
O vereador Luciano Nascimento (PSD) avaliou positivamente os 200 dias de gestão do prefeito de Natal, Paulinho Freire (UB), que serão completados no próximo dia 19 de julho. O parlamentar municipal, que compõe a bancada de apoio a Paulinho, destacou avanços em áreas como educação, drenagem urbana, eventos e equilíbrio fiscal. Para ele, Paulinho tem mostrado uma administração “eficiente”, com resultados concretos, inclusive com uso de tecnologia para reduzir alagamentos e organização das contas públicas por meio de parcerias público-privadas.
“Paulinho zerou a fila das creches, investiu na limpeza das bocas de lobo com tecnologia, que está amenizando os tradicionais alagamentos, colocou Natal no circuito dos grandes eventos juninos e com geração de renda”, resumiu.
Luciano também citou o equilíbrio financeiro de Natal nestes primeiros seis meses da gestão.
“Ele está organizando e equilibrando as contas. Pegou uma gestão com um débito muito grande e está buscando uma gestão eficiente e também através de parcerias públicas privadas, PPPs, onde tem uma secretaria que cuida disso e ele sabe como ser eficiente na gestão”, avaliou o vereador.
Nascimento também exaltou o perfil conciliador do prefeito, que, segundo ele, pode ser decisivo na articulação do grupo de centro-direita para as eleições de 2026.
Para o vereador, Paulinho Freire será peça central na costura política da oposição potiguar nas eleições do próximo ano. Segundo Luciano, o prefeito de Natal já demonstrou sua habilidade de articulação ao comandar por seis vezes a presidência da Câmara Municipal, além de ter vencido a eleição majoritária em 2024 mesmo partindo com pouca densidade eleitoral.
“Você não é presidente da Câmara seis vezes por acaso. Ele sabe unir cabeças diferentes. Ele não é midiático, é do diálogo, dos bastidores, e tem uma característica rara na política: cumpre a palavra. Isso faz com que ele tenha a confiança do grupo e do eleitorado. Paulinho tem tudo para unificar a direita e até parte da centro-direita em torno de um projeto comum”, declarou.
Zenaide entre dois Bezerra: Fátima ou Allyson?
Ao Diário do RN, o único vereador do PSD também falou sobre o cenário para o Senado Federal em 2026 e reafirmou que seu único voto certo até agora é na senadora Zenaide Maia, presidente do partido ao qual é filiado. Ele reconhece que a parlamentar está no centro de uma encruzilhada política: seguir com a governadora Fátima Bezerra (PT), à esquerda, ou caminhar com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), no campo da direita moderada. O vereador, entretanto, prefere ponderar que ela pode se manter ao centro.
“Acho que a parceria entre Zenaide e Allyson já está definida. Em que posição, em que espectro?
Ainda não sei. Mas os dois são políticos de centro. E eu também sou um político de centro.
Acredito que um bom governante tem que dialogar com os dois lados. Que ela decida continuar nesse centro, onde está o PSD”, avaliou.
Ainda assim, defende que o centro não é falta de posicionamento: “Ser de centro é buscar diálogo com todos”, disse.
Luciano Nascimento não descartou a possibilidade, e vontade, de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Disse estar ouvindo as bases, dialogando com lideranças e agentes políticos, mas ainda sem definição.
“Coragem e vontade eu tenho. Mas não se tira uma candidatura do bolso do paletó. Estou fazendo política, ouvindo, dialogando, conversando”, afirmou.
Aniversário solidário
O vereador aproveitou para divulgar o aniversário solidário que promoverá no próximo domingo, 13 de julho, no bairro Nazaré, em Natal. Em sua sétima edição, o evento terá ação social pela manhã, com exames médicos, clínico geral, psicólogos, psiquiatra, enfermeiros, fisioterapia, dentistas, assessoria jurídica, conselho tutelar, realização de mais de 50 exames de mamografia para mulheres acima dos 40 anos serviços de estética, distribuição de alimentos e brinquedos, além de shows musicais à tarde e à noite.
Na 7ª edição, a comemoração na zona Oeste da cidade tem início marcado para às 8h e deve seguir até às 2h. As apresentações musicais serão de Kelvin Pablo, Flay, Litto Lins, Diego Barbosa, Chama Musical, Edivanilson Paixão, Paulinho, Alécio Farra e Marcos Paixão.