A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta segunda-feira (27) uma audiência pública com o tema: “Setembro Dourado: as ações desenvolvidas no mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil”. O encontro, promovido pelo deputado estadual Hermano Morais (PSB) e aconteceu de forma híbrida.
“Nosso intuito maior é fortalecer o trabalho dessas instituições que trabalham no combate ao câncer infantil no Rio Grande do Norte, levando à sociedade conhecimento e informações sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença”, disse Hermano ao abrir os trabalhos.
Participaram especialistas no assunto: a onco-hematologista Anique Bolgran, representando a Liga Norte-rio-grandense de combate ao câncer; o presidente da Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva, Rilder Campos; a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Liane Ramalho; A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Natividade Passos; entre outros.
Ana Patrícia, mãe de adolescente de 16 anos, paciente com câncer, deu um depoimento durante a sessão. Ela relatou que descobriu o nódulo e imediatamente procurou o tratamento. “É muito importante que os pais estejam atentos às reclamações dos nossos filhos e procurar o quanto antes um médico para tirar as dúvidas, pois no caso da minha filha, que mesmo sendo portadora de um câncer agressivo, foi vital”, contou.
No final o deputado Hermano Morais considerou positiva a realização do evento, ressaltando a importância das instituições estaduais que atuam no combate à doença. “Destaque para o Hospital Infantil Varela Santiago, Liga de Combate ao Câncer, Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva e Casa de Apoio a Criança com Câncer (GACC) que vêm fazendo a diferença na vida dessas crianças e de suas famílias na luta contra o câncer infantojuvenil”.