos sindicatos, com a padronização do processo eleitoral”, destacou o executivo.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressaltou que, tanto no Conecta quanto no Sicomércio — que reúne os presidentes dos sindicatos filiados ao Sistema —, haverá apresentações de produtos e iniciativas desenvolvidas pelas instituições.
“Essa troca de conhecimento é muito importante para fortalecer o setor sindical patronal, além de fomentar o networking entre os membros do Sistema Comércio do Brasil”, afirmou.